XP Expert

Enauta realiza aquisições e pode dobrar a sua capacidade produtiva

No dia 21 e 25 de dezembro, a Enauta anunciou ao mercado a aquisição dos campos Uruguá e Tambaú, e da plataforma FPSO. Quatro dias depois a Companhia também anunciou a aquisição da participação em campos do Parque das Conchas. Saiba mais.

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Nos dia 21 e 25 de dezembro, a Enauta Participações S.A. (“Enauta” ou “Companhia”) anunciou ao mercado, via fato relevante, três transações visando expandir o seu negócio: (i) a aquisição de 100% dos campos de petróleo e gás de Uruguá e Tambaú, incluindo a infraestrutura de escoamento de gás que os conectam até o campo de Mexilhão, pelo total de USD 48,5 milhões; (ii) a aquisição a plataforma FPSO Cidade de Santos pelo total de USD 10 milhões, localizada na mesma região de produção e diretamente relacionada à aquisição dos campos de Uruguá e Tambaú; e (iii) a aquisição de uma participação de 23% no Parque das Conchas por um montante final de USD 150 milhões. Em nossa visão, com as aquisições destes ativos, a Enauta deve conseguir diversificar sua produção e reduzir a sua dependência em relação ao Campo de Atlanta. Além disso, visualizamos, neste momento, uma alavancagem dentro do limite do seu covenant de 2,5x.

Sobre as aquisições

– Uruguá e Tambaú

Ao todo, as aquisições divulgadas no dia 21 de dezembro (itens “i” e “ii”) somam USD 58,5 milhões. Do montante, cerca de USD 10,3 milhões foram desembolsados na assinatura do contrato, e o saldo restante deve ser quitado no momento do fechamento do negócio. Além disso, a aquisição dos campos Uruguá-Tambaú prevê até USD 25 milhões contingentes a eventos relacionados ao desenvolvimento dos ativos e à cotação futura do preço do petróleo.

Segundo a Companhia, a produção dos campos adquiridos ocorre via plataforma FPSO Cidade de Santos, que possui capacidade de 25 mil barris de petróleo e de 10 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Nos últimos cinco anos, a produção média dos ativos foi cerca de 7,4 mil barris de óleo equivalente por dia (boe/dia). Além disso, as concessões possuem prazo de vencimento em 2032.

– Parque das Conchas

No dia 25 de dezembro, a Enauta informou a compra da totalidade da participação de 23% detida pela QatarEnergy Brasil Ltda. nos campos de petróleo de Abalone, Ostra e Argonauta, que formam o Parque das Conchas na Bacia de Campos. As participações remanescentes dos campos são divididas entre a Shell (50%) e a ONGC (27%).

Ao todo, a transação tem o valor de USD 150 milhões, sendo USD 15 milhões desembolsados na assinatura e o restante será pago em três parcelas, após a aprovação pelas autoridades.

A produção atual dos campos é de 35 mil boe/dia e os contratos de concessão têm vigência até 2032. Segundo a Companhia, a transação está alinhada à sua estratégia de portfólio, a qual busca retornos ajustado a riscos, opcionalidades de crescimento e eficiência na alocação de capital.

Ambas as transações estão sujeitas a condições precedentes, em especial à capacidade operacional das plataformas, bem como à aprovação do Conselho de Administrativo de Defesa Econômica (CADE), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), dentre outros.

Visão do Research Renda Fixa XP

Em nossa visão, um dos principais pontos de risco da Enauta era a sua característica de monoativo, conforme destacado em nosso relatório. Desta forma, com a aquisição (i) dos campos de petróleo e gás de Uruguá-Tambaú; e (ii) da participação de 23% no Parque das Conchas na Bacia de Campos, a Enauta traz uma diversificação positiva à sua produção, reduzindo a sua dependência em relação ao Campo de Atlanta.

Adicionalmente, a inclusão de novos ativos ao portfólio da Companhia deve contribuir tanto para um aumento potencial de produção quanto para a geração futura de caixa operacional. Considerando a produtividade média atual da Enauta de 15 mil boe/dia (desconsiderando a falha nos sistemas de bombeamentos no 3T23) e a participação da Companhia em cada ativo, as novas aquisição têm o potencial de aumentar a produção da Enauta em aproximadamente 100%, ou seja, de dobrar a sua capacidade.

Do ponto de vista financeiro, o volume total das aquisições corresponde a USD 208,5 milhões. Somado a este montante, destacamos o volume de investimentos que a Enauta planeja realizar até o final de 2024, em torno de USD 400 milhões (conforme destacado em sua divulgação de resultados do 3T23).

Ao final do 3T23, a posição de caixa da Companhia era de USD 415 milhões. Além disso, a sua geração de caixa operacional nos últimos anos foram de aproximadamente USD 150-200 milhões por ano, em média, o que aparenta ser suficiente para suportar tais investimentos.

Além disso, de acordo com as projeções da S&P global publicado em 15 de dezembro (portanto, não consideram as aquisições mencionadas neste relatório), a operação da Enauta pode se beneficiar de maior produção diária, a qual deve ser suficiente para suportar os investimentos planejados para os próximos dois anos, uma vez que a agência espera uma geração de caixa operacional em torno de USD 410 milhões e USD 1.100 milhões para 2024 e 2025, respectivamente.

Acerca da alavancagem (medida por Dívida Líquida/EBITDA), realizamos uma simulação adicionando na Dívida Líquida, na mesma proporção, (i) o valor pago na assinatura dos contratos (USD 25,3 milhões); e (ii) o custo total dos ativos adquiridos (USD 208,5 milhões).

Assim, o indicador de endividamento simulado subiria de 0,3x para 0,5x em um primeiro momento, e atingiria 1,7x na conclusão dos contratos, ainda com folga em relação ao seu covenant de ≤ 2,5x. Destacamos que a cláusula se refere apenas à limitação para tomada de novas dívidas (ou seja, seu descumprimento não implica em vencimento antecipado das dívidas). Vale mencionar que a dívida da Enauta é alongada, com prazo médio de 4,9 anos, e só terá seu 1º vencimento em 2026, o qual deverá ser coberto por geração de caixa.

  • De uma forma conservadora, consideramos na simulação tanto os valores já desembolsados no momento da assinatura, quanto os valores previstos a serem pagos no fechamento da operação. Ademais, utilizamos o câmbio de R$ 4,86/USD para todos os cálculos apresentados.

Assim, apesar do risco natural intrínseco a movimentos de aquisição (integração e encontro de sinergias operacionais), do ponto de vista financeiro, as transações anunciadas não devem afetar de forma significativa as métricas de crédito da Companhia, além de trazerem o potencial de ampliar a produção e a geração de caixa da Enauta.

Fontes

Enauta RI – Aquisição dos campos de Uruguá-Tambaú

Enauta RI – Aquisição do FPSO

Enauta RI – Aquisição da participação no Parque das Conchas

Veja mais

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “XP”) tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como sendo material promocional, solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados.
Os instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.