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Rumo: Resultado 4T19

Confira os principais destaques do resultado de 2019 da Rumo.

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Para melhor entendimento, esclarecemos que a nomenclatura “4T19” significa "quarto trimestre de 2019". Suas variações também se aplicam (ex: 1T18 seria o primeiro trimestre de 2018).

Para melhor entendimento de termos setoriais, confira o Glossário ao final da página.

Vale destacar que a empresa vem adotando, desde 1º de janeiro de 2019, a norma contábil CPC 06 (R2) / IFRS 16. De acordo com a norma, os arrendamentos operacionais são capitalizados (ou seja, passam as ser contabilizados no passivo), tendo como resultado aumento de endividamento (reconhecimento de passivo representando o valor presente das obrigações futuras com arrendamento) e de EBITDA (redução de despesas com arrendamentos).

A Rumo optou por utilizar a abordagem retrospectiva modificada. Para garantir comparabilidade com períodos anteriores, a empresa apresentou resultados pro-forma de 2018, nas mesmas bases dos critérios de 2019.

A empresa de logística e concessionária de ferrovias Rumo divulgou os resultados do 4T19. Para melhor comparabilidade, desconsideramos a Ferrovia Norte-Sul (Malha Central), que entrou na base de resultados em 2019.

Os principais destaques (2019 vs. 2018) são:

  • EBITDA 12,6% superior, atingindo R$ 3,9 bilhões;
  • Margem EBITDA de 54,2% (vs. 52%);
  • Volume transportado 7,6% maior, de 70,1 bilhões de TKU;
  • Dívida líquida/EBITDA inalterada, de 1,8x.

Destaques operacionais

O volume transportado pela Rumo atingiu 60,1 bilhões de TKU em 2019, 6,6% superior a 2018. No 4T19, o crescimento foi de apenas 0,4%.

O crescimento no volume no ano se deu apesar de condições desfavoráveis para a soja, devido à safra recorde de milho, em conjunto com condições comerciais favoráveis, o que fizeram com que as exportações continuassem fortes no segundo semestre.

Destaques financeiros

Receita Líquida

A receita líquida pro-forma (sem Malha Central) consolidada cresceu 7,6% em 2019, sendo 1,1% no 4T19.

O desempenho foi resultado principalmente de crescimento do volume transportado.

EBITDA e Margem EBITDA

O EBITDA da Rumo atingiu R$ 3,9 bilhões em 2019, crescimento de 12,6% em relação a 2018, refletindo aumento na receita e na eficiência de custos fixos, que expandiram apenas 1,2% mesmo com aumento de 6,6% no volume transportado.

A margem EBITDA cresceu 2 pontos percentuais, de 52% para 54,2% em 2019.

Endividamento

Em 2019, a companhia possuía R$ 1 bilhão em vencimentos de dívidas no curto prazo, com posição de caixa de R$ 3,8 bilhões, mais do que suficiente para honrar com seus pagamentos dos próximos quatro anos.

Dessa forma, não esperamos pressões de refinanciamento nos próximos anos.

A alavancagem permaneceu em 1,8x durante o ano.

Investimentos

Os investimentos (capex) da Rumo somaram R$ 2 bilhões em 2019, em linha com 2018.

Projeções

No dia 13 de fevereiro de 2020, a Rumo publicou guidance (projeções) para o período entre 2020 e 2023.

Essas projeções poderão sofrer alterações ao longo do ano.

Essas estimativas são realizadas pela Rumo e não representam a opinião dos analistas da XP Investimentos.

Para entender as premissas adotadas pela empresa para chegar a essas projeções, acesse aqui.

Volume projetado

A expectativa da empresa para o volume transportado em 2020 é de que seja de 60,1 bilhões de TKU.

Esse volume deve atingir de 88 a 94 bilhões de TKU em 2023, um CAGR (compound annual growth rate; taxa anual de crescimento composta) de cerca de 10%.

EBITDA projetado

A expectativa da empresa para o EBITDA de 2020 é de que seja de R$ 3,8 bilhões.

É esperado que o EBITDA atinja de R$ 6,2 bilhões a R$ 6,9 bilhões em 2023, um CAGR (compound annual growth rate; taxa anual de crescimento composta) de 15%.

Capex projetado

A expectativa é de capex total entre R$ 13 bilhões e R$ 15 bilhões entre 2019 e 2023, com média de R$2,6 bilhões a R$3 bilhões ao ano (superior aos R$ 2 bilhões dos últimos dois anos).

Dividendos

Em 2019, a empresa distribuiu apenas R$4 milhões em dividendos.

Glossário

TKU: tonelada por quilômetro útil. Representa a quantidade de toneladas úteis transportadas multiplicada pela quilometragem percorrida.

TU: tonelada útil tracionada. Representa a carga total movimentada pela malha.

Fonte

Rumo RI

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