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Lojas Americanas e B2W (LAME4 / BTOW3): sólidos resultados no 3T20 – ter tudo, toda hora e em qualquer lugar está valendo a pena

Lojas Americanas e B2W reportaram de novo fortes resultados no terceiro trimestre de 2020 3T20. As vendas do Universo Americanas (faturamento combinado da Lojas Americanas e da B2W) cresceram 31% A/A (vs. +24,8% A/A no 2Q20), principalmente puxado pela B2W. Os números vieram em linha com nossas estimativas para LASA mas vieram acima na B2W […]

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Lojas Americanas e B2W reportaram de novo fortes resultados no terceiro trimestre de 2020 3T20. As vendas do Universo Americanas (faturamento combinado da Lojas Americanas e da B2W) cresceram 31% A/A (vs. +24,8% A/A no 2Q20), principalmente puxado pela B2W.

Os números vieram em linha com nossas estimativas para LASA mas vieram acima na B2W e, portanto, esperamos uma reação positiva do mercado. Os principais destaques do resultado foram (i) a performance do canal omni, com vendas do O2O (online para offline) crescendo 96,4% A/A e 33% das vendas entregues em 24h, (ii) performance ainda forte do online, com o segmento de mercado sendo um driver importante, e (iii) forte crescimento no número de clientes com mais de um ponto de contato no Universo para 10 milhões vs. 6 milhões no 2T20 e vs. 45 milhões de clientes ativos no Universo Americanas.

Diversas iniciativas acontecendo. A LASA lançou seu serviço de assinatura “Americana Mais” nesse trimestre, oferecendo frete grátis, entrega rápida e benefícios em todas suas plataformas (lojas, app, e-commerce) para os clientes. Além disso, a empresa promoveu 30 lives para promover o “live commerce”, atingindo 200 milhões de visualizações. Finalmente, a Ame fortaleceu sua presença no segmento de meios de pagamento, lançando seu cartão digital e estendendo crédito ao consumo através de uma parceria com o Banco do Brasil. Dessa forma, o TPV (volume total de pagamentos) da companhia atingiu R$ 1,1 bilhão nos últimos 30 dias, +225% A/A.

Nós mantemos nossa recomendação de Compra para as ações da Lojas Americanas (LAME4), com um preço alvo de R$44,0 por ação no final de 2020. Nós também mantemos nossa recomendação Neutra para as ações da B2W (BTOW3), com um preço alvo de R$135,0 por ação no final de 2020.

Abaixo elencamos os principais destaques de cada um dos resultados.

Veja o calendário dos resultados trimestrais das empresas e não perca nenhum balanço


Lojas Americanas (LAME4): Vendas mesmas lojas +7,2% A/A para lojas de rua

Visão Geral: Os números

A receita líquida de Lojas Americanas atingiu R$ 2,6 bilhões no trimestre, + 2,4% acima de nossas estimativas, mas tendo apresentado uma queda de 1,3% na comparação anual (-2,5% no conceito mesmas lojas vs -6,2% XPIe).

O EBITDA ajustado atingiu R$ 597 milhões,1,2% acima das nossas estimativas, resultando em uma margem EBITDA estável em relação ao 2T19, atingindo 23,3% (vs. 23,6% XPIe). Por fim, o lucro líquido consolidado atingiu R$ 50 milhões (+ 3,5% A/A), ficando 12% abaixo de nossa estimativa devido a maiores despesas financeiras.

Principais destaques

  • Contínua resiliência em meio à pandemia: De acordo com a companhia, as lojas de rua que permaneceram abertas apresentaram um crescimento no conceito mesmas lojas de +7,2% A/A no trimestre (-25,2% para lojas de shopping), em parte impulsionado pelas iniciativas de multicanalidade e ajuste de sortimento de produto nas lojas;
  • Omnicanalidade: No período, as iniciativas de integração das operações física e online do grupo atingiram vendas online (GMV) de R$ 1,1 bilhão (+ 96,4% A/A). Além disso, nesse trimestre, as iniciativas representaram 15,2% das vendas de lojas físicas (vs. 17% no 2T20 e 10% no 1T20).
  • Capital de Giro: No trimestre, o ciclo de caixa melhorou 34 dias A/A, impulsionado por uma melhor integração físico-digital. 

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B2W (BTOW3): Espere, mas e a reabertura? Vendas online crescendo 56% A/A

Visão Geral: Os números

As vendas online (GMV) da empresa atingiram R$ 7,3 bilhões no trimestre (+56% A/A), em linha com nossas estimativas. No entanto, a receita líquida de R$ 2,7 bilhões ficou 6% acima de nossas estimativas (+ 56% A/A), uma vez que o crescimento das vendas diretas (1P) foi mais forte que o nosso, de +58,5% A/A (vs. XPIe + 47,7%).

Apesar da maior contribuição de vendas no 1P, a B2W reportou uma margem EBITDA de 9,5%, acima de nossa estimativa de 9,0%, e 0,4 p.p. acima do ano anterior. Com isso, o EBITDA de R$ 252 milhões ficou 12% acima das nossas estimativas e 13% acima do consenso.

Por fim, o prejuízo líquido reportado de R$ 37 milhões foi melhor do que o nosso projetado de -R$ 60 milhões.

Principais destaques

  • Acelerando as vendas apesar da reabertura: A B2W conseguiu sustentar os níveis de vendas em um ritmo forte, suportado principalmente pelos 20,8 milhões de clientes ativos e também pela expansão geral do sortimento, adicionando 10 mil novos vendedores à plataforma no trimestre e oferecendo 56,4 milhões de itens (SKUs).
  • Americanas Mercado: alcançou a maior categoria em termos de itens vendidos, o que deve contribuir para o aumento da frequência de compras.
  • Ganho de Market share: as vendas online (GMV) cresceram 53% A/A enquanto o mercado cresceu 46%, de acordo com a Ebit/Nielsen.
  • Logística: as entregas feitas no mesmo dia pela LET’S (operação de logística do grupo) atingiram 33% do total, frente à meta da empresa de 50% até 2022.

Confira os nossos comentários sobre os demais resultados desse trimestre

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