Via Varejo (VVAR3): Resultados sólidos do 4T20 e em linha com nossas estimativas

Via Varejo reportou sólidos resultados referentes ao quarto trimestre de 2020 (4T20) em linha com nosso EBITDA (e acima do consenso em 16%) e acima da nossa estimativa de lucro devido a um impacto positivo de variação cambial (não caixa). Conforme antecipamos na nossa prévia, víamos VVAR como um destaque positivo, por termos estimativas acima do consenso, que foram materializadas. Mantemos nossa recomendação de Neutro e preço alvo de R$20,0 por ação para o fim de 2021 para VVAR.


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Via Varejo reportou sólidos resultados referentes ao quarto trimestre de 2020 (4T20) em linha com nosso EBITDA (e acima do consenso em 16%) e acima da nossa estimativa de lucro devido a um impacto positivo de variação cambial (não caixa). Conforme antecipamos na nossa prévia (link), víamos VVAR como um destaque positivo, por termos estimativas acima do consenso, que foram materializadas.

Esperamos uma reação positiva do mercado uma vez que a companhia entregou resultados acima do consenso e destacou diversas iniciativas a serem entregues em 2021 na frente operacional, logística e financeira que, ao nosso ver, devem gerar valor ao longo do tempo. Além disso, acreditamos que a forte adição de sellers nos dois primeiros meses do ano deve ser bem recebida pelo mercado. No entanto, é importante chamar atenção que devemos esperar pelos resultados das demais companhias do setor (BTOW/LAME dia 4/mar à noite e Magalu dia 8/mar à noite) para termos um melhor entendimento sobre a performance relativa da companhia.

Mas e daqui para frente?

A Via Varejo destacou diversas iniciativas no seu release de resultados a serem entregues em 2021 que, ao nosso ver, estão na direção correta e devem gerar valor ao longo do tempo. No entanto, continuamos a esperar um cenário competitivo bastante desafiador nesse ano (link), o que pode criar obstáculos nas entregas da companhia. Mantemos nossa recomendação de Neutro e preço alvo de R$20,0 por ação para o fim de 2021 para VVAR.

Destaques positivos:

  • Sólida performance online, com GMV total (1P+3P) crescendo 106% A/A, sendo +112% para 1P (estoque próprio) +84% para 3P (marketplace). Por enquanto não temos informações de nenhuma outra companhia da nossa cobertura, porém MELI (Mercado Livre) reportou um crescimento de 84% A/A de GMV total. Importante destacar que esse crescimento de MELI acelerou em relação aos +74% A/A no 3T20 enquanto VVAR desacelerou dos +219% A/A reportado no 3T20.
  • Ganho de participação de mercado em 2020, sendo +6,4 p.p. de acordo com a GfK (online core) e +4,0 p.p. de acordo com o portal Compre&Confie (online ampliado).
  • Forte adição de sellers no marketplace, tendo encerrado o ano com 10 mil lojistas ativos e hoje já contando com 15 mil lojistas na plataforma (+50% em dois meses).
  • Indicadores sólidos de serviços financeiros, com quase 2mn de clientes ativos no banQi, baixo custo de aquisição de cliente (CAC) em R$15,0, forte crescimento de TPV (volume de pagamentos transacionados) de +147% T/T, melhora na inadimplência para 5,7% no 4T20 (vs. 8,9% no 3T20), forte recuperação do crediário próprio com recorde de originação e em volumes e digitalização do crediário Casas Bahia.
  • Melhora na experiência do consumidor, evidenciada pelo aumento no NPS dos três canais digitais para 66-69 pontos e também da melhora da nota no Reclame Aqui vs. Jan/20.

Destaques negativos:

  • Queda na margem bruta de 1,1p.p. A/A, devido a uma maior participação do segmento online (46,6% da receita no 4T20 vs. 28,7% no 4T19). Porém, essa queda foi parcialmente compensada por um controle de despesas, levando a uma queda de apenas 0,5p.p. na margem EBITDA.
  • Desaceleração de vendas mesmas lojas T/T para +6,1% A/A (vs. +12,8% no 3T20), provavelmente muito explicado pelo aumento das restrições e casos de Covid-19 no 4T20.

Com a palavra, Marcella Ungaretti (ESG)

Por fim, na frente ESG, destacamos positivamente as informações divulgadas por parte da companhia, com destaque para:

(i) Ambiental: reforçando o compromisso da empresa em incorporar estrategicamente os conceitos da economia circular em suas operações, o número de coletores de eletroeletrônicos usados nas lojas da Via Varejo foi triplicado, chegando a um total de 400 no ano. Além disso, visando tornar seu consumo de energia mais verde, a Via Varejo contratou duas usinas solares que gerarão energia elétrica para 57 filiais no estado do Rio de Janeiro a partir de 2021, iniciativa essa que se complementa às já 79 lojas de Minas Gerais que são 100% abastecidas pela energia gerada pela usina solar mantida pela empresa no estado;

(ii) Social: a empresa já possui sólidos programas de gestão de colaboradores e diversas ações de fortalecimento das comunidades locais, e vemos de forma positiva o esforço recente da companhia na pauta de diversidade e inclusão, com diversas ações sendo realizada para reforçar o compromisso da Via Varejo com essa agenda;

(iii)Governança: conforme mencionamos anteriormente, vemos com bons olhos a reestruturação da gestão da Via Varejo ocorrida em meados de 2019 e reconhecemos que avanços foram feitos desde então – nesse sentido, destacamos tanto a indepência do conselho de administração da empresa, quanto também o anúncio de que o Código de Conduta Ética foi revisado, visando reforçar o compromisso da companhia com a diversidade e com o combate à violência de gênero e o assédio moral. Reforçamos nossa visão positiva em relação aos esforços da Via Varejo na agenda ESG e reconhecemos com bons olhos o nível de divulgação da empresa.

Os principais números do trimestre:

Fonte: XP Investimentos
Avaliação

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