XP Expert

Desktop tem 53% do aumento de capital subscrito e abre rateio de sobras; As principais notícias de Tecnologia e Telecom | Janeiro

Criamos este relatório com notícias do setor de Tecnologia e Telecomunicações que complementam nossos comentários publicados no Morning Call e garantem que você comece o dia informado.

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Tecnologia e Telecomunicações da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo falam sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.

Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que têm impactos diretos ou indiretos no nosso setor; e (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada com os preços de todas as sextas-feiras de cada semana; (iii) Nossos últimos relatórios publicados.

Cobertura Tecnologia e telecomunicações

Fonte: XP

Quer receber esse conteúdo por e-mailClique aqui e se inscreva na nossa mailing.

Terça-feira, 31 de Janeiro

Destaques do dia

  • Com 5G, venda de smartphones pode ter em 2023 primeira alta em seis anos (O Globo);
  • Desktop tem 53% do aumento de capital subscrito e abre rateio de sobras (Teletime);
  • Claro anuncia 5G em mais 38 cidades do País (Mobile Time).

Tecnologia

Bolsas de NY recuam à espera de decisão do Fed sobre juros e de balanços de tecnologia (Valor). 

O índice Dow Jones fechou em queda de 0,77%, a 33.717,090 pontos, o S&P 500 cedeu 1,30%, a 4.017,77 pontos, e o Nasdaq baixou 1,96%, a 11.393,81 pontos

Dólar mais fraco dá impulso às ações de tecnologia do Nasdaq (Valor). 

Dólar se desvalorizou cerca de 11% em relação a uma cesta das principais moedas desde um pico de duas décadas alcançado em setembro

Lucro operacional da Samsung recua 69% no quarto trimestre em base anual (Valor). 

Ventos contrários na economia global abateram a demanda por semicondutores e smartphones – as duas principais fontes de receita da empresa

‘Crash’ histórico em chips de memória ameaça lucros do setor (Valor). 

Há excesso de chips nos depósitos, clientes têm reduzido pedidos e os preços dos produtos despencaram

Com 5G, venda de smartphones pode ter em 2023 primeira alta em seis anos (O Globo).

Expansão de nova tecnologia e lançamento de fabricantes podem ajudar mercado brasileiro a alcançar 36 milhões de smartphones comercializados até dezembro

Telecomunicações

Claro anuncia 5G em mais 38 cidades do País (Mobile Time). 

A Claro anunciou nesta segunda-feira, 30, a expansão de sua rede 5G para mais 38 cidades de dez estados do Brasil. São regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e municípios da Baixada Santista, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Tocantins.

Desktop tem 53% do aumento de capital subscrito e abre rateio de sobras (Teletime). 

Realizando um aumento de capital, a provedora regional Desktop divulgou resultados do período de preferência para acionistas participarem da operação. Do máximo de 33,3 milhões de novas ações com emissão prevista, 17,6 milhões (ou 53%) foram subscritas na etapa.

Cielo quer estender por mais 3 anos a migração de chips da Oi móvel (Telesíntese). 

Cielo aponta dúvidas em relação ao funcionamento contínuo das maquininhas PoS, utilizadas por comerciantes em todo o Brasil, e pede à Anatel mais prazo para operadoras transferirem clientes da Oi Móvel. Ao Tele.Síntese, diz que mesmo sem postergação, já começou a trocar SIM Cards e que nenhum cliente será afetado.

Ran sharing, exploração industrial e roaming serão as estrelas no novo PGMC (Telesíntese). 

O novo PGMC da Anatel  dará especial atenção à telefonia móvel e formas de compartilhamento do espectro, como ran sharing, exploração industrial e roaming

Open RAN pode ter 20% do mercado em 2027; América Latina engatinha (Teletime). 

A adoção da arquitetura aberta e interoperável para redes de acesso em rádio (o chamado Open RAN) em grandes mercados globais está influenciando as previsões para o segmento – que pode atender por 15% a 20% do mercado RAN em 2027, segundo a consultoria Dell’Oro.

Segunda-feira, 30 de Janeiro

Destaques do dia

  • Adriana Viali deixa a Oi Soluções (Teletime);
  • Governadores sobem teto do ICMS para reaver perdas (Valor);
  • E-commerce registrou 2,5 bilhões de acessos em dezembro, mostra pesquisa (e-commerce Brasil).

Tecnologia

E-commerce registrou 2,5 bilhões de acessos em dezembro, mostra pesquisa (e-commerce Brasil)

Depois de um pico de tráfego no e-commerce brasileiro em novembro, por ocasião da Black Friday, o setor registrou baixa em dezembro — embora este também seja um mês esperado pelos lojistas por causa das compras de Natal. Na comparação mensal, houve queda de 4,7% nas visitas únicas entre as plataformas do comércio eletrônico, somando 2,5 bilhões de acessos no mês.
 
Akamai: sofrer um ataque cibernético é questão de tempo (Telesíntese). 

Helder Ferrão, gerente da empresa do setor de soluções de segurança, afirma que negócios em destaque são o principal alvo de hackers, que também usufruem dos avanços tecnológicos, como o 5G.

Telecomunicações

Governadores sobem teto do ICMS para reaver perdas (Valor). 

Alíquota base do tributo sobre para em média 22%, mas não compensa perda de receita com corte do imposto em combustível, energia e comunicação, dizem secretários de Fazenda

5G terá jogos em nuvem e experiências imersivas no Brasil, mas há desafios (Mobile Time). 

Entre as muitas aplicações vistas como propulsoras do 5G estão os jogos eletrônicos. De acordo com uma pesquisa feita pela Amdocs nos Estados Unidos e América Latina com 1,3 mil pessoas em 2022, a quinta geração das redes móveis é vista com bons olhos pelos gamers.

Adriana Viali deixa a Oi Soluções (Teletime). 

A Oi comunicou nesta sexta-feira, 27, a saída de Adriana Coutinho Viali. Ela atuava como vice-presidente e head da Oi Soluções, braço corporativo da operadora, e estava na companhia há cinco anos. Entra no lugar de Viali o diretor de vendas da área, Marcelo Leite, que entra na equipe executiva reportando diretamente ao CEO, Rodrigo Abreu.

Oi: Roberto Guenzburger também deixa a operadora (Teletime). 

Além da saída de Adriana Viali, outro executivo de receitas, desta vez para o consumidor final, está deixando a Oi neste final de janeiro. Trata-se de Roberto Guenzburger, que atuava como diretor das áreas de Consumidor e Empresarial na companhia e liderava o negócio de fibra até a residência (FTTH), sendo responsável pelos times de marketing, pós-venda e planejamento da Fibra. 

Anatel cria força tarefa para apurar a queda da qualidade do 4G (Telesíntese). 

Desde outubro do ano passado, a agência começou a constatar aumento das reclamações contra o serviço móvel, que podem ser atribuídas à migração dos usuários da Oi para as demais redes. Mas a força-tarefa vai apurar em detalhes o que está acontecendo.

Sexta-feira, 27 de Janeiro

Destaques do dia

  • Veja quanto as Americanas devem às operadoras de telecom e fabricantes de aparelhos (Teletime);
  • Acionistas da Oi pedem destituição do conselho da operadora (Teletime);
  • Telecom Italia desiste de vender TIM e busca acordo na Europa (Valor).

Tecnologia

Remessas globais de smartphones têm maior queda da história no 4º tri de 2022 (Telesíntese). 

Dados preliminares da IDC apontam que envios de aparelhos às lojas caíram 18,3% entre outubro e dezembro do ano passado; líderes de mercado frearam as produções

Tivit completa cisão de negócios de ‘data center’ (Valor)

A Tivit anunciou nesta quinta-feira que completou a cisão das suas operações de infraestrutura de servidores de dados (“data centers”). A nova empresa, que vai levar o nome de Takoda, surge como forma de dar foco maior e impulsionar investimentos de uma linha de negócios que ficava “escondida” dentro da multinacional de tecnologia.

Stripe contrata bancos para IPO, mas decisão deve sair só em 2024 (Neofeed). 

O Goldman Sachs e o J.P. Morgan vão avaliar se há condições para uma listagem direta da fintech, uma das mais valiosas dos Estados Unidos

Telecomunicações

Acionistas da Oi pedem destituição do conselho da operadora (Teletime). 

Um grupo de acionistas da Oi solicitou à operadora a realização de uma Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre uma eventual destituição do conselho de administração da tele. A solicitação – formulada pelos acionistas Tempo Capital, Victor Adler e Vic DTVM – foi comunicada ao mercado nesta quinta-feira, 26.

Veja quanto as Americanas devem às operadoras de telecom e fabricantes de aparelhos (Teletime).

Com recuperação judicial iniciada após a revelação de inconsistências contábeis que levaram a dívida da companhia para mais de R$ 40 bilhões, as Americanas publicaram uma extensa lista de credores que também conta com empresas do setor de telecomunicações.

Entidades reforçam pedido para que Justiça entre no debate sobre zero-rating na telefonia móvel (Teletime). 

Nesta quinta-feira, 26, representantes da Coalizão Direitos na Rede (CDR) fizeram reunião com representantes do Ministério da Justiça e Secom para discutir os modelos e negócios de franquias na telefonia móvel praticado pelas operadoras. As entidades já haviam entrado formalmente com um pedido nesse sentido ao Ministério da Justiça.

Telecom Italia desiste de vender TIM e busca acordo na Europa (Valor). 

Depois de desistir de uma possível venda da TIM no Brasil, a Telecom Italia intensificou as negociações com o governo italiano sobre a venda de sua rede fixa em casa para tentar diminuir seu endividamento de € 20 bilhões, disseram pessoas familiarizadas com o assunto

Quinta-feira, 26 de Janeiro

Destaques do dia

  • Metaverso, inteligência artificial e internet das coisas são desafios para cibersegurança (Valor);
  • Conexis: dez das 26 cidades com mais de 500 mil habitantes não têm leis adequadas para o 5G (Mobile Time);
  • HC testa cirurgia remota com rede 5G (Valor).

Tecnologia

Cibercriminosos do Brasil buscam protagonismo em fraudes bancárias (Valor). 

Enquanto cibercriminosos de carteirinha globais se focam no ransomware – bloqueio de informações liberadas mediante resgate – os brasileiros aproveitaram para mirar o protagonismo em fraudes bancárias além das terras nacionais.

Metaverso, inteligência artificial e internet das coisas são desafios para cibersegurança (Valor). 

Ameaças explorando o metaverso, tanto em evoluções de perigos já existentes como em novidades, e o uso de sistemas de inteligência artificial mais avançados aparecem como alguns dos aliados de criminosos digitais para o futuro.

HC testa cirurgia remota com rede 5G (Valor). 

Engenharia e medicina caminham muito bem juntas. Melhor ainda quando em alta velocidade. Testes com frequência de 5G realizados no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), uma unidade do Hospital das Clínicas, provaram que já é possível fazer cirurgia remota com o uso dessa tecnologia.

Telecomunicações

Hughes vai usar constelação de satélites de baixa órbita (Valor).

Por meio de uma parceria com a britânica OneWeb, a americana Hughes passa a oferecer no país a partir do segundo semestre um serviço de comunicação via satélite de baixa latência (com baixo tempo de resposta) voltado ao mercado corporativo. 

Conexis: dez das 26 cidades com mais de 500 mil habitantes não têm leis adequadas para o 5G (Mobile Time). 

Das 26 cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes dez não possuem uma regulamentação preparada para otimizar a instalação das infraestruturas necessárias para o 5G. O estudo feito pela Conexis Brasil Digital com base em dados do Conecte 5G – projeto das operadoras com o intuito de divulgar informações sobre o 5G – aponta que esses municípios precisam de uma nova legislação para adequar e permitir a expansão de antenas.

Claro inaugura três usinas solares em RN e SP (Mobile Time). 

A distribuidora francesa GreenYellow entregou três usinas solares para a Claro nesta quarta-feira, 25. Com capacidade de 14,2 megawatt-pico (MWp), as usinas ficam nas cidades de Macaíba (RN), Barra do Jacaré e Ouro Verde (SP). A iniciativa faz parte do plano de uso de fontes renováveis na Claro, o Energia da Claro, que possui 70 usinas responsáveis por abastecer 20 mil unidades consumidoras e atender 60% das antenas da operadora.

Juscelino Filho cobra melhorias dos serviços 4G e 5G junto às operadoras (Mobile Time). 

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, cobrou nesta quarta-feira, 25, melhorias dos serviços 4G e 5G no País ao receber os representantes de Conexis e das empresas de telecomunicações Algar, Claro, Oi, Telefônica (Vivo), Sercomtel e TIM.

Anatel e CDR discutem ecossistema digital e agenda de telecomunicações (Teletime). 

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, recebeu nesta quarta-feira, 25, representantes da Coalizão Direitos na Rede (CDR). A reunião reflete uma política da Anatel de abrir diálogos com diversos setores da sociedade sobre tema relativos à agenda de telecomunicações e transformação digital.

Quarta-feira, 25 de Janeiro

Destaques do dia

  • Vivo assume posto de 5G mais rápido; Claro vence na média das tecnologias (Teletime);
  • Na contramão do mercado, Totvs mostra fôlego para novos M&As em 2023 (Neofeed);
  • Conexões 5G em IoT chegarão a 116 milhões até 2026 (Mobile Time).

Tecnologia

Na contramão do mercado, Totvs mostra fôlego para novos M&As em 2023 (Neofeed). 

Com finanças controladas, a companhia comandada por Dennis Herszkowicz pode fortalecer as áreas de Gestão e Business Performance com novos deals

Telecomunicações

Conexões 5G em IoT chegarão a 116 milhões até 2026 (Mobile Time). 

Em 2026, o mundo deverá chegar a 116 milhões de conexões 5G em Internet das Coisas, segundo novo estudo da Juniper Research. Os setores de saúde e de cidades inteligentes impulsionarão o crescimento em 1.100% nos próximos três anos.

Vivo assume posto de 5G mais rápido; Claro vence na média das tecnologias (Teletime). 

Dois novos relatórios da Opensignal sobre a performance das redes móveis e do 5G brasileiro colocaram a Claro como destaque em velocidade de download na média das tecnologias, a Vivo como nova líder especificamente no serviço de quinta geração e a TIM como melhor cobertura 5G.

Anatel prevê 1.620 cidades com faixa liberada para 5G até o fim do primeiro semestre (Teletime).

O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) decidiu em reunião nesta terça-feira, 24, autorizar a liberação da faixa para implantação do 5G em 1.610 cidades brasileiras até o final do semestre deste ano.

Vivo antecipa cronograma e ativa 5G em cidades com mais de 500 mil habitantes (Teletime). 

Com a liberação da faixa de 3,5 GHz em mais cidades além das capitais desde o final do ano passado, a Vivo anunciou nesta terça-feira, 24, que irá ligar o 5G em algumas das já possíveis. São elas: Ananindeua (PA), Aparecida de Goiânia (GO), Caxias do Sul (RS), Jaboatão dos Guararapes (PE), Joinville (SC) e Londrina (PR). 

Unifique anuncia head de mercado para o Rio Grande do Sul (Teletime). 

A Unifique anunciou oficialmente nesta terça-feira, 24, a contratação de um head para o mercado do Rio Grande do Sul: trata-se do gaúcho Luciano Sperb Castagnino, que já assumiu o posto na operadora regional.

Telefônica vê problema com incentivo e Tim, com tac (Telesíntese).

A Telefônica defendeu que notificação para incentivo na participação da pesquisa de qualidade deve ser apenas para casos específicos

Terça-feira, 24 de Janeiro

Destaques do dia

  • Claro estende por dois meses oferta pública de ERBs da Oi Móvel (Teletime)​​;
  • TIM firma parceria com AST SpaceMobile para testar conectividade satelital (Mobile Time);
  • American Tower expande parque de energia solar para atender rede neutra ​ (Teletime).​​​​​​

Tecnologia

Wall Street volta a subir com setor de tecnologia (Valor). 

Ações do setor de tecnologia voltaram a impulsionar as bolsas de Nova York, que fecharam com ganhos robustos ontem. Investidores no exterior operam também à espera de que indicadores da economia dos EUA reafirmem nesta semana a expectativa de diminuição do ritmo de aperto monetário pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

Em tempos de dinheiro caro, nova tecnologia otimiza custos (Valor).

Na semana passada, aconteceram dois eventos que são termômetro acurado da economia mundial, por aferir a temperatura tanto de quem está no comando das empresas, quanto do consumidor na boca do caixa: o encontro do Fórum Econômico Mundial em Davos e, em Nova York, a reunião da Federação Nacional de Varejo, a NRF, onde quase 30% do público é internac

Microsoft vai investir US$ 10 bi em inteligência artificial (Valor).

A Microsoft vai investir mais US$ 10 bilhões ao longo de vários anos na OpenAI, o laboratório pioneiro de pesquisa em inteligência artificial (IA) por trás dos sistemas ChatGPT e DALL-E, considerados dois dos mais populares e avançados do mundo.

iVi Technologies listará ETF cripto na B3 no 2º trimestre (Valor).

Exclusivo: empresa fará índice de criptomoedas em parceria com a bolsa de Miami e transformará iniciativa em fundo

Telecomunicações

Nokia fecha acordo com Samsung para uso de patentes do 5G e outras tecnologias (Mobile Time). 

A Nokia anunciou, nesta segunda-feira, 23, um novo acordo de licenciamento recíproco com a Samsung, cobrindo patentes de tecnologias 5G, dentre outras. A parceria vem após o vencimento do contrato que as duas companhias tinham, no fim de 2022.

TIM firma parceria com AST SpaceMobile para testar conectividade satelital (Mobile Time). 

A TIM assinou um acordo de intenções com a AST SpaceMobile nesta segunda-feira, 23. A parceria permite à operadora testar a tecnologia de conectividade via satélite de baixa órbita (LEO) da companhia norte-americana. Os primeiros testes técnicos da TIM e da AST SpaceMobile serão feitos no primeiro semestre de 2023 nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Claro estende por dois meses oferta pública de ERBs da Oi Móvel (Teletime).​​​​​​

A Claro estendeu por mais dois meses a oferta pública para venda de parte das estações radiobase (ERBs) adquiridas na compra da Oi Móvel. A medida faz parte dos remédios acordados antes do sinal verde ao negócio, mas não despertou manifestação de interessados.

American Tower expande parque de energia solar para atender rede neutra ​ (Teletime).​​​​​​ 

A American Tower anunciou uma ampliação de seu parque de energia solar para geração distribuída, visando o atendimento das próprias operações – em especial da rede neutra de fibra óptica.

Acordo entre Anatel UFG focará em estudos sobre Web 3.0 ​ (Teletime).​​​​​​

O Centro de Altos Estudos em Telecomunicações (Ceatel), órgão da Anatel responsável pelo fomento às pesquisas científicas e ao debate acadêmico,  realiza na próxima quinta-feira, 26, a partir das 9h30, solenidade de assinatura de Termo de Execução Descentralizada com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para estudos sobre Web 3.0.

Segunda-feira, 23 de Janeiro

Destaques do dia

  • Entre operadoras móveis, TIM tende a ser mais impactada pela recuperação judicial da Americanas (Valor);
  • Ericsson projeta desafios e impacto na lucratividade em 2023 (Teletime);
  • Anatel vai antecipar espectro para 5G em 78 cidades de menor porte (Teletime).

Tecnologia

Amazon investirá US$ 35 bilhões em data centers até 2040 (Valor).

A unidade de nuvem da Amazon gastará US$ 35 bilhões em novos data centers na Virgínia até 2040, reforçando sua determinação de ficar à frente da rival Microsoft.

Telecomunicações

Entre operadoras móveis, TIM tende a ser mais impactada pela recuperação judicial da Americanas (Valor).

A derrocada financeira da Americanas tende a repercutir também no mercado de telecomunicações. Entre as três maiores operadoras de telefonia móvel do país, apenas TIM tem relação comercial direta com a varejista em recuperação judicial.

Anatel vai antecipar espectro para 5G em 78 cidades de menor porte (Teletime). 

Na próxima reunião do Gaispi (grupo que coordena as ações de liberação da faixa de 3,5 GHz para o 5G, entre outras atribuições), no dia 24, a Anatel deve autorizar a liberação imediata de uso de espectro de 5G em 78 cidades, de diversos tamanhos, que fazem parte dos clusters das capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes (liberadas no final do ano passado). 

T-Mobile tem dados de 37 milhões de clientes afetados após violação(Teletime). 

A operadora norte-americana T-Mobile reportou ter sido vítima de um ciberataque que comprometeu dados pessoais de pelo menos 37 milhões de clientes, afirmou a empresa à Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos.

Ericsson projeta desafios e impacto na lucratividade em 2023 (Teletime). 

A Ericsson publicou nesta sexta-feira, 20, resultados financeiros do quarto trimestre de 2022 e do consolidado do ano passado – além de projetar um cenário de desafios macroeconômicos e pressão sobre a lucratividade em 2023.

Mais de 25 mil famílias de baixa renda já trocaram receptor de TV parabólica​ (Teletime).​​​​​​ 

Dados divulgados pela Siga Antenado (Entidade Administradora de Faixa – EAF) apontam que cerca de 25 mil famílias do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) já receberam o novo kit de TV parabólica com sinal digital do Governo Federal.

Quem é quem: nomes da inovação digital e telecom em 20 dias de novo governo (Telesíntese).

As políticas de tecnologia, comunicação e inovação  do governo Lula terão representantes em diferentes ministérios. O Tele.Síntese reuniu os nomes que já foram oficializados, anunciados ou mesmo confirmados nos bastidores destes primeiros 20 dias da nova gestão.

Sexta-feira, 20 de Janeiro

Destaques do dia

  • Perspectivas da tecnologia são positivas, apesar da desaceleração econômica, diz CEO da IBM (Valor);
  • Expansão das redes móveis 5G deve ser lenta até 2027, diz Dell’Oro Group (Mobile Time);
  • Vtex e Nuvei fecham parceria em meio à expansão global (E-commerce);
  • Linx e Stone lançam ferramenta que integra software de gestão a ‘maquininha’ sem fio (Valor).

Tecnologia

Linx e Stone lançam ferramenta que integra software de gestão a ‘maquininha’ sem fio (Valor).

A Stone e a Linx, braço de software de gestão para varejo da credenciadora, lançaram nesta semana uma ferramenta que integra as “maquininhas” sem fio da adquirente (os chamados POS) ao sistema de ponto de venda (PDV) oferecido aos varejistas. Segundo as empresas, um dos objetivos é dar segurança e agilidade às operações de delivery.

Perspectivas da tecnologia são positivas, apesar da desaceleração econômica, diz CEO da IBM (Valor). 

O executivo-chefe (CEO) da IBM, Arvind Krishna, deu uma visão otimista sobre as perspectivas para a indústria de tecnologia na reunião anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, na quarta-feira.

Gigantes da tecnologia são avaliadas como mais valiosas do mundo (E-commerce).

O relatório anual da consultoria britânica Brand Finance, divulgado ontem, na quarta-feira, 18, em Davos, durante o Fórum Econômico Mundial, colocou a Amazon na liderança do ranking de marcas mais valiosas do mundo.

Vtex e Nuvei fecham parceria em meio à expansão global (E-commerce).

A Nuvei Corporation, fintech canadense, provedora global de soluções para meios de pagamentos, e a VTEX, plataforma de comércio digital empresarial global para marcas e varejistas de primeira linha, anunciaram uma parceira global  que proporcionará maior flexibilidade e personalização para os varejistas à medida que a VTEX se expande na América Latina e em novos mercados na Ásia-Pacífico, América do Norte e Europa.

CRM&BONUS na NRF: a estratégia enterprise que vai injetar bilhões no varejo brasileiro (Brazil Journal). 

Uma das únicas startups brasileiras a expor na feira da NRF (National Retail Federation) em Nova Iorque, a CRM&BONUS tem uma ideia de como o varejo pode crescer nos próximos anos: com as enterprises.

Telecomunicações

Expansão das redes móveis 5G deve ser lenta até 2027, diz Dell’Oro Group (Mobile Time).

As instalações de células de rede devem desacelerar até 2027 com a mudança de tecnologias, mesmo com o avanço de 5G entre as operadoras. De acordo com a previsão do Dell’Oro Group, a forte expansão das redes móveis dos últimos quatro anos, deve desacelerar até 2027. Um dos motivos para esta mudança é um lento ciclo de adoção da quinta geração.

Anatel permite renovação de 800, 900 e 1.800 MHz da Algar Telecom (Mobile Time). 

O Conselho Diretor da Anatel deu sinal verde para a segunda renovação dos direitos de uso da Algar Telecom nos espectros de 800 MHz, 900 Mhz e 1.800 MHz. Enquanto a primeira faixa poderá ser prorrogada até 2028, as duas últimas serão renovadas até 2032.

Segurança eletrônica mais inteligente (Telesíntese).

A plataforma cria um ecossistema de equipamentos de monitoramento com inteligência artificial de CFTV que torna a operação de segurança mais confiável, simples, eficiente, integrada e automatizada.

Quinta-feira, 19 de Janeiro

Destaques do dia

  • Anatel libera uso de faixa de 450 MHz em redes privativas para aeroportos (Mobile Time);
  • ‘Big Techs’ perdem US$ 4,6 tri em valor (Valor).
  • Metaverso vai exigir muita banda larga, sinaliza Meta (Telesíntese).

Tecnologia

Setor de tecnologia vira destaque em índice de ‘valor’ (Valor).

As empresas de tecnologia respondem hoje por uma parcela maior do principal indicador de ações de “valor” de Wall Street do que tinham depois de qualquer outro rebalanceamento de carteiras nos quase 30 anos de existência do índice de referência.

‘Big Techs’ perdem US$ 4,6 tri em valor (Valor). 

A desvalorização conjunta em 2022, calculada pelo Valor Data, é quase 3 vezes o PIB total do Brasil em 2021

Inteligência artificial cresce em meio à crise do setor de tecnologia (Estadão).

THE NEW YORK TIMES – Há algumas semanas, a OpenAI, uma empresa de inteligência artificial (IA), lançou o ChatGPT, um chatbot que responde a perguntas de forma clara e direta. A ferramenta tornou-se bastante popular, com mais de 1 milhão de pessoas usando-a para criar tudo, de poesia a trabalhos escolares.
 
Receita obtida com crime digital cai em 2022, diz pesquisa (Valor). 

Queda no volume de dinheiro obtido por hackers, no entanto, pode ser mais reflexo da relutância de vítimas em pagar resgates exigidos do que sinal de diminuição de ataques

Telecomunicações

Agenda de empresas: Executiva da TIM assumirá financeiro da Americanas; Cade vai investigar a Apple (Valor).

Camille Faria será a diretora financeira e de relações com investidores da Americanas a partir de 1º de fevereiro. A executiva exerce os mesmos cargos na TIM, e apresentou ontem sua carta de renúncia ao conselho da operadora de telefonia. 

Anatel libera uso de faixa de 450 MHz em redes privativas para aeroportos (Mobile Time). 

| Publicada originalmente no Teletime | A Anatel liberou a utilização da faixa de 450 MHz em redes privativas para aeroportos. A decisão consta em ato publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 18, assinado pelo superintendente de outorga e recursos à prestação (SOR), Vinicius Caram.

91% dos paulistas têm celulares, aponta Cetic.br|NIC.br e Fundação Seade (Mobile Time). 

Um recorte da pesquisa TIC Domicílios feito por Cetic.br|NIC.br e pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados de São Paulo (Seade) revelou um aumento sutil de 1 ponto percentual no número de usuários móveis de São Paulo, de 90% para 91% na comparação entre 2019 e 2021. O mesmo aconteceu com o índice de indivíduos que acessaram à web três meses antes da avaliação, que registrou incremento de 82% para 83% do total de paulistanos.

Embratel finaliza aquisição da Ustore e amplia oferta de cloud(Teletime). 

Braço da Claro para o segmento corporativo, a Embratel está ampliando a oferta de serviços de nuvem (cloud) após finalizar a aquisição da startup desenvolvedora de plataformas de programas escaláveis Ustore.

Em 2022, cresceu o déficit comercial do setor eletroeletrônico (Telesíntese). 

Ao fim de 2022, o setor eletroeletrônico importou US$ 38,56 bilhões a mais do que exportou, alargando o déficit comercial em 11,2%

Metaverso vai exigir muita banda larga, sinaliza Meta (Telesíntese).

Em Davos, no Fórum Econômico Mundial, companhia indica dificuldades para permitir que diversos participantes interajam em sincronia, com baixa latência e alta resolução gráfica no futuro ambiente digital

V.tal cria comitê de neutralidade para garantir atuação imparcial a todos os clientes (Telesíntese). 

Com a função de assessorar o conselho de administração, órgão de governança corporativa tem caráter permanente e será composto por três membros independentes

Quarta-feira, 18 de Janeiro

Destaques do dia

  • Remessas globais de smartphones têm queda de 11% em 2022, estima Canalys (Mobile Time);
  • Desktop avalia Fasternet em R$ 324 milhões e projeta fechamento de compra (Teletime);
  • Camille Faria deixa a TIM e será a nova diretora financeira da varejista (Valor).

Tecnologia

Vai ganhar o jogo empresa que tem valor e crescimento, diz presidente da B3 (Valor). 

Depois de comprar a companhia de big data Neoway, sua maior aquisição desde a fusão entre a BM&FBovespa e Cetip, e a Neurotech mais recentemente, a B3 tem reafirmado sua estratégia de avançar no segmento de tecnologia e de data analytics, algo que pode garantir uma nova expansão.

Intelbras reúne Logicalis, Qualcomm, Microsoft e TIP em rede privativa 5G(Teletime).

A fabricante Intelbras está implementando uma rede privativa 5G standalone em seu laboratório de testes na cidade de São José (Santa Catarina), em projeto que conta com Logicalis, Qualcomm, Microsoft e o consórcio Telecom Infra Project (TIP) como parceiros.

Remessas globais de smartphones têm queda de 11% em 2022, estima Canalys (Mobile Time). 

As remessas globais de smartphones registraram queda de 11% em 2022 na comparação com o ano anterior, totalizando menos de 1,2 bilhão de unidades enviadas ao mercado. Ao longo do quarto trimestre, o declínio foi maior, de 17%. Segundo dados da Canalys, este foi a pior performance em uma década do mercado de celulares.

Trabalho híbrido e uso de dispositivos pessoais aumentam incidentes cibernéticos, revela Cisco (Mobile Time). 

Cinco em dez líderes de cibersegurança no Brasil relataram que sofreram um incidente cibernético nos últimos 12 meses, como malware, phishing e vazamento de dados. Em um recorte local do estudo global da Cisco sobre trabalho híbrido, a entrada de dispositivos pessoais no ambiente de trabalho é apontada como um dos motivos para o aumento dos riscos nas corporações.

Telecomunicações

Camille Faria deixa a TIM e será a nova diretora financeira da varejista (Valor).

A Americanas está recompondo sua diretoria financeira e contratou Camille Faria, até então CFO da TIM, para assumir a área. Camille vinha sendo sondada desde o final de semana, como antecipou o Pipeline, site de negócios do Valor, uma indicação que foi corroborada pelo ex-CEO e agora assessor Sergio Rial. A Americanas confirmou a informação por mei

Desktop avalia Fasternet em R$ 324 milhões e projeta fechamento de compra (Teletime). 

Em fato relevante publicado nesta terça-feira, 17, a Desktop projetou para as próximas semanas o fechamento da compra da provedora regional paulista Fasternet, seguindo negócio anunciado em julho de 2021.

Terça-feira, 17 de Janeiro

Destaques do dia

  • Brisanet deverá investir R$ 700 milhões em 2023 (Teletime);
  • TIM muda novamente marca da banda larga, a UltraFibra (Teletime);
  • CEO da Vivendi deixa conselho de administração do Grupo TIM (Teletime);
  • Fusões e aquisições em telecom e mídia caem em 2022, aponta KPMG (Teletime).

Tecnologia

Plataforma de token faz migração para web3 (Valor).

Startup oferece infraestrutura de blockchain para clientes de setores financeiro, imobiliário, e-commerce e outros

China tenta ‘nova tática’ para controlar Alibaba e Tecent (e-commerce). 

Ações da Alibaba e a Tencent subiram na sexta-feira (13), apesar de relatos de que o governo da China está trabalhando para adquirir as chamadas ‘ações de ouro’ em unidades de ambas as empresas.

61% dos brasileiros compram mais pela internet do que em lojas físicas, aponta relatório (e-commerce).

Mesmo com a desaceleração econômica em todo o mundo, o varejo online continua ganhando destaque como uma fonte de vendas constantes. Mais do que nunca, os consumidores demandam comodidade, e os comerciantes correm para aprimorar o atendimento e oferecer uma maior variedade de produtos. 

Telecomunicações

Brisanet deverá investir R$ 700 milhões em 2023 (Teletime). 

Na noite desta segunda, 16, a provedora regional Brisanet divulgou ao mercado dados operacionais de dezembro do ano passado, além de estimativa de Capex para 2023. E a projeção é de que a empresa deverá concentrará R$ 700 milhões em expansão de fibra e 5G – 30% menos do que o projetado anteriormente para este ano.

Oi deixará de divulgar projeções de desempenho  (Teletime). 

A Oi optou por descontinuar a divulgação das projeções de desempenho futuro (guidance). 

CEO da Vivendi deixa conselho de administração do Grupo TIM (Teletime). 

O Grupo TIM (antiga Telecom Italia, controladora da TIM Brasil) anunciou nesta segunda-feira, 16, a saída do conselheiro Arnaud de Puyfontaine do conselho de administração. O pedido de demissão foi feito pelo próprio executivo e tem efeito imediato. 

TIM muda novamente marca da banda larga, a UltraFibra (Teletime).

A banda larga da TIM mudou de marca mais uma vez. Após ser chamada de TIM Fiber, Live TIM e, mais recentemente, TIM Live, a operadora anunciou nesta segunda-feira, 16, que passará a adotar o nome de TIM UltraFibra, simbolizando uma nova fase de “grande expansão” do serviço de Internet baseado em fibra óptica até a residência (FTTH) da companhia. 

Fusões e aquisições em telecom e mídia caem em 2022, aponta KPMG (Teletime).

O número de fusões e aquisições no segmento de telecomunicações e mídia caiu em 2022, de acordo com pesquisa realizada pela KPMG. No ano passado, 61 operações do gênero foram mapeadas pela consultoria, contra 66 em 2021 (recuo de 7,5%).

Qualcomm: ondas milimétricas e processamento distribuído de borda mudarão a tecnologia em 2023 (Telesíntese).

Silmar Palmeira, diretor da fabricante de processadores, defende que governo recém-empossado facilite a adoção de inteligência artificial e o uso do mobiliário urbano como forma de o País fomentar a criação de cidades inteligentes

Segunda-feira, 16 de Janeiro

Destaques do dia

  • Vivo recomprou R$ 607 milhões em ações ao longo de 2022 (Teletime); 
  • Ant group afasta Jack Ma, co-fundador da maior fintech chinesa (e-commerce);
  • Fibra fecha parceria com Red Ventures focada em PME (Valor).

Tecnologia

Fibra fecha parceria com Red Ventures focada em PME (Valor). O banco Fibra anunciou uma parceria com a Red Ventures, empresa de tecnologia com atuação em vendas e marketing digital.

Preocupados com China, parceiros da Apple planejam expansão para outros países (O globo). Parceiros da Apple, Foxconn Technology Group e Pegatron Corp. incluíram o Sudeste Asiático em seus planos de expansão para 2023, em um sinal de que os principais fabricantes globais de eletrônicos continuarão a adicionar capacidade de produção fora da China para mitigar riscos geopolíticos e econômicos chineses em seus negócios. Ambas as empresas sofreram impacto, por exemplo, da política chinesa de Covid Zero na sua produção.

Ant group afasta Jack Ma, co-fundador da maior fintech chinesa (e-commerce). O grupo chinês Ant Group, parte do conglomerado de empresas do Alibaba Group, deixa de estar sob o comando do bilionário Jack Ma, seu co-fundador. O comunicado oficial foi divulgado no sábado, 07, confirmando uma informação vazada anteriormente pelo The Wall Street Journal.

Valid, que faz seu RG e o chip do seu celular, enfrenta a ‘desmaterialização de tudo’ (O Globo).Você não conhece a Valid, mas ela não sai do seu bolso. A companhia brasileira tem 10% do mercado mundial de chips de celular, 80% da emissão de documentos (CNH e RG) no país e um naco relevante da fabricação de cartões de crédito. O problema é que todos esses produtos estão deixando de ser físicos — com o eSIM, a identidade digital e o cartão virtual —, colocando em xeque seu papel de fabricante e distribuidora. Diante da “desmaterialização de tudo”, a missão do CEO Ivan Murias é encontrar alternativas. 

Telecomunicações

Claro pretende captar R$ 1,5 bilhão com emissão de debêntures (Mobile Time). |Publicado originalmente no Teletime| A Claro autorizou a emissão de R$ 1,5 bilhão em debêntures. Segundo a operadora informou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta sexta-feira, 13, a emissão será “destinada exclusivamente a Investidores Profissionais” e, por isso, está sujeita ao rito automático de registro de oferta pública.

União Europeia fará consulta pública sobre investimento de big techs e operadoras na região  (Teletime).A Comissão Europeia quer saber das big techs e das operadoras europeias quais os planos de investimento e de infraestrutura em nuvem antes de apresentar uma legislação que poderia obrigar as empresas de Internet a pagar pelos custos de rede, informa a agência Reuters, nesta terça-feira, 13.

MCom tem novo chefe de gabinete  (Teletime).Em edição especial do Diário Oficial da União na quinta-feira, 12, o ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, nomeou Brauner Fassheber Barreto como chefe do gabinete do Ministério das Comunicações. Ele teve uma empresa de consultoria de gestão empresarial, a Bfn, em Brasília, e também já foi assessor técnico do então senador do Maranhão, Edison Lobão, em 2010.

Vivo recomprou R$ 607 milhões em ações ao longo de 2022  (Teletime).A Telefônica Brasil (Vivo) publicou nesta sexta-feira, 13, um relatório sobre a recompra de ações da companhia ao longo de 2022 – quando R$ 607,4 milhões em papéis foram adquiridos pela companhia junto a acionistas. Ao todo, 13,381 milhões de ações foram recompradas no Programa de Recompra da Vivo, a preço médio de R$ 45,39. O montante em tesouraria corresponde a 0,80% do capital social da companhia.

Anatel nega recurso da telefônica e manda adequar a ORPA de MVNO (Telesíntese). Tele diz que exigências da agência traz danos ao negócio, como a proibição de cobrar franquia mensal

Sexta-feira, 13 de Janeiro

Destaques do dia

  • E-commerce fatura R$2,8 bilhões no natal e evita R$ 98 milhões em fraudes, aponta levantamento da Clearsale (e-commerce);
  • Serviços devem fechar 2022 no positivo, puxados por TI e transporte de cargas, diz IBGE (Valor);
  • União Europeia quer estreitar alianças digitais com Brasil (Teletime).

Tecnologia

Serviços devem fechar 2022 no positivo, puxados por TI e transporte de cargas, diz IBGE (Valor). 

No acumulado do ano passado, entre janeiro e novembro, o segmento de tecnologia da informação cresceu 17,9%, e o de transportes de cargas avançou 15,2%, enquanto o setor de serviços em geral cresceu 8,7%

E-commerce fatura R$2,8 bilhões no natal e evita R$ 98 milhões em fraudes, aponta levantamento da Clearsale (e-commerce). 

O fim ano é sempre movimentado por diversas festas, celebrações e pelas compras. Não à toa, é uma das épocas mais aguardadas pelo varejo que vê seu faturamento crescer neste período. Segundo dados da ClearSale, empresa referência em inteligência de dados com múltiplas soluções para prevenção a riscos, em 2022 o e-commerce brasileiro faturou R$2,8 bilhões, o que representa alta de 6,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Nova lei de criptoativos, o feito e o porvir (Valor). 

Já esperada há pelo menos quatro anos, e remontando aos primeiros projetos de lei propostos pelo Congresso Nacional, até o projeto desenhado pelo próprio Banco Central do Brasil, a nova lei passou por um longo processo de discussão e tramitação até chegar a sua versão final.

Telecomunicações

União Europeia quer estreitar alianças digitais com Brasil  (Teletime).

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, recebeu, nesta quinta-feira, o embaixador da União Europeia (UE) no Brasil, Ignacio Ybáñez, e parte da equipe da embaixada. Na visita de cortesia, o embaixador desejou sucesso na gestão do ministro e informou que os Estados-membros da UE querem fazer alianças digitais com a América Latina, a começar pelo Brasil. 

Nokia recebe certificação de segurança da GSMA para core de rede (Teletime). 

A Nokia anunciou nesta quinta-feira, 12, a obtenção de certificação da GSMA sobre requisitos de cibersegurança no portfólio de núcleo (core) de rede da fornecedora.

Gt comunicações vê risco de maior concentração no acordo Winity/ Vivo (Telesíntese). 

No relatório entregue pelo grupo, o acordo Winity/Vivo de exploração industrial de frequência e a situação financeira da concessionária Oi foram os únicos com as citações nominais das empresas.

Abrint e Telcomp condenam alta do ICMS para serviços essenciais (Telesíntese). 

Para as entidades, a medida traz insegurança jurídica e deve impactar nos preços dos planos de telecomunicações.

Normas às plataformas digitais ficam no radar para primeiros 100 dias do governo (Telesíntese). 

O relatório final do grupo técnico de Comunicações do novo governo recomenda que a elaboração, nos primeiros 100 dias de governo, de uma agenda para tratar normas referentes aos serviços digitais com diálogo multissetorial. Tema avançou já nas primeiras semanas de governo. 

Quinta-feira, 12 de Janeiro

Destaques do dia

  • Brasileiro gasta US$ 1,3 bilhão em apps em 2022 (Mobile time);
  • Gamers brasileiros consumiram US$ 600 milhões em jogos móveis em 2022 (Mobile Time);
  • Para Associação Neo, acordo entre Vivo e Winity busca afastar novas operadoras móveis (Teletime).

Tecnologia

Em golpe para Samsung e LG, Apple vai fabricar suas próprias telas para gadgets a partir de 2024 (O Globo). 

Gigante de tecnologia vai começar a migração pelos relógios, mas a ideia é implementar tecnologia “caseira” também em iPhones. Ações de fabricantes caem após o anúncio

Gamers brasileiros consumiram US$ 600 milhões em jogos móveis em 2022 (Mobile Time). 

Os jogos móveis tiveram US$ 600 milhões de receita no Brasil em 2022 nas lojas de aplicativos, um aumento de US$ 70 milhões em comparação com 2021. De acordo com relatório da Data.Ai divulgado nesta quarta-feira, 11, os jogos de tiro lideram com US$ 96 milhões. Importante dizer, o estudo analisa dados da App Store e Google Play e revela que a metade dessa receita é concentrada em apps de estúdios norte-americanos e chineses.

Brasileiro gasta US$ 1,3 bilhão em apps em 2022 (Mobile time). 

Os gastos de brasileiros com aplicativos móveis em 2022 chegou a US$ 1,3 bilhão, um aumento de 15% ante US$ 1,1 bilhão de um ano antes. No ranking da Data.Ai divulgado nesta quarta-feira, 11, o Brasil está em 11º entre os países que os usuários mais consomem em apps, bem longe dos US$ 58 bilhões da China, por exemplo.

Telecomunicações

Para Associação Neo, acordo entre Vivo e Winity busca afastar novas operadoras móveis  (Teletime).

Entidade que representa prestadoras de pequeno porte, MVNOs e entrantes no mercado móvel, a Associação Neo avalia que o objetivo central do acordo de compartilhamento de rede entre Vivo e Winity é afastar novas operadoras móveis do mercado brasileiro.

MCom e ABDI discutem o futuro do projeto Conecta 5G (Teletime). 

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, recebeu o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, nesta quarta-feira, 11. Além da visita de cortesia para se apresentar ao novo ministro, o presidente da agência trouxe informações atualizadas sobre o projeto Conecta 5G, que entre outros propósitos busca a instalação de luminárias inteligentes (postes de iluminação) em cidades brasileiras. O equipamento abarca a quinta geração de dados móveis e permite a utilização de outras tecnologias, como câmeras de monitoramento e reconhecimento facial.

Oi oferta serviços de telemedicina em parceria com a Docway (Teletime). 

A Oi anunciou uma parceria para oferta de serviços de telemedicina ao lado da Docway, empresa de soluções tecnológicas em saúde do grupo SulAmérica.

Apenas 271 cidades contam com leis favoráveis à expansão do 5g (Telesíntese). 

ABINEE se une ao Movimento ANTENE-SE que busca atualizar leis sobre o setor de telecomunicação em municípios garantindo a inclusão digital.

Quarta-feira, 11 de Janeiro

Destaques do dia

  • Anatel já analisa liberar 3,5 GHz para 5G nas cidades de até 200 mil habitantes (Teletime);
  • SPAC WATCH: nuvini vai se fundir com Mercato e deve ir para a Nasdaq (Brazil Journal);
  • Reajuste de ICMS em 12 estados impacta telecomunicações (Telesíntese);
  • Cenário do e-commerce no brasil é positivo para empreendedores investirem nas lojas virtuais (Ecommerce).

Tecnologia

SPAC WATCH: nuvini vai se fundir com Mercato e deve ir para a Nasdaq (Brazil Journal). 

A nuvini — uma holding de seis empresas de software as a service B2B — chegou a um acordo para se fundir com o SPAC Mercato Partners Acquisition Corp. numa operação que vai listar a startup brasileira na Nasdaq. 

Microsoft negocia aporte de US$ 10 bilhões na OpenAI, startup que criou o ChatGPT (Valor).

A Microsoft está em vias de investir cerca de US$ 10 bilhões no OpenAI, laboratório de soluções para inteligência artificial mais conhecido por ter criado o bot ChatGPT, segundo relatos de duas fontes próximas à negociação, informou a agência de notícias Bloomberg.

Exclusive: EU wants details of Big Tech, telcos investment plans (Reuters). 

The European Commission wants to ask Big Tech and European Union telecoms providers about their investment outlays and cloud infrastructure plans before tabling legislation that could make the former pay for network costs, a person familiar with the matter said on Tuesday.

Cenário do e-commerce no brasil é positivo para empreendedores investirem nas lojas virtuais (Ecommerce). 

O e-commerce está mais forte do que nunca no Brasil. A pandemia mudou de forma definitiva a relação dos consumidores com as compras on-line. Atualmente, conforme pesquisa da Blackhawk Network Brasil, 55% dos brasileiros preferem adquirir produtos pela internet. Entre os mais jovens, que integram a chamada Geração Z, esse número chega a 64%.

Apple’s App Store growth is slowing down (CNBC). 

Every January, Apple releases the total amount of money that App Store developers have earned since 2008.

Amazon vai lançar serviços de pagamento e logística para vendedores fora da plataforma (Folha de S. Paulo). 

A Amazon lançará um serviço até o final de janeiro que permite que vendedores fora de sua plataforma usem as ferramentas de pagamento e entrega de produtos do gigante do comércio eletrônico, à medida que enfrenta a crescente concorrência da canadense Shopify.

Telecomunicações

Presidente da Anatel diz que setor de telecomunicações está em alerta para evitar ataques terroristas às redes (Valor). 

Após onda de vandalismo que atingiu redes de energia, Carlos Baigorri diz que mobilizou equipe responsável por monitorar “infraestruturas críticas” das operadoras de telefonia e provedores de internet

Anatel já analisa liberar 3,5 GHz para 5G nas cidades de até 200 mil habitantes (Teletime). 

Na virada do ano, todas as cidades acima de 500 mil habitantes já tiveram a faixa de 3,5 GHz liberada para a operação no 5G, conforme previu a Anatel. 

Sky aponta resultados de bots na cobrança de inadimplentes (Teletime). 

A operadora de TV por assinatura e banda larga Sky está apontando um aumento na produtividade de operações de cobrança a partir do uso de bots, segundo a empresa de sistemas de atendimento BRbots.

Vivo adota novo sistema do CPQD para gerenciamento de planta externa (Teletime). 

A Vivo concluiu a atualização de um sistema de gerenciamento de planta (ou Plant Management) fornecido pelo CPQD como parte dos sistemas de suporte operacional (OSS) da operadora.

Preços em telecomunicações registram primeira alta desde o novo ICMS (Telesíntese).

Desde agosto, IPCA para Comunicação registrava consecutivas quedas. Dados do IBGE em dezembro indicam variação de 0,5%; subitem que trata da contratação conjunta de TV, telefone e internet sofreu aumento de 0,94%.

Mercado global de ESIM deve crescer 249% até 2027, indica Juniper Research (Telesíntese). 

Consultoria britânica aponta que 3,5 bilhões de smartphones com chips virtuais devem ser comercializados nos próximos quatro anos

Reajuste de ICMS em 12 estados impacta telecomunicações (Telesíntese).
Ao todo, 12 estados sancionaram leis no apagar das luzes de 2022 aumentando a alíquota básica do ICMS em 2 pontos percentuais na média, o que eleva o tributo também em telecom.

Terça-feira, 10 de Janeiro

Destaques do dia

  • Teles perdem valor na B3, apesar de fatores positivos (Valor);
  • ISP de sc começa a oferecer 10 giga de velocidade (Telesíntese);
  • Após hiato, Infracommerce retoma M&A com aquisição no Chile (Neofeed);

Tecnologia

China encerra investigações sobre o setor de tecnologia do país (Valor).

Pequim começou a investigar as empresas mais valiosas do país a partir de outubro de 2020, alertando que os operadores destas plataformas poderiam estar abusando de seu poder

Te cuida, Zuckerberg: Apple prepara estreia no metaverso (Neofeed).

A entrada da empresa da maçã no metaverso, a grande aposta da Meta, dona do Facebook, deve acontecer ainda neste ano, com o lançamento do headset de realidade mista batizado de Reality Pro

Após hiato, Infracommerce retoma M&A com aquisição no Chile (Neofeed).

Após frear sua estratégia de aquisições por conta do alto endividamento da sua operação, a companhia de full commerce anuncia a compra da chilena Ecomsur e reforça sua atuação na região

tiktok: cresce o retorno sobre o investimento nas publicidades dentro da plataforma (Ecommerce).

Um estudo da Nielsen, encomendado pelo TikTok, mostra que, considerando-se o retorno sobre investimento em publicidade, as campanhas na plataforma de entretenimento podem ser 73% mais eficientes do que o retorno médio de outras mídias digitais e 80% mais eficientes do que em mídias offline.

Nuvem pay movimenta R$ 77 milhões em quatro meses desde o lançamento (Ecommerce).

A Nuvem Pay, solução de checkout que aumenta as chances de venda em lojas virtuais da Nuvemshop – plataforma de e-commerce líder na América Latina com mais de 100 mil lojistas –, movimentou mais de R$ 77 milhões em quatro meses após seu lançamento, realizado em agosto de 2022. Mais de 1,2 milhão de consumidores já se cadastraram para utilizar a Nuvem Pay, com mais de 260 mil transações realizadas. 

Telecomunicações

Teles perdem valor na B3, apesar de fatores positivos (Valor).

O ano de 2022 não deixará saudades entre os investidores que apostaram em ações de operadoras de telecomunicações na B3. Apesar de o Ibovespa ter encerrado o ano passado em alta de 4,69%, todas as seis companhias do setor listadas sofreram com a desvalorização de seus papéis no período.

Anatel conclui ciclo de estudos sobre acesso dinâmico ao espectro (Teletime).

A Anatel completou um ciclo de estudos sobre acesso dinâmico ao espectro que envolveu a capacitação técnica de 90 especialistas da agência no tema.

Telcos europeias propõem join-venture para publicidade personalizada (Mobiletime).

Quatro telcos europeias apresentaram à Comissão Europeia uma proposta de criação de uma joint venture que oferecerá solução de identificação digital para marketing e publicidade digital em dispositivos móveis. Ela servirá para oferecer usuários das operadoras o direcionamento de anúncios personalizados, baseados no rastreamento do seu comportamento online.

ISP de sc começa a oferecer 10 giga de velocidade (Telesíntese).

A operadora de banda larga Aowin implantou a tecnologia XGPON em sua rede, que permite quadruplicar a capacidade de receber dados.

Anatel abre consulta pública sobre uso do IPv6 em equipamentos de telecom (Teletime).

A Anatel abriu nesta segunda-feira, 9, consulta pública sobre a proposta de atualização dos requisitos técnicos relativos à avaliação da conformidade técnica do protocolo IPv6 em produtos para telecomunicações.

. . .

Segunda-feira, 09 de Janeiro

Destaques do dia

  • Limpeza de inativos da Oi Móvel faz mercado de celular ter maior queda desde 2015 (Teletime);
  • Big techs perdem quase US$ 4 trilhões em valor de mercado em 1 ano (E-commerce);
  • Banda larga: fibra cai em novembro com desempenho de PPPs menores (Teletime);
  • Teles cortam base de clientes vinda da Oi (Valor).

Tecnologia

TCL vai produzir em Manaus novo celular e tablet (Valor). 

Entre as novas gerações de televisores, celulares e tablets apresentados no palco da maior feira do mundo desse setor, a CES em Las Vegas (EUA), algumas linhas de produtos já têm data de lançamento e até de fabricação no Brasil, neste ano.

Big techs perdem quase US$ 4 trilhões em valor de mercado em 1 ano (E-commerce).

O grupo de “big techs” formado por Apple, Microsoft, Amazon, Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp) e Alphabet (Google) perdeu US$ 3,901 trilhões em valor de mercado nos últimos 12 meses. Isso equivale a cerca de R$ 21 trilhões, na cotação de 4 de janeiro.

Jogos e 5G: expectativa de uma grande transformação (Teletime).

Jogos em rede são sempre apontados como os principais aplicações de 5G nas ofertas ao consumidor final, por conta dos requisitos de latência, velocidade e disponibilidade. Por parte do mercado de desenvolvedores de games, contudo, ainda há mais expectativas do que resultados concretos a mostrar. 

Dona do ChatGPT pode valer US$ 29 bi, diz WSJ (Brazil Journal).

A OpenAi — o laboratório de pesquisa por trás do chatbot viral que usa inteligência artificial para fazer basicamente tudo que o usuário pedir — está conversando com investidores para uma rodada que pode avaliar a empresa em US$ 29 bilhões.

Telecomunicações

Limpeza de inativos da Oi Móvel faz mercado de celular ter maior queda desde 2015 (Teletime). 

A base total de linhas de celular caiu 6,409 milhões de acessos em novembro, um recuo de 2,45% no comparativo mensal, segundo dados da Anatel disponibilizados nesta sexta-feira, 6. Foi a maior queda em um mês do mercado desde dezembro de 2015, quando uma grande limpeza de base resultou em um recuo de quase 12 milhões de desconexões.

Banda larga: fibra cai em novembro com desempenho de PPPs menores (Teletime). 

No total, o mercado brasileiro de banda larga caiu 0,84% em novembro, com 372,5 mil acessos a menos e totalizando 43,988 milhões de contratos, segundo dados da Anatel divulgados nesta sexta-feira, 6. A base de fibra apresentou queda pela primeira vez desde 2019. A tecnologia encerrou novembro de 2022 com 30,387 milhões de acessos, 0,82% a menos do que em outubro. 

Cresce substituição do cobre pela fibra na telefonia fixa em novembro (Teletime). 

Dados divulgado pela Anatel nesta sexta-feira, 6, mostram que o serviço de telefonia fixa (STFC) continua em queda no mês de novembro, ficando com 0,2% a menos de linhas ativas do serviço, quando comparado com os números de outubro. 

Base de assinantes de TV foi de 12,55 milhões no final de novembro (Teletime). 

O serviço de TV por assinatura fechou o mês de novembro com uma base 12,55 milhões de clientes pagantes, ou um total de 14,19 milhões, incluindo as bases dos serviços livres de assinatura, de acordo com dados da Anatel. 

Teles cortam base de clientes vinda da Oi (Valor). 

Quase um quarto dos clientes de telefonia móvel transferidos da Oi para as três operadoras que arremataram seu serviço de telefonia móvel em dezembro de 2020 foram desconectados por estarem inativos, segundo informações compiladas pelo Valor.

. . .

Nossos últimos relatórios

Anteriores

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Disclaimer:

Este relatório de análise foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências na Resolução CVM 20/2021, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto. As informações contidas neste relatório são consideradas válidas na data de sua divulgação e foram obtidas de fontes públicas. A XP Investimentos não se responsabiliza por qualquer decisão tomada pelo cliente com base no presente relatório. Este relatório foi elaborado considerando a classificação de risco dos produtos de modo a gerar resultados de alocação para cada perfil de investidor. O(s) signatário(s) deste relatório declara(m) que as recomendações refletem única e exclusivamente suas análises e opiniões pessoais, que foram produzidas de forma independente, inclusive em relação à XP Investimentos e que estão sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado, e que sua(s) remuneração(es) é(são) indiretamente influenciada por receitas provenientes dos negócios e operações financeiras realizadas pela XP Investimentos.

O analista responsável pelo conteúdo deste relatório e pelo cumprimento da Instrução CVM nº 598/18 está indicado acima, sendo que, caso constem a indicação de mais um analista no relatório, o responsável será o primeiro analista credenciado a ser mencionado no relatório. Os analistas da XP Investimentos estão obrigados ao cumprimento de todas as regras previstas no Código de Conduta da APIMEC para o Analista de Valores Mobiliários e na Política de Conduta dos Analistas de Valores Mobiliários da XP Investimentos. O atendimento de nossos clientes é realizado por empregados da XP Investimentos ou por agentes autônomos de investimento que desempenham suas atividades por meio da XP, em conformidade com a ICVM nº 497/2011, os quais encontram-se registrados na Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários – ANCORD. O agente autônomo de investimento não pode realizar consultoria, administração ou gestão de patrimônio de clientes, devendo atuar como intermediário e solicitar autorização prévia do cliente para a realização de qualquer operação no mercado de capitais. Os produtos apresentados neste relatório podem não ser adequados para todos os tipos de cliente. Antes de qualquer decisão, os clientes deverão realizar o processo de suitability e confirmar se os produtos apresentados são indicados para o seu perfil de investidor. Este material não sugere qualquer alteração de carteira, mas somente orientação sobre produtos adequados a determinado perfil de investidor. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir num curto espaço de tempo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. As informações presentes neste material são baseadas em simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. SAC. 0800 77 20202. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. O custo da operação e a política de cobrança estão definidos nas tabelas de custos operacionais disponibilizadas no site da XP Investimentos: www.xpi.com.br. A XP Investimentos se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste relatório ou seu conteúdo. A Avaliação Técnica e a Avaliação de Fundamentos seguem diferentes metodologias de análise. A Análise Técnica é executada seguindo conceitos como tendência, suporte, resistência, candles, volumes, médias móveis entre outros. Já a Análise Fundamentalista utiliza como informação os resultados divulgados pelas companhias emissoras e suas projeções. Desta forma, as opiniões dos Analistas Fundamentalistas, que buscam os melhores retornos dadas as condições de mercado, o cenário macroeconômico e os eventos específicos da empresa e do setor, podem divergir das opiniões dos Analistas Técnicos, que visam identificar os movimentos mais prováveis dos preços dos ativos, com utilização de “stops” para limitar as possíveis perdas. O investimento em ações é indicado para investidores de perfil moderado e agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos Ação é uma fração do capital de uma empresa que é negociada no mercado. É um título de renda variável, ou seja, um investimento no qual a rentabilidade não é preestabelecida, varia conforme as cotações de mercado. O investimento em ações é um investimento de alto risco e os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros e nenhuma declaração ou garantia, de forma expressa ou implícita, é feita neste material em relação a desempenhos. As condições de mercado, o cenário macroeconômico, os eventos específicos da empresa e do setor podem afetar o desempenho do investimento, podendo resultar até mesmo em significativas perdas patrimoniais. A duração recomendada para o investimento é de médio-longo prazo. Não há quaisquer garantias sobre o patrimônio do cliente neste tipo de produto. O investimento em opções é preferencialmente indicado para investidores de perfil agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos. No mercado de opções, são negociados direitos de compra ou venda de um bem por preço fixado em data futura, devendo o adquirente do direito negociado pagar um prêmio ao vendedor tal como num acordo seguro. As operações com esses derivativos são consideradas de risco muito alto por apresentarem altas relações de risco e retorno e algumas posições apresentarem a possibilidade de perdas superiores ao capital investido. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto. O investimento em termos é indicado para investidores de perfil agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos. São contratos para compra ou a venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado. O prazo do contrato a Termo é livremente escolhido pelos investidores, obedecendo o prazo mínimo de 16 dias e máximo de 999 dias corridos. O preço será o valor da ação adicionado de uma parcela correspondente aos juros – que são fixados livremente em mercado, em função do prazo do contrato. Toda transação a termo requer um depósito de garantia. Essas garantias são prestadas em duas formas: cobertura ou margem. O investimento em Mercados Futuros embute riscos de perdas patrimoniais significativos, e por isso é indicado para investidores de perfil agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos. Commodity é um objeto ou determinante de preço de um contrato futuro ou outro instrumento derivativo, podendo consubstanciar um índice, uma taxa, um valor mobiliário ou produto físico. É um investimento de risco muito alto, que contempla a possibilidade de oscilação de preço devido à utilização de alavancagem financeira. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto. As condições de mercado, mudanças climáticas e o cenário macroeconômico podem afetar o desempenho do investimento.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.