MACRO
Bolsas internacionais amanhecem (EUA +0,9% e Europa +0,5%) em dia de decisão de política monetária do Federal Reserve e novas divulgações de resultados. Investidores projetam uma alta de 75 bps na taxa básica de juros americana à medida que o banco central americano tenta controlar a alta inflação no país. A temporada de resultados seguirá também hoje com Meta, Spotify, Shopify, Qualcomm e Ford. Na China, o índice de Hang Seng (-1,1%) encerra em baixa, reverberando o corte nas expectativas de crescimento do Fundo Monetário Internacional para o país de 4,4% para 3,3% em 2022 e expectativas de uma temporada de resultados mais fraca, refletindo os lockdows contra a Covid-19 do segundo trimestre.
Confira as expectativas para os resultados das empresas dos Estados Unidos nessa temporada
Aberta a temporada de resultados do 2º trimestre
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EMPRESAS
Google mostra resiliência no negócio de anúncios: A Alphabet (NASDAQ: GOOGL, BDR: GOGL34), controladora do Google, divulgou uma receita de US$ 69,7 bilhões vs. US$ 58,0 projetados pelo mercado, o LPA (Lucro Por Ação) foi de US$ 1,21 vs. US$ 1,39 esperados. As vendas de anúncios do Google superaram as expectativas dos analistas. O resultado do grupo indica que o negócio de publicidade da empresa – especialmente os anúncios de busca – pode estar posicionado para resistir a uma crise na redução dos gastos com marketing, que afetou concorrentes menores, como Snap (NYSE: SNAP, BDR: S1NA34) e Twitter (NASDAQ: TWTR, BDR: TWTR34).
Já o Youtube, está competindo cada vez mais por dinheiro publicitário e atenção com o TikTok, da Bytedance, enquanto gerencia os efeitos dos requisitos de privacidade da Apple (NYSE: AAPL, BDR: AAPL34), que dificulta o direcionamento da publicidade. A divisão de nuvem do Google, apesar de ainda não gerar lucro, é vista como uma das melhores apostas da empresa para o crescimento à medida que o negócio principal de buscas amadurece. O mercado recebeu de maneira positiva os resultados do grupo, com a ação subindo quase 5% após a divulgação. Olhando para frente, a empresa se mostrou cautelosa, dizendo que interrompeu temporariamente as contratações.
Microsoft divulga resultados ligeiramente abaixo das previsões do mercado, mas com projeções otimistas: A Microsoft (NASDAQ: MSFT, BDR: MSFT34) divulgou uma receita de US$ 51,9 bilhões vs. US$ 52,4 projetados pelo mercado, o LPA foi de US$ 2,23 vs. US$ 2,29. Segundo a companhia, a receita aumentou 20% em relação ao ano anterior, com o segmento Intelligent Cloud apresentando um crescimento de 25,5%; o negócio de Computação Pessoal, que inclui Windows, dispositivos e jogos, expandiu em 15,5%; e a linha de Processos de Negócios, que inclui Office, Dynamics e LinkedIn, representando um crescimento de 19%. Durante o trimestre, a Microsoft lançou o Windows 11 como o sucessor do Windows 10 e introduziu o Surface Laptop SE de US$ 249 para uso escolar, que executa uma versão especial do Windows 11.
Amy Hood, diretora de finanças da Microsoft, aliviou as preocupações dos investidores sobre os resultados, indicando que a demanda continua forte em grande parte dos negócios, e afirmando que vê um aumento de margem operacional para esse ano. Hood disse que a empresa espera receita de US$ 48,5 bilhões a US$ 49,3 bilhões no próximo trimestre, superando o consenso de US$ 48,23 bilhões da Refinitiv. A projeção positiva por parte da companhia contribuiu para que o mercado tivesse uma reação positiva após a divulgação, com a ação subindo no after-market.
Ainda no setor de tecnologia … a Visa (NYSE: N, BDR: VISA34), empresa financeira de bandeira de cartões, divulgou uma receita de US$ 7,3 bilhões vs. US$ 7,1 projetados pelo mercado, o LPA foi de US$ 1,98 vs. US$ 1,75. Os bancos pagam à Visa uma fatia das taxas que cobram dos comerciantes cada vez que um consumidor usa um cartão no caixa, e o volume de pagamentos subiu para US$ 2,93 trilhões no trimestre referência. Embora o número tenha ficado abaixo da média de US$ 2,97 trilhões das expectativas, os resultados foram beneficiados por um aumento maior do que o esperado nos gastos no exterior. A companhia está se favorecendo dos gastos dos consumidores americanos com viagens, bens e serviços, que seguem altos mesmo com a inflação em seu nível mais alto em 40 anos.
Coca-Cola supera estimativas de lucros e eleva a orientação de receita para 2022: A Coca-Cola (NYSE: KO, BDR: COCA34) divulgou uma receita de US$ 11,3 bilhões vs. US$ 10,7 projetados pelo mercado, o LPA foi de US$ 0,70 vs. US$ 0,67 esperados pelos analistas. A empresa disse que sua receita no segundo trimestre aumentou 12% em relação ao ano anterior devido a preços mais altos e um aumento no volume global, que foi impulsionado pela recuperação em seus negócios fora dos Estados Unidos. Antes da pandemia, a empresa gerava cerca de metade de sua receita fora do país, como compras de refrigerantes em cinemas ou restaurantes.
A companhia elevou os preços para administrar os custos mais altos de frete, xarope de milho rico em frutose e alumínio. Em uma teleconferência com analistas na terça-feira, o CEO James Quincey disse que a empresa está observando mudanças no comportamento do consumidor e se preparando para um ambiente econômico mais desafiador. Por fim, olhando para o futuro, a Coca-Cola disse que agora espera um crescimento de receita de 12% a 13% para o ano inteiro, acima da previsão anterior de 7% a 8%. Contudo, observou que a inflação dos preços das commodities deve ser mais acentuada do que o previsto anteriormente, e manteve sua perspectiva de que os lucros comparáveis por ação cresçam de 5% a 6% em relação ao ano anterior.
General Motors divulga resultados abaixo das expectativas, com a crise na cadeia de suprimentos ainda sendo um desafio: General Motors (NYSE: GM, BDR: GMCO34) divulgou uma receita de US$ 35,8 bilhões vs. US$ 34,8 bilhões esperados pelos analistas, enquanto o LPA foi de US$ 1,14 vs. US$ 1,31 projetados pelo mercado. A empresa continua sendo impactada pela crise na cadeia de suprimentos, impulsionada pela guerra entre Ucrânia e Rússia. Essas interrupções foram sentidas nas concessionárias da GM nos EUA, onde os estoques continuam apertados. Os revendedores tiveram apenas 10 a 15 dias de estoque no ano passado, inclusive no segundo trimestre. Isso é muito mais apertado do que o valor de 60 a 90 dias que era típico antes da pandemia de Covid-19. A empresa anunciou também que não conseguiu entregar cerca de 100.000 veículos no trimestre devido à escassez de peças. Por fim, olhando para o futuro, a empresa manteve sua orientação anterior de ganhos para o ano, com um lucro líquido entre US$ 9,6 bilhões e US$ 11,2 bilhões para 2022, dizendo estar confiante de que será capaz de aumentar a produção no segundo semestre de 2022.
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ANÁLISE
Crescimento de anúncios de mídia digital nos EUA desacelera em 2022: O gráfico acima, da Bloomberg e da Magna, mostra que o mercado de anúncios digitais dos Estados Unidos aumentou apenas 11% no segundo trimestre, uma desaceleração acentuada em relação aos 58% no mesmo período do ano anterior. O crescimento deve ser especialmente fraco para anúncios de mídia social, que foram prejudicados pelas mudanças de privacidade da Apple, dificultando a segmentação de clientes, além da deterioração do cenário macroeconômico.
A Meta (NASDAQ: META, BDR: M1TA34) vai divulgar seus resultados já nessa semana, e o mercado segue atento já que o Snap (NYSE: SNAP, BDR: S1NA34) na semana passada relatou que o momento atual, economicamente desafiador; a atualização do iOS da Apple em 2021; e o aumento da concorrência de empresas como o TikTok, levaram profissionais de marketing a reduzirem seus gastos com anúncios digitais na plataforma. A companhia também afirmou que mesmo algumas empresas relativamente saudáveis estavam reduzindo seus compromissos devido a “pressão dos custos de insumos impulsionada pela inflação”. O Twitter (NASDAQ: TWTR, BDR: TWTR34), que também divulgou seus resultados na semana passada, fez comentários parecidos na divulgação de resultados.
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