XP Expert

Investimentos para PJ: opções e vantagens para empresas

Empresas que buscam obter rentabilidade com o recurso disponível em caixa têm uma grande variedade de produtos financeiros para escolherem.  Contudo, antes de tomar uma decisão definitiva, é preciso conhecer as alternativas disponíveis.   Afinal, a ideia é investir os recursos da companhia de modo que eles sejam revertidos em benefícios, como a segurança do negócio, diante de […]

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail
Investimentos para PJ: opções e vantagens para empresas

Empresas que buscam obter rentabilidade com o recurso disponível em caixa têm uma grande variedade de produtos financeiros para escolherem. 

Contudo, antes de tomar uma decisão definitiva, é preciso conhecer as alternativas disponíveis.  

Afinal, a ideia é investir os recursos da companhia de modo que eles sejam revertidos em benefícios, como a segurança do negócio, diante de cenários críticos e o promover o seu crescimento. 

Por isso, preparamos este conteúdo para que você conheça os principais tipos de investimentos para empresas, qual a sua importância, quais as suas vantagens e desvantagens, entre outros aspectos importantes sobre o assunto.  

Confira! 

Investimentos para PJ (pessoa jurídica): o que são e para que servem?   

Investimentos para PJ nada mais são do que produtos financeiros (títulos ou ativos) que podem ser adquiridos por uma instituição que pretenda proteger seu capital ou aumentar sua rentabilidade

Em grande parte dos casos, o recurso de uma pessoa jurídica é normalmente aplicado nas próprias operações da empresa.  

Contudo, algumas empresas optam por manter uma reserva de emergência. 

Os investimentos para PJ podem servir para uma grande variedade de propósitos, como: 

  • Expandir o valor da empresa; 
  • Ajudar a alcançar objetivos futuros que envolvam capital; 
  • Proteger o capital de forma mais segura e simples; 
  • Criar e aumentar a reserva de emergência; 
  • Diversificar as fontes de lucros e recebimentos da organização; 
  • Potencializar a quantia total de patrimônio; 
  • Movimentar os recursos continuamente; 
  • Auxiliar no investimento em maquinários e expansão das atividades; 
  • Garantir segurança aos funcionários, mantendo reservas de pagamento como 13° salário e direitos trabalhistas. 

Tipos de investimentos para PJ  

De operações com liquidez diária e baixo risco a possibilidades de altíssima margem de lucro com riscos maiores, o fato é que existem opções interessantes de investimentos para empresas.  

Veja a seguir as principais! 

CDB  

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) reúne uma série de vantagens que agregam valor a cada aplicação feita pela empresa. 

Em termos simples, O CDB funciona como uma espécie de empréstimo que pessoas físicas e jurídicas fazem às instituições bancárias.  

Onde ao final do prazo de vencimento do contrato, o valor é devolvido ao investidor acrescido de juros e correções monetárias. 

Para PJ, essa opção é interessante por oferecer diferentes rentabilidades, liquidez e prazos de acordo com cada tipo de empresa, além de contar com uma diversidade de produtos mais ampla. 

Fundos de investimentos

Fundos de investimento são excelentes para empresas que não querem deixar seus recursos parados, aplicando-os em ativos que ofereçam rentabilidade acima da inflação.  

Um ponto positivo sobre essas opções é que são reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que assegura que o capital investido. 

Além disso, os fundos de investimentos têm uma gestão profissional, ser focado em diversas categorias (RF, RV, Cripto, etc). O que abre a opção de investir em diversas categorias de investimentos.  

E, ao optar por esse tipo de investimento as empresas podem solicitar o resgate dos valores investidos e seus rendimentos, a qualquer momento. Pois, diferente dos títulos de Renda Fixa, os fundos de investimentos, não possuem prazo de vencimento.  

Ações

Não são somente as pessoas físicas que podem investir na Bolsa de Valores.  

Existem diversos investimentos para PJ com rentabilidade e liquidez para organizações de todos os portes e segmentos do mercado, ideal para quem deseja diversificar a carteira

Lembrando que ações são ativos que exigem mais atenção ao serem gerenciados. Caso o gestor não se sinta confortável para investir em renda variável, pode contar com a expertise em ações do time XP empresas

De fato, o mercado de ações pode ser desafiador, mas a XP oferece os melhores especialistas para ajudar as empresas a maximizarem seus ganhos com total segurança e transparência.  

Qual a tributação dos investimentos PJ?  

Investimentos para pessoas jurídicas, assim como a maioria das alternativas para pessoas físicas, são tributados pelo governo. 

No caso de investimentos do CDB, os rendimentos sofrem incidência do IOF e do IR, tendo uma alíquota de 22,5% para aplicações que podem ser resgatadas em menos de 180 dias.  

A alíquota é reduzida para 20%, no caso de investimentos com resgate entre 181 e 365 dias.  

Por fim, cai para 15% em investimentos que só podem ser resgatados a partir de 720 dias. 

Investimentos em ações são taxados pelo IR com uma alíquota de 15%, exceto nos casos de operações feitas no Day Trade, nas quais o valor aumenta para 20%. 

Já, os fundos de investimento, por sua vez, são incididos pelo IR e pelo IOF, mas sua alíquota não é padronizada, já que a porcentagem varia de acordo com o prazo de resgate e do tipo de fundo. 

Abra sua conta na XP empresas. Aqui seus investimentos financiam sua empresa! 

Quais as vantagens de investir como pessoa jurídica?

A imagem mostra um homem trabalhado em um mercado de bairro. Em referência aos investimentos para pj e a XP empresas.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de investimentos para PJ e quais suas tributações, mostraremos os principais pontos positivos e negativos de investir como pessoa jurídica. 

Vantagens

Movimentação de capital

Manter o dinheiro da organização parado em uma conta bancária, por exemplo, não faz com que ele renda. Na verdade, ele pode perder valor, dependendo de como a Taxa Selic se comporte dentro de um determinado período. 

Sendo assim, optar por investimentos para pj é a melhor maneira de garantir uma movimentação de capital mais tranquila, segura e eficiente, além de existir a possibilidade de obter rendimento. 

Expansão do negócio

Empresas que desejam expandir a operação por meio de empreendimentos futuros sem abrir mão da segurança e eficiência são beneficiadas pelo rendimento de bons investimentos. 

Com investimentos para PJ é possível viabilizar a compra de maquinário, realização de reformas, aquisição de softwares, entre outras medidas que têm como finalidade manter a companhia preparada para atender às demandas de seus consumidores. 

Segurança

Uma das principais vantagens que as empresas que investem em produtos financeiros podem contar é a segurança de ter um capital reservado para possíveis cenários críticos, como períodos de baixo faturamento ou, por motivos de força maior, como a pandemia de Covid-19. 

Abra sua conta. Com a XP empresas, você rentabiliza seu caixa e investe no seu negócio. 

O que é crédito colateralizado para empresas?  

O crédito colateralizado é uma modalidade de empréstimo na qual a credora concede crédito ao tomador mediante ao oferecimento de uma garantia real ou financeira — como forma de proteção ao credor —, dependendo do propósito da transação. 

Em outras palavras, é um empréstimo concedido por uma instituição financeira quando o contratante aceita a condição de que, em caso de inadimplência, sua garantia pode ser acionada para cobrir o valor devido. 

Dessa forma, o crédito colateralizado é vantajoso tanto para a instituição, que corre menos riscos, quanto para a empresa tomadora do crédito, que conta com taxas de juros mais baixas e uma alta variedade de ativos aceitos como garantia, desde bens móveis e imóveis até sua carteira de investimentos. 

Clique para saber mais! 

Como funciona o crédito colateralizado para empresas?  

Como mencionado acima, empresas que desejam adquirir o crédito colateralizado devem, em primeiro lugar, procurar por uma instituição financeira de confiança e com credibilidade no mercado, como a XP Empresas.  

Para que obtenham auxílio sobre quais são as opções de produtos financeiros mais adequadas ao seu porte e segmento. 

Feito isso, o tomador do crédito, isto é, a empresa solicitante, adquire o empréstimo por meio de alienação fiduciária, passando a titularidade de seu bem para a instituição financeira credora.  

A partir desse momento, o ativo sob posse do tomador do crédito se torna uma garantia. 

No caso da XP empresas, o crédito colateralizado funciona com base em investimentos. Ou seja, ao adquirir o serviço tomamos os investimentos da empresa como garantia.  

E ao optar pelo nosso serviço, você preserva sua carteira de investimentos e rentabilidade, com liquidez e taxas competitivas.  

Como funciona o crédito colateralizado da XP? 

O crédito colateralizado da XP oferece algumas vantagens exclusivas para clientes que já investem com a corretora, como taxas de juros mais baixas do que a maioria das opções encontradas no mercado, além da possibilidade de usar sua carteira de investimentos como garantia, o que facilita o andamento da transação. 

Taxas de crédito colateralizado XP

Apesar do fato de que as taxas de juros possam variar de acordo com o a relação entre o bem e a instituição financeira, e mediante o perfil do tomador do crédito, normalmente as prestações ficam em torno de 1% a 3% ao mês, alíquota muito inferior às principais opções de crédito oferecidas pelo mercado. 

O cliente que já tem investimentos feitos no banco XP (a partir de R$ 50 mil), conta com uma taxa de 3,5% + CDI ao ano para crédito. Ou seja, pode usar seus ativos como garantia e, ainda, obter benefícios exclusivos. 

Garantias aceitas para concessão de crédito colateralizado XP   

Como já explicamos, para obter o crédito colateralizado XP, a empresa tomadora conta com uma vasta gama de modalidades instrumentos de crédito como garantia do financiamento, tais como: 

Alienação fiduciária

Nesta modalidade, a empresa aceita transferir a titularidade de seu bem para a corretora XP, que o terá como garantia e, por isso, poderá contar com uma margem de crédito mais ampla com juros mais baixos. 

Crédito consignado <h3>  

A corretora XP também oferece crédito colateralizado para pessoas físicas com vínculo empregatício, aposentados e pensionistas por meio de crédito consignado. 

Neste caso, a instituição financeira tem o fluxo de salários como forma de garantia do pagamento das prestações pertinentes ao valor emprestado. Ou seja, as parcelas serão descontadas diretamente do salário. 

Por ter menor risco no recebimento mensal, já que em caso de inadimplência, quem assume a dívida é o governo, essa modalidade também oferece taxas de juros interessantes. 

Bens como garantia   

A terceira opção para adquirir o crédito colateralizado XP, é por meio do oferecimento de algum bem do tomador como garantia de pagamento. Normalmente, nesta categoria, são aceitos bens como automóveis e imóveis. 

Lembrando que, em ambos os casos, os bens só serão aceitos como garantia se estiverem devidamente quitados. E, no caso do uso de imóveis como garantia (Home Equity), a empresa solicitante do crédito contará com taxas de juros mais baixas, pois são bens que se valorizam ao longo do tempo e não podem ser roubados ou perdidos. 

Vantagens do crédito colateralizado?

Se o que você procura são alternativas de investimentos para PJ, o crédito colateralizado XP empresa pode trazer algumas vantagens como: 

Crédito para alavancagem

Embora essa modalidade ofereça um pouco mais de risco, em caso de inadimplência, é uma excelente opção para empresas que desejam investir na expansão do negócio ou realizar projetos que demandem mais capital do que a organização tem em conta. 

Crédito para obter liquidez

Muito útil para companhias que necessitam de capital para investir em uma nova aquisição ou expandir os negócios, mas que não podem se desfazer de outros ativos para obter os recursos financeiros. 

Nesse caso, é possível usar a participação da empresa ou bens de maior valor como garantia para o empréstimo do crédito colateralizado. 

Abra sua conta! Com a XP empresas você usa seus investimentos e opta pelo crédito mais barato do Brasil. 

Como investir sendo PJ?   

A imagem é a foto de uma mulher encostada no balcão do seu restaurante, feliz porque apostou em investimentos para pj, utilizando o crédito colateralizado da XP empresas.

Veja a seguir um passo a simples sobre como começar a investir como PJ. 

1. Encontre uma corretora de confiança

Com a popularização do mercado financeiro, muitas corretoras surgiram nos últimos anos para atender a uma demanda de novos investidores que cresce a cada dia.  

Sendo assim, é muito importante encontrar uma corretora de confiança que ofereça diferentes tipos de investimentos para PJ. 

A XP Empresas é uma das maiores e mais importantes companhias de investimentos para empresas nacionais da atualidade.  

Além de atuar de maneira imparcial e alinhada aos interesses de seus clientes, a XP Empresas conta com uma variedade de produtos financeiros adequados aos mais diversos perfis de investidor. 

2. Organize a documentação

Como qualquer operação envolvendo pessoa jurídica — seja para obter o crédito colateralizado XP ou qualquer outro produto financeiro para investir na empresa —, há uma pequena burocracia envolvida

Ao solicitar o valor, é preciso enviar à corretora os seguintes documentos: 

  • Última alteração contratual; 
  • Declaração de faturamento dos últimos 12 meses; 
  • Balanço patrimonial; 
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). 

3. Descubra qual o seu perfil de investidor

Saber qual é o seu perfil de investidor é muito importante, pois refletirá nas opções de investimentos disponíveis, valores e procedimentos para conduzir as operações financeiras. O perfil classifica o risco e a liquidez desejada pela pessoas física ou jurídica. 

Existem três categorias de perfil de investidor, sendo elas: 

  • conservador — é o investidor que preza pela segurança e não quer correr riscos, ainda que isso significa uma rentabilidade inferior; 
  • moderado — esse investidor busca o equilíbrio entre rentabilidade e risco, por isso, ao investir, tolera uma exposição um pouco maior; 
  • arrojado — é o investidor que está totalmente disposto a correr risco em prol de ganhos superiores a médio e longo prazo. 

4. Diversifique seus investimentos  

Para escolher os melhores tipos de investimentos para pj é preciso considerar alguns parâmetros como risco, liquidez e tributação, além de analisar cautelosamente como o panorama macroeconômico pode ser impactado no longo prazo. 

Diversifique suas aplicações para dissolver os riscos, para reduzir as possibilidades de perda, e aumentando as chances de poder resgatar o capital investido caso seja necessário. 

Por meio de um atendimento especializado, a XP Empresas pode oferecer todo o auxílio necessário para que você acompanhe os indicadores de mercado, caso escolha a renda variável, por exemplo.  

Lembrando que a XP oferece uma grande variedade de investimentos para PJ. 

Conclusão   

Como você pôde ver, existem diferentes tipos de investimentos para empresas disponíveis no mercado.  

Seja qual for a sua escolha, é muito importante lembrar que, em primeiro lugar, é preciso ter uma corretora de valores que te auxilie a gerir seus investimentos com segurança.  

A XP empresas, conta com um time de especialistas que irão te ajudar a tomar as melhores decisões para o seu negócio. 

Aqui o investidor pode aplicar recursos tomados como crédito colaterilarizado, em ativos que terão rentabilidade maior que a taxa de juros do mercado.  

Abra sua conta! Com a XP empresas, seus investimentos servem de garantia para operações de crédito e você investe na transformação do seu negócio.  

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.