XP Expert

Aprenda o que são e como interpretar os códigos das ações

Os códigos das ações visam identificar cada empresa inscrita na bolsa de valores. Detalhamos aqui o que significa cada letra e número composto nesses códigos. Confira.

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail
Aprenda o que são e como interpretar os códigos das ações

No mercado financeiro brasileiro, códigos como PETR4 ou VALE3, por exemplo, são muito conhecidos e geram bastante interesse. Mas você sabe o que são códigos das ações e qual o seu significado?

Códigos das ações, também conhecidos como ticker, são formados por padrão de números e letras que auxiliam o investidor a identificar a empresa e o tipo de ação que corresponde o código, como em PETR4.

Por isso, para investir com assertividade, é preciso conhecer o que os códigos de ações representam.

Quer saber mais? Continue a leitura e veja o significado dos códigos das ações para você operar na Bolsa com maior confiança.

O que significa os códigos das ações?

Os códigos das ações são identificações exclusivas dadas à cada empresa listada na bolsa de valores. Eles são compostos por quatro letras maiúsculas, que geralmente representam o nome da empresa, seguida de um número, que indica o tipo de ação, se é ordinária ou preferencial, exemplo.

Para identificar essas siglas, é só procurar uma lista disponível no home broker da sua corretora.

Sendo assim,caso o objetivo seja comprar ações da Petrobras, por exemplo, é preciso encontrar o código de ação correspondente à empresa.

Depois disso, você pode iniciar uma operação com PETR4 , PETR3 ou até qualquer outra ação que esteja na sua mira.

Além disso, existem várias diferenças entre os códigos das ações de mercado à vista, mercado fracionário e mercado a termo. A seguir, daremos mais detalhes sobre cada uma dessas opções.

Tipos de ações

Existem dois tipos de ações mais conhecidas:

Ações preferenciais (PN)

As ações preferencias dão preferência aos acionistas no recebimento de dividendos. Ou seja, em casos de distribuição de lucros ou falência, eles têm prioridade em relação aos investidores de ações ordinárias. Acionista é quem compra uma porção do capital de uma empresa adquirindo ações dela.

Ações ordinárias (ON)

As ações ordinárias dão direito ao voto na assembleia para quem é acionista. Quanto maior a quantidade, maior o peso do voto.

Além desses tipos de ações, as empresas podem emitir outras classes de ações como PNA, PNB, PNC, que diferem de acordo com a distribuição de dividendos, restrição de quantidade de posse, etc.

Enviando...

Ao prosseguir, seus dados podem ser usados pelo Grupo XP Inc. para promover suas atividades, incluindo o envio de ofertas de produtos/serviços. Você pode se opor a tal recebimento a qualquer momento, por meio do próprio canal de recebimento. Acesse a Política de Privacidade para mais detalhes.

envio com sucesso

Agradecemos o download!

Download!

Como são formados os códigos das ações?

Também é possível encontrar como Units, que são “pacotes” com PNs e ONs em uma proporção específica, identificada com o final 11.

O ticker tem uma composição bem específica. Cada letra e número pode alterar totalmente o significado dos códigos das ações. Por isso, é preciso entender muito bem o que cada um quer dizer.

Dependendo do tipo de mercado em que estão inseridas, as letras e os números podem mudar.

Por isso, vamos especificar quais são esses tickers no mercados à vista, fracionário, de opções e termo.

Códigos no mercado à vista

No mercado à vista, os preços das ações são formados em pregão em negociações iniciadas no sistema eletrônico.

Assim, o comprador faz o pagamento e o vendedor entrega em D + 3, no 3º dia útil após o negócio.

Letras

As letras fazem referência às empresas que emitem ações. No caso do nosso exemplo, a PETR4 é uma ação da empresa Petrobras.

Nem sempre são as 4 primeiras letras do nome da empresa.

Números

No mercado à vista, os números selecionados que compõem os códigos das ações são o tipo de papel representado, como ações ordinárias e preferenciais que falamos há pouco. Veja quais são os principais números:

1: Oferecer direito de subscrição de uma ação ordinária (ON)

Isso significa que as ações com o final 1 oferecem direito à compra desses papéis com prazo e preços pré-definidos, sem sofrer influência dos pregões.

Caso não exista o interesse em exercer esse direito de subscrição, ele pode vender para terceiros no mercado secundário.

2: Direito de subscrição de uma ação preferencial (PN)

O ticker com final 2 também aplica o direito de subscrição, mas neste caso, para a compra de uma ação preferencial.

Assim como no caso citado, o investidor pode vender esse direito de compra para outros no mercado secundário.

3: Ação ordinária

As ações que possuem o final 3 são classificadas como ordinárias, que oferecem direito a voto nas decisões da empresa. A PETR3 é um exemplo.

4: Ação preferencial

Já os códigos das ações com final 4 identificam os papéis com ações preferenciais (PN). Isso significa que há uma prioridade no recebimento de dividendos, como é caso da PETR4 que já citamos.

5, 6, 7 e 8: Ações preferenciais de classes diferentes

Os códigos finalizados em 5, 6, 7 e 8 são ações preferenciais, mas pertencem às classes distintas: A (PNA), B (PNB), C (PNC) e D (PND), respectivamente.

Diversos fatores podem influenciar a diversificação de classes, mas, no geral, a principal diferença é a empresa emissora de ação.

9: Recibo de subscrição sobre ações ordinárias

Quando o investidor recebe o direito de subscrição da ação ordinária (que tem o final 1), ele ganha o final 9 antes de entrar na carteira do investidor.

Isso representa o recebimento da inscrição e indica que ela já pode ser negociada pelo preço determinado anteriormente.

10: Recibo de subscrição de ações preferenciais

Assim como na final 9, os códigos das ações com final 10 identificam ou recebem a inscrição. Neste caso, no entanto, trata-se de ações preferenciais.

11: Unidades e BDR

Os códigos das ações finalizados em 11, indicam BDRs (Brazilian Deposits Receipts- Certificados de depósito brasileiros), que são os certificados de depósitos de ações de empresas no exterior.

O 11 também representa as Units, que são ativos formados por mais tipo de ação (preferenciais e ordinárias) negociadas em grupo e os ETFs (Exchange Traded Funds), popularmente conhecidos como fundos de índice.

Códigos no mercado fracionário

O mercado fracionário permite a compra de ações de forma fracionada. Sendo assim, os códigos das ações no mercado fracionário seguem a mesma regra de mercado à vista, porém possuem complemento da letra F no final.

Por exemplo: se o lote de ações PETR4 tiver 1.000 ações, mas você comprou somente 100, no seu home broker aparecerá o código PETR4F.

Códigos no mercado a termo

O mercado a termo é um tipo de operação na qual o comprador e o investidor concordam em comprar e vender um ativo para uma data futura, por um preço estabelecido no presente. Ou seja, funciona como uma compra a prazo.

Os códigos das ações deste mercado seguem a mesma lógica dos dois mercados citados anteriormente. No caso do mercado a termo, o ticker tem comportamento semelhante, apenas acrescentando a letra T.

Códigos no mercado de opções

O mercado de opções é onde são negociados o direito de compra e venda de um ativo por um preço fixado.

O ticker neste mercado também é composto por quatro letras, que indicam a empresa emissora, além de uma quinta letra, que representa o mês de vencimento conforme a opção de compra (CALL) ou de venda (PUT) e dois números, que indicam o strike (preço de exercício).

Por exemplo: o código PETRD30, significa uma série da opção de compra da Petrobrás com vencimento em Abril e strike de R$ 30,00.

Veja abaixo a tabela com as letras que compõem o mês de vencimento e as séries:

Mês de vencimentoSérie da Opção de compra (CALL)Série da Opção de venda (PUT)
JaneiroAM
FevereiroBN
MarçoCO
AbrilDP
MaioEQ
JunhoFR
JulhoGS
AgostoHT
SetembroIU
OutubroJV
NovembroKW
DezembroLX
Banner da campanha Eu indico XP MGM CDB 400% e/ou 150%

Conclusão

Como você pode perceber, o mercado de ações tem diversas peculiaridades, principalmente no que diz respeito aos nomes e códigos das ações.

Entender os tipos de ações e os mercados de negociação é fundamental para que você não cometa erros na hora de investir e faça o dinheiro render de forma inteligente.

Já que agora você já aprendeu qual é o significado dos códigos das ações, já pode começar a operar. Abra sua conta na XP para comprar suas ações direto no nosso home broker.

Aproveite a nossa taxa de corretagem reduzida: reduzimos nossa taxa de corretagem para você investir com menos essa preocupação.

* A ação dos ativos mobiliários específicos é feita de forma educativa, de modo a dar um exemplo de como funciona o código de ações. Não representa nenhuma recomendação de compra ou venda dos ativos mencionados.

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

Você está na trilha:

Ações para iniciantes

Total relatórios

Aprenda Investir - Leitura recomendada

29 relatórios

Duração total

Aprenda Investir - Duração total

298 minutos de leitura

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.