O ABC do ESG


Compartilhar:


Na próxima semana a XP realizará o maior evento ESG já promovido no Brasil, a Expert ESG. “ESG” é o acrônimo de Environmental (meio-ambiente), Social (social mesmo), e Governance (governança). Para simplificar, ESG é muito mais que uma sigla, é sobre um conceito essencial para a vida: a sustentabilidade.

Nomes emblemáticos como John Elkington, o “pai da sustentabilidade”, Halla Tomasdottir, a ex-candidata à Presidência da Islândia e Yuval Harari, do revolucionário livro “Sapiens”, estão entre os participantes da Expert ESG. Serão quatro dias dedicados a repensar as formas de se investir. Mas, afinal de contas, por que tudo isso é tão importante? Essa pergunta me faz lembrar de uma manhã de sábado na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo.

No café de boas-vindas do meu primeiro dia de aula do Mestrado na FGV, um dos alunos veteranos nos brindou com a seguinte frase: “aqui vocês não vão sair sabendo todas as respostas, mas certamente saberão fazer melhores perguntas”. Ele estava certo, hoje eu sei fazer melhores perguntas. E eu percebo que, hoje, em tempos de tanto julgamento, de tanta acusação, de tanto dedo apontado para o outro, está na hora de encararmos umas boas perguntas.

"Há uma grande necessidade de introdução de novos valores em nossa sociedade, onde maior não é necessariamente melhor, onde mais devagar pode ser mais rápido e onde menos pode ser mais. As perguntas certas são importantes para que você reflita sobre as respostas certas. E quanto mais conhecimento você tiver, mais fácil saberá quais são essas respostas."

Neste texto, não vou te explicar as razões para que você acompanhe o evento ESG e nem te dizer o que a sustentabilidade tem a ver com a sua vida. Esse é um texto com boas perguntas e talvez você vá sair dele com mais dúvidas do que entrou. Então vamos lá?

Bem, será que reduzir nossos níveis de consumo será um sacrifício, ou um bônus? E se simplesmente redefinirmos o significado da palavra "sucesso"? O que estamos fazendo com as florestas do mundo? Estamos no caminho certo? Essa destruição é apenas um reflexo do que estamos fazendo a nós mesmos, como dizia Mahatma Gandhi?

Se eu faço planos para proteger o ar, a água, a natureza e a vida selvagem, estou, na verdade, fazendo planos para proteger o ser humano? Os aborígenes australianos possuem uma crença de que se você cuidar da terra, ela cuidará de você, mas se você destruir a terra, ela te destruirá. Será?

Você acredita que precisa se responsabilizar por suas ações? Será que é assim que vamos proteger o nosso Planeta? Um país que destrói suas florestas destrói a si mesmo? As florestas, afinal, são o pulmão da nossa terra?

Nós que tecemos a teia da vida, ou somos apenas um fio dentro dela? Se fizermos algo que prejudica essa teia, estamos fazendo mal a nós mesmos? Todas as coisas estão interligadas?

Como dizia Dalai Lama, o ambiente natural sustenta a vida de todos os seres universalmente. Você concorda? Será que nós abusamos da terra porque a consideramos uma mercadoria que nos pertence? Você considera que é bom alguém assassinar terras para lucro próprio?

Se você tivesse que pagar do seu bolso para cada molécula de CO2 que emitisse, você iria usar mais transporte público? Em um lugar onde a qualidade de vida ficou pior para a natureza, também piorou a qualidade de vida dos seres humanos?

Por quanto tempo os homens podem prosperar entre paredes de tijolos, andando em calçadas de asfalto e respirando os vapores do carvão e do petróleo?

Há uma grande necessidade de introdução de novos valores em nossa sociedade, onde maior não é necessariamente melhor, onde mais devagar pode ser mais rápido e onde menos pode ser mais. As perguntas certas são importantes para que você reflita sobre as respostas certas. E quanto mais conhecimento você tiver, mais fácil saberá quais são essas respostas.

Um evento como esse tem um principal objetivo: ampliar a consciência das pessoas sobre a importância do tema. Então, assista ao evento e eleve sua consciência. Como dizia Albert Einstein: “Os problemas não podem ser resolvidos no mesmo nível de consciência que os criou.”

Ah, e ESG não está na moda. Para a imensa maioria das pessoas no planeta, sustentabilidade é uma simples e dura questão de sobrevivência.

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Veja outras publicações da coluna "Na conta do Godoy"
Disclaimer:

O conteúdo publicado não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 598/18, tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como sendo material promocional, solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas nesta página foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP”) não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. O conteúdo também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. As informações de terceiros disponibilizadas nesta página não refletem a opinião da XP, nem de nenhuma das empresas do Grupo XP Inc., de modo que ela não se responsabiliza pela veracidade, exatidão e correção das informações. Os instrumentos financeiros discutidos podem não ser adequados para todos os investidores. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Recomenda-se uma profunda análise das características, prazos e riscos dos investimentos antes da decisão de compra/venda/aplicação/resgate. É expressamente recomendada a leitura do Regulamento, prospecto, edital e demais materiais de divulgação antes da decisão de investimento, com especial atenção aos fatores de risco. A XP não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Esse material destinado a rede de relacionamento da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP.

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.