Controle de gastos: entenda como reduzir suas despesas e aumentar seus investimentos

Preparamos algumas dicas básicas e simples para aplicar no dia a dia e resolver aos poucos a sua vida financeira


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Controle de gastos: entenda como reduzir suas despesas e aumentar seus investimentos

Para muitos brasileiros é um grande desafio saber quanto dinheiro terá no final do mês. Isso porque ainda hoje não é tão popular fazer o controle do orçamento pessoal e ter um planejamento financeiro claro de longo prazo.

Algumas vezes, até os que possuem conhecimento sobre o tema não agem de forma equilibrada e contraem dívidas com gastos que poderiam ser evitados. Dessa forma é bastante difícil ter saldo positivo na conta bancária ou até mesmo investir pensando no futuro ou na realização de sonhos.

Por isso, além de conhecer quais são os tipos de gastos que compõem suas finanças pessoais, é muito importante entender como diminuir os gastos e economizar de maneira inteligente para ter uma vida financeira saudável e um futuro mais confortável.

Manter um orçamento positivo requer atitudes saudáveis nas finanças. Mas, nem sempre é possível agir de forma equilibrada e muitas vezes contraímos dívidas com gastos que poderiam ter sido evitados. Confira abaixo algumas formas de economizar e reduzir gastos na sua rotina.

Entenda seus gastos

Já comentamos que, antes de qualquer passo para controlar seus gastos, é importante entender o histórico de suas finanças pessoais e organizar os gastos em uma planilha, aplicativo ou qualquer outra ferramenta de controle financeiro.

Além disso também é fundamental entender que os gastos podem ser classificados como essenciais, necessários e supérfluos e, com base nessa classificação, podemos fazer escolhas para economizar nosso dinheiro.

Suponha que você pegou seus extratos bancários, suas faturas de cartão de crédito dos últimos meses e tenha organizado tudo isso numa planilha classificando cada um dos seus gastos ou despesas mensais. Aqui, então, vão algumas dicas do que fazer:

Gastos essenciais podem ser economizados

Olhando friamente para esse controle de gastos, provavelmente você irá identificar algumas dessas despesas que podem ser reduzidas sem causar grande impacto na sua vida e rotina. É o caso da economia de água ou energia elétrica. Conseguir reduzir contas que já são constantes é um grande passo para economizar dinheiro.

Renegocie os gastos necessários

Sempre é possível manter alguns gastos, mas tentando diminuir a fatura mensal. Entrar em contato com a operadora do seu celular, TV por assinatura ou internet são ótimos exemplos para conseguir ter uma maior sobra de dinheiro no final do mês e aumentar os seus investimentos.

Peça desconto sempre

Mesmo controlando seu gastos mês a mês algumas despesas inesperadas podem aparecer. E se comprar não for negociável provavelmente o desconto será. Para a maioria das compras é possível conversar com o vendedor da loja ou gerente e conseguir um preço menor caso o pagamento seja à vista, por exemplo.

Também é cada vez mais popular sites e promoções que oferecem cupons de desconto para a compra de determinados itens, especialmente em momentos promocionais. Buscar por esse tipo de benefício também pode te ajudar a guardar mais dinheiro e investir mais no final do mês.

Renda extra não é um luxo exclusivo de poucos

Para muitos brasileiros hoje a renda extra já se transformou na renda fixa de muitas famílias. Mas até mesmo nesses casos, quando não existe um volume de entradas fixo no mês, é sempre possível encontrar novas alternativas para conseguir um dinheiro a mais no seu orçamento.

Dependendo da sua atividade de trabalho é possível encontrar várias oportunidades em sites especializados. Além disso, com a profusão de conteúdos gratuitos na internet, é possível aprender novas atividades todos os dias para conseguir uma renda em casa.

Por último, se nada disso der certo, certamente você possui alguns itens na sua casa que estão sem uso e podem ser muito úteis para outras pessoas. Novamente, é possível vender uma série de artigos e objetivos em sites sem custo.

Cozinhar em casa é bom para a saúde e o bolso

O que já foi o hábito de poucos marombeiros ou blogueiras fitness hoje é cada vez mais popular na casa de muitos brasileiros. Além de ajudar mais na sua saúde este custo adicional pode ser evitado com um controle das suas finanças pessoais e o saldo, direcionado para um outro objetivo financeiro.

Compras por impulso afetam o seu futuro

Entenda o que você precisa comprar por necessidade e exclua o que for supérfluo. Muitas vezes somos seduzidos por promoções ou liquidações nas lojas que afetam nossos gastos no final do mês. O seu futuro financeiro, seus sonhos e objetivos serão realizados com controle de gastos e compras conscientes.

Evite usar o cartão de crédito

A conveniência do dinheiro digital causa a ilusão de que temos mais em nossa conta bancária do que realmente temos. Por isso é recomendado, na grande maioria das vezes, fazer pagamentos à vista do que parcelado. O efeito de muitas retiradas ou compras em nossa conta bancária é muito maior do que parcelas futuras no cartão de crédito.

Moral da história

Nunca se esqueça: economizar é o primeiro passo na caminhada para uma vida financeira saudável.

Quanto antes for possível inserir na sua rotina o hábito de reduzir os gastos adicionais e poupar o seu dinheiro para aplicá-lo em investimentos, mais rápido você se aproximará da sua liberdade financeira.

Descubra como pessoas comuns estão dominando o mundo dos investimentos
Inscreva-se na maratona Investir Transforma!



Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.