O que é Anbima e como obter os certificados (Explicação Completa)

A Anbima, Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, é uma das mais importantes entidades financeiras do país e a principal certificadora de profissionais deste mercado.  Fundada em 2009, a Anbima possui uma das maiores base de dados financeiros, oferecendo aos associados transparência e segurança através da divulgação de informações, estatísticas, preços […]


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

O que é Anbima e como obter os certificados (Explicação Completa)

A Anbima, Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, é uma das mais importantes entidades financeiras do país e a principal certificadora de profissionais deste mercado. 

Fundada em 2009, a Anbima possui uma das maiores base de dados financeiros, oferecendo aos associados transparência e segurança através da divulgação de informações, estatísticas, preços e índices. Com isso, fomenta novos negócios. 

Por sua relevância no mercado financeiro, é referência para todos que desejam atuar nesse setor, seja como assessor de investimentos, bancário ou até mesmo como investidor. As certificações capacitam, qualificam e disseminam o conhecimento necessário para elevar a qualidade do mercado.

Para entender melhor sobre a associação e as certificações oferecidas, continue a leitura. Neste artigo, você vai aprender: 

  • O que é Anbima?
  • Como funciona a Anbima
  • Como a Anbima influencia o mercado financeiro
  • Certificações Anbima
  • Porque ser um Assessor de Investimentos na XP?

Boa leitura!

O que é Anbima?

Anbima, sigla que representa a fusão entre as associações ANBID (Associação Nacional dos Bancos de Investimento) e Andima (Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro), é a maior entidade do mercado financeiro nacional. 

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais dá voz a bancos, corretoras e distribuidoras de valores mobiliários, gestoras de ativos e administradoras de patrimônios. O objetivo é fortalecer o setor e permitir a qualificação e a evolução do mercado financeiro nacional. 

Por meio do desenvolvimento econômico e social local, busca influenciar o mercado global. Para isso, a Anbima trabalha com um modelo de atuação em torno de quatro compromissos. Falaremos disso mais à frente.

Conheça as diretrizes estratégicas da Associação: 

Visão

Mercado forte se faz com instituições fortes.

Missão

Fortalecer a representação do setor e apoiar a evolução de um mercado de capitais capaz de financiar o desenvolvimento econômico e social local e influenciar o mercado global.

Valores

  • Cooperação
  • Excelência
  • Inovação
  • Integridade
  • Pluralidade
  • Responsabilidade    

Como Funciona a Anbima 

A Anbima tem seu método de trabalho fixado em torno de quatro compromissos: informar, representar, autorregular e educar. Este último, inclusive, é o que faz da Anbima a maior e mais importante certificadora de profissionais do mercado financeiro. 

Conheça o trabalho desenvolvido em cada um desses pilares: 

Informar

Com um das maiores base de dados sobre o mercado financeiro, a Anbima oferece aos associados informações, índices, preços, rankings e tendências. Assim, esclarece sobre o comportamento de ativos, dá segurança ao mercado e fomenta novos negócios.

Representar

A Anbima existe com o objetivo principal de representar as sólidas instituições associadas. Esse trabalho se dá através do diálogo, com a participação em fóruns, comissões temáticas e consultorias. 

Nestas iniciativas surgem novas propostas e ideias para melhorar as normas, enviadas como sugestões aos órgãos reguladores, além de permitir discussões sobre boas práticas que auxiliam na melhoria da autorregulação. 

Autorregular

A associação, além de representar as entidades do mercado financeiro, exerce o papel de autorreguladora. Com o objetivo de fortalecer o mercado, a Anbima desenvolveu um modelo de autorregulação que pode ser utilizado, inclusive, para quem não é associado. 

Os Códigos de Autorregulação e Melhores Práticas apresentam as normas criadas e atualizadas constantemente, conforme as necessidades e exigências do mercado. A equipe da Anbima acompanha e oferece orientações, com caráter educativo, sempre que preciso.

Educar

O último compromisso da Anbima sustenta os anteriores, já que educa e qualifica profissionais e investidores, fortalecendo o mercado financeiro e permitindo o seu desenvolvimento dentro das regras e normas estabelecidas.

Não à toa, é uma das mais importantes certificadoras para assessores de investimentos. O objetivo deste pilar é qualificar os agentes, de modo que sejam disseminadores do conhecimento e exerçam as normas e as boas práticas recomendadas. 

Com a educação continuada, permite que os profissionais se mantenham atualizados em relação ao dinamismo do mercado, capacitando-os para que o mercado financeiro nacional possa crescer com relevância. 

Como a Anbima influencia o mercado financeiro

A cada ano, os integrantes da Anbima se reúnem para eleger as prioridades estratégicas que serão trabalhadas pela associação. 

Com os temas eleitos, a Anbima foca sua atuação para discussões relevantes, com ideias e sugestões que oferecem um impacto no mercado financeiro nacional.

Para 2019, os temas escolhidos foram: 

  • Mercado de capitais: envolve iniciativas como o fomento de financiamentos a longo prazo, o estímulo ao aumento no volume de emissões, a diversificação da base de investidores e a promoção da ampliação da liquidez
  • Poupança de longo prazo: busca melhorar as normas regulatórias, criar estímulos para incentivar os investimentos de longo prazo e discutir sobre o uso do FGTS para financiar iniciativas de infraestrutura
  • Ética e regulação: este tema tem como principais iniciativas o fortalecimento de mecanismos regulatórios, bem como a revisão e atualização das iniciativas de qualificação dos profissionais do mercado financeiro 
  • Inovação: discutir sobre as regulações para novas tecnologias, bem como conduzir ações para segurança e aproximação do setor de inovação

Certificações Anbima

A Anbima oferece quatro certificados para capacitação e qualificação de profissionais e investidores. Por sua relevância no mercado financeiro, é uma entidade certificadora de bastante peso para quem decide trabalhar neste setor. 

Por isso, se você pretende atuar como assessor de investimentos, ou se já atua, mas quer aumentar sua credibilidade e conhecimento, melhorando os resultados do seu trabalho, considere uma das certificações da Associação. 

Vamos apresentar as quatro em seguida, mas tenha em mente que a CPA-10 e a CPA-20 são as mais conhecidas, e podem valorizar o seu currículo.  

CPA-10

A certificação CPA-10 da Anbima é voltada para profissionais ou estudantes que desejam vender produtos de investimento

A Certificação Profissional Anbima – Série 10 (CPA-10) foi desenvolvida para os profissionais que atuam com a prospecção ou venda dos produtos de investimento para o público final. Estudantes também podem realizar essa certificação.

A CPA-10 serve para que os profissionais comprovem seus conhecimentos.

O agendamento é feito online, através do site. Após a emissão do boleto, o candidato pode agendar o seu exame, escolhendo a data e o centro de teste que melhor o atenda (de acordo com a disponibilidade). A inscrição custa R$ 260,50 para associados e R$ 313 para não associados.

No site da Anbima, também é possível solicitar a atualização do certificado, através deste link

Para atualização, não é preciso prestar um novo exame, desde que o candidato participe do curso oferecido e seja aprovado, antes do término da vigência do seu certificado.  A atualização tem o mesmo custo que a primeira certificação. 

Não há pré-requisitos para a certificação, mas é, naturalmente, recomendado que o candidato estude os materiais oferecidos pela própria Anbima. Os conteúdos são atualizados, então procure acompanhar as versões das apostilas para não perder nada.

O exame é dividido em sete partes, com 50 questões totais. O candidato tem duas horas para sua conclusão, e deve atingir um mínimo de 70% de acertos. Confira os grupos de conteúdo abordados:

  • Sistema financeiro nacional e participantes do mercado
  • Ética, regulamentação e análise do perfil do investidor
  • Conceitos básicos de economia e finanças
  • Princípios de investimento
  • Fundos de investimento
  • Instrumentos de renda variável e renda fixa
  • Previdência complementar aberta: PGBL e VGBL

Para quem é o CPA-10?

O CPA-10 é destinado para profissionais e estudantes que desejam atuar com prospecção e venda de produtos de investimento, seja em contato direto com o investidor, seja através agências ou plataformas de atendimento. 

Ele é a certificação mínima para quem deseja trabalhar em um banco e outras instituições.

Você pode realizar o exame para certificação CPA-10 se você é:

  • Funcionário de uma instituição que segue o Código de Certificação da Anbima;
  • Funcionário de qualquer outra instituição financeira, mesmo que não tenham aderido ao código; 
  • Profissionais de órgãos públicos e autarquias;
  • Estudantes.

A certificação tem validade por 5 anos, para profissionais que comprovem vínculo com alguma instituição, e 3 anos para quem não trabalha no ramo. Próximo ao fim da validade, você pode realizar o curso e ter seu certificado atualizado em até 30 dias.

CPA-20

A CPA-20 exige conhecimentos mais profundos que a CPA-10, pois é destinada para atendimento de um público mais qualificado.

A Certificação Profissional Anbima – Série 20 (CPA-20) é voltada a quem trabalha com venda e manutenção de produtos de investimento para clientes que já investem ou que tem uma renda alta. 

Quem passa no exame CPA-20 pode, automaticamente, exercer as atividades da CPA-10. Isso porque a CPA-20 exige um conhecimento maior e mais profundo dos assuntos do mercado financeiro. 

A inscrição para a prova pode ser realizada através do site da Anbima. Após o pagamento da taxa de inscrição (R$ 411 para associados e R$ 493 para não associados), o candidato pode escolher o dia e local para realização do teste. 

Caso necessário, o reagendamento pode ser realizado, respeitando o limite de duas vezes, desde que seja solicitado antes da confirmação (máximo de oito dias de antecedência). 

Com 60 perguntas no total, o candidato tem duas horas e meia para realização do exame. A aprovação se dá para aqueles que conseguirem o mínimo de 70% de acertos.

Para quem é o CPA-20?

A CPA-20 é destinada para profissionais que atendem clientes dos segmentos de alta renda. Por isso, exige mais conhecimento. 

Você pode realizar o exame para certificação CPA-20 se você é:

  • Funcionário de uma instituição que segue o Código de Certificação da Anbima;
  • Funcionário de qualquer outra instituição financeira, mesmo que não tenham aderido ao código; 
  • Profissionais de órgãos públicos e autarquias;
  • Estudantes.

CEA

CEA é a certificação para assessores de gerentes de contas de investidores. 

A Certificação de Especialista em Investimentos (CEA) não é tão popular quanto as certificações apresentadas anteriormente. Isso porque ela é ainda mais complexa (e mais específica). 

Com um custo de R$ 687 para associados e R$ 824 para não não associados, a CEA certifica profissionais que atuam como assessores aos gerentes de conta, indicando produtos de investimentos. 

Com essa certificação, o profissional pode exercer as atividades permitidas pela CPA-10 e CPA-20. 

A inscrição pode ser realizada através do site. Com 70 questões, o candidato tem três horas e meia para conclusão do exame, sendo necessário o mínimo de 70% de acertos para ser considerado aprovado. 

A atualização do certificado é feita online, e tem um custo menor do que o primeiro certificado: R$ 363 para associados e R$ 436 para não associados. O curso de atualização deve ser concluído antes do vencimento do certificado, e é exigida a aprovação com o mínimo de 70% de aproveitamento.  

O curso de atualização também atende à regulamentação do Banco Central, que exige a certificação destes profissionais bem como a sua educação continuada. 

Para quem é a CEA?

A CEA certifica profissionais que atuam como assessores dos gerentes de conta de pessoas físicas, podendo indicar novos produtos de investimentos. 

Você pode realizar o exame para certificação CEA se você é:

  • Funcionário de uma instituição que segue o Código de Certificação da Anbima;
  • Funcionário de qualquer outra instituição financeira, mesmo que não tenham aderido ao código; 
  • Profissionais de órgãos públicos e autarquias;
  • Estudantes.

CGA

A CGA é voltada para gestores de recursos com poder para tomar decisões de investimentos.

A Certificação de Gestores (CGA) é aplicada em dois módulos. Cada módulo tem 60 questões, duração de três horas e mínimo de 70% de acertos exigidos para aprovação. O custo por módulo é de R$ 549 para associados e R$ 659 para não associados.

Existe, também, uma versão da certificação CGA voltada para profissionais que já possuem a certificação internacional CFA (Chartered Financial Analyst). 

Neste caso, é realizado apenas um exame, diferente dos aplicados na certificação de dois módulos. Ele possui 50 questões e tem duração de duas horas e meia, sendo também necessário 70% de acertos para aprovação. 

Para quem é a CGA?

O CGA é uma certificação voltada para gestores de recursos de terceiros. Na gestão, esses profissionais têm o poder de tomar decisões estratégicas, como compra e venda de ativos financeiros das carteiras de veículos de investimentos.

O exame CGA também pode ser aplicado para profissionais que possuem a certificação internacional. O teste, neste caso, traz questões diretamente relacionadas ao mercado nacional, complementando a certificação CFA. 

Por que ser um Assessor de Investimentos na XP?

O assessor de investimentos é o profissional que orienta para que seus clientes usem seu dinheiro de forma inteligente, focados nos próprios objetivos, sejam de curto, médio ou longo prazo. Com total autonomia, o assessor ajuda as pessoas a tomarem as melhores decisões na hora de investir. 

Mas, para se tornar um assessor de investimentos, você deve possuir no mínimo o Certificado Ancord, que não é pertencente à Anbima.

Ancord significa Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias. É a organização responsável por unir e representar as empresas do mercado de capitais e financeiro. Hoje, ela possui mais de 70 instituições financeiras.

Além disso, é importante que você escolha uma plataforma de investimentos transparente e confiável. A XP possui a plataforma mais recheada de produtos de investimentos do mercado.

Pioneira no segmento de Agentes Autônomos, a XP disponibiliza o uso de sua plataforma por assessores independentes. 

Invista na profissão do futuro: seja um assessor de investimentos da XP. Acesse o site para preencher o formulário, inscreva-se para o exame de certificação e realize os cursos preparatórios.

Conclusão

A Anbima representa a variedade de entidades que compõem o mercado financeiro nacional 

A Anbima é uma entidade relevante para o mercado financeiro nacional, já que representa a pluralidade dos agentes envolvidos no setor, dando voz às suas necessidades e frustrações e contribuindo para o amadurecimento e crescimento econômico e social. 

Através do seu compromisso de informar, educar, autorregular e representar, orienta para que profissionais e empresas cumpam com as normas e boas práticas estabelecidas, visando o fomento de negócios e o reconhecimento mundial.  

Com relevância no setor, a Associação é uma das maiores certificadoras de profissionais, oferecendo quatro modelos de certificados para uma atuação transparente e embasada em conhecimento. 

Atuar como assessor de investimentos é, também, abraçar a missão de difundir informações, colaborando para a educação financeira da população. Assim, é fundamental que o assessor esteja em constante aprendizado e evolução, acompanhando o mercado financeiro em seu dinamismo.

Quer continuar sua leitura? Então, confira os artigos sugeridos para você: 



Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.