Você sabe o que são Fundos de Fundos? Os Fundos de Fundos (FoF’s) são uma categoria de fundos de investimento que possuem como principal característica aplicar seus recursos em outros fundos de investimento. Assim, ao investir em um fundo de fundos você está investindo em uma carteira de fundos com diversos gestores, selecionada com o objetivo de seguir determinada estratégia dentre as classes de Renda Fixa, Multimercados ou Renda Variável.
Assim como nas outras categorias de fundos, os FoF’s também contam com um gestor profissional, responsável pela escolha dos fundos investidos e pelos percentuais que serão alocados em cada uma das assets escolhidas para compor a carteira.
Para que fique mais fácil entender a diferença entre os FoF’s e outras categorias de fundos de investimento, pense na seguinte comparação: um gestor de fundos de investimento é um chef de restaurante, responsável por escolher os pratos e o menu que vai servir aos seus clientes (no caso da nossa comparação, os pratos escolhidos são os ativos que compõem a estratégia do fundo). Da mesma forma, nessa comparação, o gestor de um FoF é um crítico gastronômico responsável por um guia dos melhores restaurantes da cidade, escolhendo os diferentes estabelecimentos que vão fazer parte de sua seleção de melhores restaurantes (neste caso, os restaurantes que estão dentro do guia do crítico são os fundos que compõem a carteira do FoF).
FoF’ e modernização da legislação de previdência
O funcionamento dos FoF’s na Previdência Privada é semelhante ao da indústria de fundos de investimento tradicionais, com a diferença que ao invés de investir diretamente no fundo previdenciário, antes de escolher o FoF no qual seu recurso será investido, o investidor precisará decidir também sobre qual o Tipo de Plano (PGBL ou VGBL) e Tipo da Tributação (Tabela Progressiva ou Tabela Regressiva) do plano que está sendo criado.
Para saber mais sobre como funcionam os planos de Previdência Privada, clique aqui
O mercado de previdência passou por algumas mudanças em sua legislação nos últimos anos que tornaram o investimento através de FoF’s mais atrativo. De forma geral, a modernização da legislação de previdência dos últimos anos teve como principal foco a aproximação das regras de investimento de previdência com os fundos de investimento 555 e passou a possibilitar que os fundos de previdência façam investimentos mais diversificados e eficientes dentre as classes de ativos disponíveis.
Confira abaixo as principais mudanças nas regras de investimento da previdência nos últimos anos:
Com as mudanças dos últimos anos, não só os investidores passaram a contar com uma variedade muito maior de produtos, mas os próprios gestores foram beneficiados por poderem investir em produtos ou classes de ativos antes restritos. No caso dos FoF’s, o principal benefício que as mudanças na legislação trouxeram é resultado do grande aumento do número de gestores independentes com estratégias de previdência, possibilitando a alocação em assets que antes não podiam ser acessadas através de FoF’s previdenciários.
Tipos de FoF’s:
Os FoF’s podem ser divididos em duas categorias:
FoF’s Vértice:
São fundos de fundos que possuem como objetivo sintetizar o investimento em uma classe de ativos, tais como: Renda Fixa, Renda Variável e Multimercado.
Para ficar mais claro, pense na seguinte comparação: você precisa montar um prato de comida que seja bem variado, mas que só pode ser composto por legumes. Nesta comparação, os alimentos que você coloca em seu prato podem ser os mais variados possíveis dentro desta categoria, mas precisam ser legumes. Desta forma, você terá um prato bem variado contendo diferentes alimentos (alface, abobrinha, pepino, beterraba etc…), mas ainda estará com alimentos da mesma categoria. No universo de FoF’s, o tipo do alimento (legumes) seria o equivalente à classe e os alimentos escolhidos (alface, abobrinha, pepino, beterraba etc…) seriam os diversos fundos disponíveis dentro daquela classe de investimento.
Com isso, ao aplicar em diferentes vértices, você aplicará em uma opção extremamente diversificada dentro daquela classe de investimento, simplificando a gestão da sua carteira.
FoF’s Alocação:
São fundos de fundos que, dentro de sua carteira, possuem a exposição a diversas classes de ativo, de acordo com a alocação que o gestor do FoF julga adequada às condições econômicas e oportunidades naquele momento. Os fundos de fundos de alocação buscam, portanto, investir em uma variedade de combinações das diferentes estratégias como forma de conseguir a melhor relação entre risco e retorno.
Para ficar mais claro, pense na seguinte comparação: você precisa montar um prato de comida que seja bem variado e pode escolher todos os alimentos possíveis. Nesta comparação, você pode montar um prato bem variado contendo diferentes alimentos (alface, arroz, feijão, carne etc…), sem restrições de categoria, buscando a melhor combinação destes alimentos. No universo de FoF’s, os alimentos seriam os diferentes fundos do mercado, de diferentes classes de ativos, utilizados para compor a carteira do FoF (prato de comida).
Com isso, o FoF de alocação busca sempre rebalancear sua carteira para investir nos fundos das diversas categorias possíveis, de acordo com o cenário que o gestor enxergar para o mercado em cada momento.
Vantagens de um FoF de Previdência
Acesso a diversos veículos, sem precisar investir altos valores
A partir de R$5.000,00 você pode contar com uma seleção dos melhores gestores e estratégias descorrelacionadas, sem que tenha de investir o mínimo necessário para aplicação em cada um dos fundos. Confira abaixo um exemplo prático da diferença entre acessar diversas estratégias através de um FoF ou acessando diretamente os veículos através de planos:
Possibilidade de aplicar em fundos fechados ou com mínimos mais altos
Ao investir seus planos de previdência em FoF’s, você pode acessar veículos que já se encontram fechados para investidores diretos, aplicar em fundos para Investidores Qualificados (dentro do limite permitido pela regulamentação) sendo Investidor em Geral e até investir em veículos restritos que raramente estão disponíveis para investimento.
Diminuição da volatilidade da carteira
Por serem compostos por fundos diferentes e descorrelacionados, os fundos de fundos possuem o chamado Efeito Portfólio, efeito que diminui a volatilidade da carteira do fundo sem que haja prejuízo para o retorno. Além de ajudar a diminuir o risco da carteira, a descorrelação dos fundos de fundos contribui para que, em momentos de estresse de mercado, o FoF tenha proteções para seu portfólio.
Praticidade no controle de seus investimentos
Ao realizar seus investimentos através de FoF’s, você simplifica o acompanhamento de sua carteira e torna mais prática a alocação de seus recursos, pois poderá fazer suas aplicações, portabilidades e resgates a partir de menos fundos.
Maior liquidez
Os fundos de fundos costumam ter prazos de cotização e liquidação de resgate mais curtos que as outras categorias de fundos de investimento. Desta forma, caso você deseje realizar uma realocação dos recursos de seus planos de previdência para outro produto (portabilidade), é possível concluir o processo com prazos menores e com a praticidade de já ter seus investimentos consolidados em um único fundo.
Estrutura de custos
Apesar de tanto o FoF como os fundos investidos terem taxa de administração, existe um mecanismo chamado Reversão de Rebate de Taxa de Administração e Performance, que dilui esse custo. Portanto, quando a alocação é feita via FoF, parte das taxas dos fundos investidos (rebate) deve ser devolvida ao fundo investidor, deixando o custo final do fundo bastante próximo ao de produtos de características semelhantes, mas de outras categorias.
Equipe dedicada à análise das gestoras
Além de contar com toda a expertise das gestoras que compõem o FoF, você possui um time especializado na gestão do fundo que está constantemente em contato com as gestoras e acompanhando diariamente as estratégias investidas. Desta forma, o FoF funciona como um segundo filtro de seleção para as estratégias do mercado, monitorando indicadores de correlação e buscando alocar em fundos que o gestor acredita que podem contribuir efetivamente para que o FoF gere retornos com diversificação para seus investidores.
Assim como outras categorias de fundos de investimento, os FoF’s também possuem um horizonte de investimentos, com a diferença de que o horizonte de investimento de um FoF está diretamente ligado com as estratégias em que ele investe. Desta forma, quanto maior for a complexidade e o risco das estratégias contidas dentro de um fundo de fundos, maior será seu horizonte de investimento.
Benefícios da Previdência
É importante lembrar que os benefícios da Previdência Privada não se limitam somente ao fundo investido, mas também ao tipo do plano escolhido e à tributação daquele plano.
Confira abaixo algumas das principais vantagens do produto de previdência:
- Isenção do pagamento de come-cotas.
- Uma das menores alíquotas de todos os investimentos no longo prazo (caso o plano seja tributado pela tabela regressiva e após 10 anos).
- Horizonte de investimento de Longo Prazo, compatível com ativos de maior risco.
- Ausência de pagamento de imposto na troca de plano (portabilidade)
- Possibilidade de pagamento de menos imposto ao se investir em planos PGBL (confira aqui os requisitos para realizar a dedução do valor investido em PGBL do seu IR).
- Possibilidade de conversão da reserva em renda para aposentadoria.
Confira aqui todos os fundos de Previdência distribuídos através da XP.
Quer saber mais sobre Previdência Privada? Acesse nossos conteúdos:
Para se aprofundar mais em Previdência Privada, clique aqui
Para entender quais os custos de um plano de Previdência, clique aqui
Para saber maiores detalhes de quais rendimentos são consideradas como renda tributável para o cálculo da dedução de planos PGBL, clique aqui
Para saber quais os tipos de renda de um plano de previdência, clique aqui
Para entender alguns dos termos do mundo de Previdência, clique aqui
Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!