Tesouro Direto: Saiba o nosso título preferido para 2020

Com a brusca redução da taxa Selic, é primordial saber qual título público tem maior chances de bom desempenho; confira a nossa recomendação

access_time 17/12/2019 - 18:45
format_align_left 3 minutos de leitura

O Tesouro Prefixado 2022 é a nossa recomendação de título para o investidor que busca baixo risco e boa rentabilidade a médio prazo.

Entenda melhor aqui sobre esse ativo e atente-se sempre ao seu perfil de investidor e horizonte de investimento antes de tomar sua decisão.

Você provavelmente já ouviu falar em Tesouro Direto. De qualquer forma, vale lembrar:

É um programa de investimento em títulos de renda fixa criado pelo Governo Federal para ampliar o acesso à compra de títulos públicos federais por pessoas físicas, por meio da internet, a partir de cerca de R$40,00.

No programa, há diversas opções de títulos disponíveis, com diferentes prazos e indexadores.

Um deles é o Tesouro Prefixado 2022 (LTN 2022), que é uma das nossas recomendações de investimento para o mês.

Entendendo um título prefixado

Títulos prefixados oferecem uma remuneração ao investidor que é fixada previamente.

Ou seja, o investidor fica sabendo no momento da aplicação exatamente quanto receberá no vencimento.

Isso acontece porque a remuneração não é atrelada a indexadores, como é o caso de títulos pós-fixados.

Vamos a um exemplo, usando taxas meramente ilustrativas para facilitar o entendimento:

Premissas

  • Aplicação inicial de R$ 1.000,00 em 01/01/2020;
  • Vencimento em 31/12/2025;
  • Taxa DI de 4,5% ao ano em 2020, caindo para 4,0% ao final de dezembro de 2021
    • Essa não é nossa expectativa; a ideia é mostrar a comparação;
  • Rentabilidade bruta (sem considerar efeitos de impostos).

Título 1

Título de renda fixa prefixado com vencimento em 2025 e remuneração de 10,23% ao ano.

Título 2

Título de renda fixa pós-fixado com vencimento em 2025 e remuneração DI + 5,5% ao ano.

Repare que, considerando nossa premissa de Selic a 4,5%, os dois títulos de exemplo teriam a mesma rentabilidade até o final de 2021.

No entanto, a partir de 2021, com a queda do DI, o título pós-fixado apresentaria queda de rentabilidade.

Por isso, títulos prefixados são indicados se o investidor acreditar que a taxa prefixada contratada na aplicação será maior que a Selic na data de vencimento.

Por que investir no Tesouro Prefixado 2022

Esse título, como o próprio nome já diz, é prefixado e vence em 2022.

Nossa sugestão de alocação nesse título tem como base nossa visão de que cortes maiores na taxa Selic não estão precificados na curva.

Principais características

  1. Pagamento no vencimento
  2. Indicada para investidores que podem esperar para receber e não necessitam de complemento de renda

Abaixo apresentamos a rentabilidade do Tesouro Prefixado 2022 em 2019.

É importante ter em mente que a variação de 11% em um ano foi resultado de queda na taxa do título nos últimos meses, o que pode não ocorrer no futuro.

Caso precise vender o título antes do vencimento, o investidor está exposto a variações de preço seguindo mudanças nas taxas de juros de mercado (entenda).

Por isso, recomendamos que o investidor busque ativos com vencimentos alinhados a seus objetivos.

Quer investir nesse título e não sabe como? Clique aqui.

Veja mais

Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “XP”) tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como sendo material promocional, solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados.
Os instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710.

Receba nosso conteúdo por e-mail

Receba resumos diários, semanais e mensais e fique sempre bem informado sobre nossas análises, relatórios e recomendações de investimentos.

Clique para se cadastrar