Antes de encontrar respostas, aprenda a fazer boas perguntas


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

”Bem-vindos à Escola da Vida. Vai ser uma experiência única.” Assim é recebido em sua viagem de “quase morte” o personagem Joe, na brilhante animação “Soul”, lançada recentemente pela Pixar.

Com uma linguagem simples e bastante visual, o filme aborda questões existenciais, como a construção da personalidade e o propósito de cada pessoa em seu tempo de vida.

Mais do que respostas, Soul, uma espécie de “aventura com alma”, traz poderosas perguntas. Para começar, ele questiona o roteiro clássico de filmes “Jornada do Herói”, onde o personagem principal vai em busca de uma missão, encontra obstáculos e quando chega ao destino finalmente está triunfante, com novos valores.

"Muitas das vezes não teremos as respostas. Ou as respostas só chegarão depois de algum tempo. Mas é importante aprender a fazer boas perguntas."

O “herói” de Soul é um músico fracassado que, quando realmente consegue o que sempre desejou, descobre que não era nada daquilo que esperava. Mais ainda, ele percebe que cada detalhe da sua jornada, cada pessoa que o ajudou e cada desafio que enfrentou foi o que trouxe sentido para a sua vida. E que o significado de sua missão era maior do que a “conquista” em si.

Este profundo e ambicioso filme de animação traz a reflexão sobre o valor da caminhada. O que você deve estar disposto a abrir mão em busca de uma meta? E se estivermos nos movendo em direção ao destino errado?

Há uma linha tênue entre ser apaixonada(o) pela sua missão, e ser consumida(o) por ela? Será que estamos misturando paixão com propósito e esquecendo de cuidar das pessoas que estão ao nosso redor?

Em um ano inesquecível como 2020, questionamentos como estes são essenciais para o que queremos realizar no novo ano que começa amanhã. O que planejamos para 2020 que simplesmente não aconteceu? O que podemos levar de aprendizado deste ano?

É hora de rever prioridades, de entender quais atitudes te aproximam e quais te afastam da sua zona de evolução. Uma pergunta importante que me faço e que você também pode se fazer: o quão disposto estou para abrir mão de algo hoje para conseguir algo melhor no futuro?

Muitas das vezes não teremos as respostas. Ou as respostas só chegarão depois de algum tempo. Mas é importante aprender a fazer boas perguntas.

Se pergunte e, mesmo sem uma resposta concreta, escreva suas resoluções de ano novo. Simplifique, não estabeleça mais do que 5 objetivos. Cinco é um número perfeito pois cabe na sua mão. Coloque 5 objetivos que você consiga alcançar e os inclua como um compromisso na sua rotina. Trabalhe para alcançar, mas não se esqueça de amar o processo.

E sabe a razão principal para amar o processo? Porque ele é só seu e é o que lhe dará significado. O filme Soul nos diz sobre a importância da jornada, e não quando você chega no destino. Muitos séculos atrás, o sábio poeta Rumi já dizia que “a sua estrada é somente sua. Outros podem te acompanhar, mas ninguém pode andar por você.”

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Veja outras publicações da coluna "Na conta do Godoy"
Disclaimer:

O conteúdo publicado não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 598/18, tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como sendo material promocional, solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas nesta página foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP”) não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. O conteúdo também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. As informações de terceiros disponibilizadas nesta página não refletem a opinião da XP, nem de nenhuma das empresas do Grupo XP Inc., de modo que ela não se responsabiliza pela veracidade, exatidão e correção das informações. Os instrumentos financeiros discutidos podem não ser adequados para todos os investidores. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Recomenda-se uma profunda análise das características, prazos e riscos dos investimentos antes da decisão de compra/venda/aplicação/resgate. É expressamente recomendada a leitura do Regulamento, prospecto, edital e demais materiais de divulgação antes da decisão de investimento, com especial atenção aos fatores de risco. A XP não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Esse material destinado a rede de relacionamento da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP.

BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.