Expert 2020 | 8 curiosidades sobre Dan Ariely, um dos destaques deste ano

Dan Ariely é um professor e autor israelo-americano que se dedica ao estudo de economia comportamental. Uma das maiores autoridades mundiais no assunto, ele já escreveu diversos best-sellers, dentre eles Previsivelmente Irracional (2008) e A mais pura verdade sobre a desonestidade (2012). Economia comportamental é o estudo da influência de fatores psicológicos, cognitivos e emocionais […]


Compartilhar:


Dan Ariely é um professor e autor israelo-americano que se dedica ao estudo de economia comportamental. Uma das maiores autoridades mundiais no assunto, ele já escreveu diversos best-sellers, dentre eles Previsivelmente Irracional (2008) e A mais pura verdade sobre a desonestidade (2012).

Economia comportamental é o estudo da influência de fatores psicológicos, cognitivos e emocionais na tomada de decisões das pessoas e, consequentemente, de empresas. Esses fatores muitas vezes nos afetam sem ao menos percebermos e têm efeito, inclusive, nas decisões sobre investimentos. Por isso, é importante entender como esse conceito atua nas nossas vidas.

O trabalho de Ariely foi fundamental para disseminar o conhecimento em economia comportamental ao escrever de forma simples e acessível sobre o tema. Dan é um dos convidados ilustres para a Expert 2020 e, para quem ainda não conhece ou quer saber mais sobre ele antes de sua palestra, listamos 8 curiosidades sobre ele.

Acesse a página do evento Expert XP 2020

Dan Ariely

Professor de Psicologia e Economia Comportamental

Palestra: Emoções e Economia, estamos no controle das nossas decisões?

Quando: 18 de julho, das 9h20 às 10h

8 curiosidades sobre Dan Ariely

  1. Ainda no Ensino Médio, Ariely se envolveu em um acidente e sofreu queimaduras de terceiro grau em mais de 70% do seu corpo. O autor atribui o início da sua pesquisa em economia comportamental à sua experiência de primeira mão sobre como tratamentos dolorosos poderiam ser melhor aplicados a pacientes como ele.
  2. Ariely começou sua graduação na Universidade de Tel Aviv com a intenção de se formar em física e matemática. Posteriormente, ele transferiu seus interesses para filosofia e psicologia, oficialmente se formando neste último campo. Em 1996, ele obteve um doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade da Carolina do Norte.
  3. Após a insistência de Daniel Kahneman, o também psicólogo israelense, que ganhou o prêmio Nobel por sua pesquisa em economia comportamental, Ariely completou um segundo doutorado em 1998. Desta vez, ele obteve o título de Doutor em Marketing na Universidade de Duke.
  4. Em seguida, Ariely começou sua carreira como professor no MIT, onde deu aulas entre 1998 e 2008. Neste ano, ele retornou para Duke, assumindo a cadeira de psicologia e economia comportamental, onde segue dando aulas até hoje.
  5. Ariely é cofundador de uma série de empresas de tecnologia, dentre elas a Timeful, dedicada à reinvenção da maneira com que as pessoas lidam com o recurso mais escasso que existe – o tempo. A empresa foi adquirida pelo Google em 2015, três anos após sua fundação.
  6. Ariely costuma escrever com profundidade sobre assuntos do dia a dia e em linguagem amigável. Em Previsivelmente Irracional, por exemplo, ele se questiona “por que nossas dores de cabeça persistem após tomarmos uma aspirina que custou um centavo, mas desaparecem quando tomamos uma aspirina de cinquenta centavos?”, dentre outras perguntas curiosas que se situam na fronteira entre a economia e a psicologia.
  7. Em parceria com o centro de pesquisas para Economia Comportamental da Universidade de Duke, Ariely lançou alguns aplicativos, disponíveis tanto para IOS quanto para Android. Em “Pocket Ariely”, o usuário pode acessar uma série de conteúdos baseados nas pesquisas do professor. Em “Conscience+”, dilemas morais do dia-a-dia são debatidos; dentre outros.
  8. No Wall Street Journal, renomada publicação econômica norte-americana, o psicólogo mantém uma coluna chamada “Pergunte ao Ariely”. Em 2015, em parceria com o cartunista William Haefeli, o autor agregou tais textos em um livro chamado Irracionalmente seu (ainda sem tradução para o português).

Para a Expert 2020, já estão confirmados mais de 70 nomes, além de Dan Ariely, como Malala Yousafzai, Magic Johnson, um dos maiores jogadores da História do basquete, além de Ray Dalio, Howard Marks e Nassim Taleb —  reconhecidos mundialmente no mercado financeiro.

Inscreva-se na Expert 2020

Quando: entre 14 e 18 de julho

Onde: Plataforma HUB Expert, Linkedin, Instagram, YouTube, Twitter e https://expert.xpi.com.br

Mais informações e programação completa do evento: https://eventoexpert.xpi.com.br/

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Receba nosso conteúdo por email

Seja informado em primeira mão, não perca nenhuma novidade e tome as melhores decisões de investimentos

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM