Vivara (VIVA3): um diamante bruto – Compra

Vivara (VIVA3): um diamante bruto – Compra

Análise Fundamentalista - Ações VIVA3

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Vemos a Vivara como a líder do segmento de joias, com muito espaço para se consolidar no mercado, dada a força de sua marca e as iniciativas para aumentar a penetração no segmento de classe média através das lojas Life. Temos recomendação de compra de R$ 33,0/ação para a companhia.

Tese de Investimento

Vemos a Vivara como a líder do segmento de joias, com muito espaço para se consolidar no mercado, dada a força de sua marca e as iniciativas para aumentar a penetração no segmento de classe média através das lojas Life. Além disso, acreditamos que a verticalização da empresa é uma vantagem competitiva importante, pois possibilita uma melhor gestão de custos em relação a seus pares. Finalmente, esperamos que a empresa se beneficie de oportunidades interessantes de localização, principalmente para sustentar a expansão da marca Life. Temos recomendação de compra de R$ 33,0/ação para a companhia.

Abaixo, elencamos as quatro principais alavancas de valor que vemos para as ações da Vivara:

#1. Democratizando o mercado de joias. Nós vemos a estratégia da Vivara de alavancar suas operações para clientes da classe média através da marca Life como positiva. Nós não só acreditamos que há um grande potencial de crescimento devido ao maior mercado endereçável, como também vemos como um importante contribuinte de margem, pois os produtos de prata oferecem margens melhores do que o ouro. Além disso, a empresa comentou que está estudando o lançamento de uma nova marca no médio prazo, visando atender classes mais baixas, o que vemos como um risco positivo para o caso.

#2. Muito crescimento a ser entregue. Atualmente, a Vivara se destaca como a líder no segmento de joias, embora tenha apenas ~ 12% do mercado, seguida pela H. Stern com 3% e Monte Carlo com 1%. Portanto, vemos muito espaço para consolidação e acreditamos que a concorrência não será um problema. A empresa vai retomar o seu plano de expansão já em 2021, abrindo em média 40 lojas por ano pelos próximos 5 anos, igualmente divididas entre lojas Vivara e Life. O crescimento será focado principalmente em shoppings e esperamos que eles se beneficiem de melhores negociações com os shoppings, além de encontrar oportunidades de pontos de venda que não estavam disponíveis antes da pandemia.

#3. Plataforma on-line e omni: o e-commerce da Vivara foi um destaque em 2020, com a iniciativa “Joias em ação” sendo um contribuidor chave. Esta iniciativa procurou personalizar e melhorar a experiência de compra, ao mesmo tempo que alavancou sua força de vendas para o online. Outro efeito positivo se deu no mix de produtos, já que tradicionalmente as compras online estão muito concentradas em acessórios e relógios, que têm uma margem inferior, enquanto o mix de vendas da iniciativa foi quase 90% joias.

#4. ESG. É tudo uma questão de compromisso. Vemos a Vivara bem posicionada nos fatores Sociais e de Governança, enquanto na frente Ambiental, como fabricante e varejista de joias, a empresa está exposta ao risco de reputação decorrente do uso de minerais adquiridos de forma insustentável. No entanto, destacamos o compromisso da Vivara com iniciativas de abastecimento responsável, sendo a única joalheria brasileira que é membro do Conselho de Joias Responsáveis (veja mais em nosso relatório ESG clicando aqui).

Principais Riscos

#1. Potencial segunda onda: a dinâmica dos lucros de curto prazo pode ser prejudicada pela crescente preocupação com uma segunda onda potencial da COVID-19 no Brasil, enquanto os anúncios recentes de restrições mais rígidas poderiam dificultar a melhoria sequencial que estávamos vendo na demanda no setor

#2. Pressão na margem bruta em 2021: os preços do ouro e da prata subiram em 2020, o que deve levar a um aumento significativo de custo para a Vivara em 2021. No entanto, acreditamos que eles serão capazes de mitigar parte desse impacto por meio da sua verticalização enquanto os vemos melhor posicionados do que a concorrência, que deverá arcar com o impacto total desse aumento de custo.

Como chegamos no preço-alvo das ações de Vivara (VIVA3)?

Nossa avaliação é baseada em um fluxo de caixa para a firma descontado DCF de 10 anos usando um custo de capital de 9,6% (WACC), 5,0% de taxa de crescimento de longo prazo e 26,4% de margem EBITDA Ajustado de longo prazo (ex IFRS-16). Em nosso preço alvo, as ações seriam negociadas em múltiplos P/L de 2021-22e de 31,8x e 24,8x, respectivamente.

Data da última atualização: 09 de dezembro de 2020

Cenários agressivo e conservador

  • Conservador: nosso preço alvo pra o fim de 2021 seria de R$ 28,5 /ação (12% de alta), assumindo queda da margem bruta de 150bps em 2021 e margem EBITDA Ajustada de longo prazo de 23,0%.
  • Agressivo: nosso preço alvo para o fim de 2021 seria de R$ 36,0/ação (40% de alta), assumindo margens brutas constantes em 2021 e margem EBITDA Ajustada de longo prazo de 28%.

Para maiores detalhes de nossa tese, acesse nosso relatório sobre o setor de vestuário e jóias para 2021 aqui, onde trazemos os principais pontos que sustentam nossa visão para o ano no setor, além de discutirmos os principais temas a serem monitorados daqui para frente.

Temporada de resultados – 4T20: O que esperar dos resultados da companhia?

A Vivara deve se destacar no 4º trimestre, pois deve entregar um sólido crescimento da receita (+ 18% A/A), suportado por um crescimento de vendas mesmas lojas consolidado de +6,5% A/A. Acreditamos que isso reflete a estratégia correta da empresa de antecipar as vendas de Natal ao longo do trimestre, enquanto as vendas online continuam muito fortes, com o projeto “Jóias em Ação” como um destaque.

Quanto à rentabilidade, esperamos que a margem bruta permaneça em níveis sólidos de 68%, mas uma queda de 4,4p.p. A/A, principalmente explicada por uma base de comparação difícil, uma vez que o esforço da Black Friday da empresa foi muito limitado no 4T19 enquanto também houve o lançamento de diversas novas coleções, que contribuem para as margens. Como resultado, estimamos um EBITDA ajustado (ex-IFRS) de R$ 117 milhões, com redução de margem de 4,5p.p. no período devido à queda da margem bruta. Por fim, esperamos um lucro líquido de R$ 90 milhões no trimestre, estável em relação ao ano anterior.

Para mais detalhes das nossas expectativas para os resultados de VIVA3 e das outras empresas em nossa cobertura, acesse a Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 4T20 aqui.

Quem é a Vivara?

Com mais de 50 anos de história, a Vivara é hoje a maior rede de joalherias do Brasil. Desde 1962,  com o compromisso de oferecer joias criadas com o mesmo cuidado com que os antigos ourives faziam joias exclusivas e eternas,  a Vivara expandiu seu portfolio e oferece produtos com design inovador, qualidade e o melhor custo benefício da categoria. 

As marcas da companhia estão presentes nos mais de 250 pontos de vendas nas principais capitais do País:

  • Vivara
  • Life by Vivara
  • Vivara Watches
  • Vivara Accessories

Para mais detalhes sobre a companhia, acesse o site de relação com investidores da empresa aqui.

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