Mudanças Climáticas: Por que você deveria se preocupar?


Compartilhar:


Em 2019, mais de 11 mil cientistas de 153 países se manifestaram ao assinar uma declaração indicando estarmos em emergência climática, apresentando evidências de que o planeta está em crise e alertando sobre uma série de pontos de inflexão que, se ultrapassados, podem nos levar a um caminho sem volta.

Nesse contexto, o dicionário de Oxford declarou o termo “emergência climática” como a palavra do ano em 2019, sendo definido como “uma situação em que é necessária uma ação urgente para reduzir ou interromper a mudança climática e evitar danos ambientais potencialmente irreversíveis”.

Nesse contexto, a COP – Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC, sigla em inglês), surge para apoiar o combate às mudanças climáticas. Trata-se de um tratado internacional, decorrente da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento de 1992 (conhecida como ECO-92), que estabeleceu as obrigações básicas dos 196 Estados e da União Europeia nessa luta.

Espera-se que a sociedade se conscientize da urgência do tema e comece a agir de forma mais coordenada e estratégica para reverter a situação em que nos encontramos

Todos os anos os membros da COP se reúnem – já foram 25 COPs realizadas. Esse encontro é uma oportunidade para a comunidade internacional entrar em um consenso sobre mecanismos globais que possam endereçar as mudanças necessárias para reverter a emergência climática que vivemos.

Especificamente na COP-21, realizada em 2015 em Paris, os líderes mundiais se reuniram para buscar um acordo histórico com o objetivo de reduzir as emissões para abaixo dos níveis que levariam a uma mudança de 1,5 ou 2°C na temperatura média global, de modo a estabelecer emissões líquidas. Mais de 190 países comprometeram-se com os termos do Acordo Climático de Paris, apresentando metas para reduzir a emissão.

Aproximadamente 98% dos cientistas especializados em clima no mundo concordam que as atividades humanas são a causa das mudanças climáticas.

Uma das iniciativas mais reconhecidas nesse campo é o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Em 2018, o relatório do IPCC foi categórico: se as emissões globais de Gases de Efeito Estufa (GEE) continuarem nos níveis atuais, muito provavelmente ultrapassará 1,5°C por volta de 2040, ocasionando um aumento significativo de eventos climáticos extremos.

Cada vez mais, temos sido chamados a prestar atenção nos efeitos já concretos das mudanças climáticas no mundo, incluindo ondas de calor, derretimento de geleiras, aumento do nível do mar, comprometimento de corais, desequilíbrios na produção agrícola e tantos outros.

O impacto desses eventos transcende a condição da vida da terra, pois também gera um alto custo. Segundo o NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration dos EUA), por exemplo, nos últimos 20 anos o custo dos eventos climáticos extremos nos Estados Unidos foi de aproximadamente US$1.2 trilhão.

Em 2021, espera-se que a sociedade se conscientize da urgência do tema e comece a agir de forma mais coordenada e estratégica para reverter a situação em que nos encontramos. Iremos explorar esse e outros temas relacionados ao meio ambiente na Expert ESG, nos dias 02 a 05 de março, inscreva-se pelo site.

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Veja outras publicações da coluna "Conexão ESG"
Disclaimer:

O conteúdo publicado não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 598/18, tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como sendo material promocional, solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas nesta página foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP”) não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. O conteúdo também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. As informações de terceiros disponibilizadas nesta página não refletem a opinião da XP, nem de nenhuma das empresas do Grupo XP Inc., de modo que ela não se responsabiliza pela veracidade, exatidão e correção das informações. Os instrumentos financeiros discutidos podem não ser adequados para todos os investidores. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Recomenda-se uma profunda análise das características, prazos e riscos dos investimentos antes da decisão de compra/venda/aplicação/resgate. É expressamente recomendada a leitura do Regulamento, prospecto, edital e demais materiais de divulgação antes da decisão de investimento, com especial atenção aos fatores de risco. A XP não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Esse material destinado a rede de relacionamento da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP.

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.