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Localiza (RENT3) ou Movida (MOVI3)? Gestor defende que “esse é o setor para ter nesse cenário”

Um time de analistas e gestores se reúne para mostrar quais as vantagens de cada uma das ações

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O setor de aluguel de carros está passando por mudanças estruturais nos últimos anos – fatores como o crescimento de motoristas de aplicativo, além de aumentar a demanda pelo setor, impulsionaram uma mudança cultural de comportamento, tornando clientes cada vez mais adeptos à modalidade de aluguel.

No terceiro painel do Super Clássicos da Bolsa 2022, abordamos duas das principais empresas do setor: Localiza (RENT3), com opinião de Lucas Barreto, da Miles Capital, e Movida (MOVI3), cuja tese foi detalhada pelo Eduardo Morais, da Claritas, com mediação de Pedro Bruno, Analista de Transportes e Co-Head de Equity Research XP, Marcella Ungaretti, Head de Research ESG.

Tem uma outra característica, que eu acho as vezes a gente não percebe: ganho de escala. O negócio dessas empresas não é carro, é alocação de capital.

Eduardo Morais, Claritas

Localiza líder do setor; Movida crescendo a um valuation descontado

Para sustentar a tese de investimentos em Localiza, Lucas destaca a visão positiva com o setor como um todo. O analista comenta estar otimista com a demanda, tanto do lado do RaC (‘Rent-A-Car”, ou aluguel para o varejo), quando do lado de aluguel de frotas para as empresas. Ele complementa que do lado de oferta de carros, vê que o pior já passou, e que o mercado está em um ponto de inflexão. Esta visão construtiva é alinhada com a liderança da empresa no setor, além das sinergias esperadas após a fusão da companhia com a Unidas.

Eduardo, da Claritas, concorda com a visão setorial otimista. Contudo, o gestor defende o posicionamento em Movida atualmente, baseado principalmente em níveis de valuation – a empresa negocia hoje em cerca de ~6,5x P/L (preço/lucro), o que ele afirma estar abaixo do seu valor de reposição, e em um desconto que este considera excessivo em comparação às outras empresas do segmento.

Estratégias opostas frente ao choque de oferta de carros

Pedro Bruno, em nome da XP, ressalta três pontos-chave para o setor atualmente: (i) a reprecificação dos produtos, após a subida de preço dos carros; (ii) o choque de oferta por conta de problemas na cadeia de suprimentos; e (iii) o desafio de crescimento para as empresas nesse novo patamar de tarifas.

Quanto ao primeiro ponto, os participantes concordam que não há como as empresas fugirem do repasse de preços (que inclusive, já vem implementando). Do lado da oferta de carros, contudo, as empresas executaram estratégias diferentes: a Localiza optou por reduzir as compras de carros, aumentando consequentemente sua idade de frota, enquanto a Movida acelerou a compra no início da crise, quando os preços estavam controlados ainda. Os participantes destacam vantagens em ambos os posicionamentos: enquanto a Localiza aprendeu a operar com a frota mais velha e a ter maior flexibilidade na desativação da frota, Eduardo vê que a Movida comprou carros “no hora certa”, fazendo com qualidade e conseguindo fechar o distanciamento em tamanho de frota que tinha com as concorrentes.

Quanto ao terceiro ponto, do desafio de crescimento de receita das empresas, Lucas destaca a resiliência do setor (principalmente enquanto o substituto, a compra de veículos, está em um patamar pior, enquanto Eduardo lembra outras avenidas de crescimento da Movida, que podem contrabalancear a elasticidade da demanda.

Além dos pontos mencionados, também foi abordada a questão dos Seminovos, que trouxe uma rentabilidade atípica para as companhias recentemente, além da valorização da frota atual. Em linha com a visão da XP, os participantes entendem que a normalização dos preços dos veículos não é o melhor cenário para essa linha de negócios das companhias, mas que podem haver benefícios disto como um valuation mais comparável entre as empresas e o ganho de escala.

Sob a perspectiva ESG, ambas as empresas são referência

Do lado ESG, as duas empresas possuem iniciativas que ganham destaque mesmo junto a outros setores. Movida, por um lado, é uma das poucas empresas brasileiras com a certificação de Empresa B e passou por uma reestruturação societária junto grupo Simpar, garantindo maior transparência das suas operações e, de acordo com Eduardo, sempre colocando o interesse dos investidores minoritários em pautas. Adicionalmente, a Localiza possui práticas ambientais como a mensuração e neutralização de todas as emissões de GEE nos escopos 1 e 2 (emissões diretas e indiretas), e está trabalhando para neutralizar as emissões de toda sua cadeia (escopo 3).

Desafios do setor de locação de carros

Por fim, foram pontuados os riscos para o setor. Em primeiro lugar, os gestores defendem a continuidade dos gargalos na linha de produção de automóveis e da restrição de oferta. Como um risco secundário, eles falam do risco de execução da Localiza em seu processo de fusão com a Unidas.

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