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Tesla contorna escassez de chips – ūüĆéRADAR GLOBAL

Expansão da nuvem Google, prejuízos da Didi e crescimento da Tesla

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MACRO

Mercados globais amanhecem positivos (EUA +0,6% e Europa +0,6%) ap√≥s o S&P 500 fechar em alta de quase 27% em 2021. Para 2022, os prov√°veis temas de aten√ß√£o dos investidores ser√£o: infla√ß√£o, impacto da nova variante na atividade econ√īmica global e aperto da pol√≠tica monet√°ria, ao passo que o mercado j√° precifica 2 a 3 altas na taxa de juros americana neste ano. Na Europa, as bolsas do Reino Unido e Irlanda permanecer√£o fechadas em virtude do recesso de ano novo. Na China, o √≠ndice de Hang Seng (-0,5%) encerra em baixa refletindo as incertezas causadas pelas novas restri√ß√Ķes para a conten√ß√£o de novos casos da √Ēmicron, que poder√£o prejudicar a atividade econ√īmica local. Por fim, no campo das commodities, o petr√≥leo (+1,3%) e o g√°s natural (+0,4%) amanhecem em campo positivo, enquanto investidores aguardam a nova reuni√£o da OPEP+ no dia 4 de janeiro.

Coronav√≠rus: OMS refor√ßa import√Ęncia da distribui√ß√£o das vacinas globalmente para desacelerar o ritmo de contamina√ß√Ķes enquanto elas ainda s√£o efetivas. Uma poss√≠vel extens√£o da pandemia poderia resultar no surgimento de novas variantes, colocando em risco a efetividade das vacinas atuais. Apesar da desigualdade no ritmo da vacina√ß√£o global, o diretor geral da OMS segue confiante que o pico de casos ocorrer√° 2022.

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EMPRESAS

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O ano de destaque da Tesla (TSLA34):¬†¬†Em um cen√°rio de escassez de semicondutores, a Tesla¬†conseguiu contornar o problema e reescreveu rapidamente o software necess√°rio para integrar chips alternativos em seus ve√≠culos.¬†A fabricante de carros el√©tricos teve a sua produ√ß√£o anual mais acelerada desde 2018,¬†proje√ß√Ķes apontam para um crescimento de produ√ß√£o na casa de 80% em rela√ß√£o ao ano anterior, de acordo com os analistas. Com o salto na produ√ß√£o, a empresa segue a caminho de cumprir sua meta de aumentar em 50% a entrega de ve√≠culos anualmente.

Fazendo um comparativo com a ind√ļstria automotiva global, a mesma n√£o apresentou o mesmo sucesso, sendo duramente atingida por quebras na cadeia de suprimentos. A produ√ß√£o de ve√≠culos global dever√° crescer apenas 1% em rela√ß√£o a 2020, e 15% comparado¬†a 2019, segundo a IHS¬†Markit. O sucesso da Tesla dever√° ser replicado por outras montadoras, analistas da Gartner projetam que at√© 2025, as 10 maiores montadoras dever√£o investir na produ√ß√£o propriet√°ria de alguns dos seus semicondutores e no desenvolvimento dos seus pr√≥prios sistemas.

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A expans√£o do mercado de nuvem: O mercado de computa√ß√£o em nuvem segue aquecido e a Alphabet (GOGL34) planeja grandes investimentos, utilizando parte do seu caixa de US$ 142bi para comprar fatias em empresas dispostas a adquirir seus servi√ßos. Apenas em 2020, a companhia comprou participa√ß√Ķes em neg√≥cios como Univision Communications e CME Group (CHME34), proporcionando ao Google contratos plurianuais para o seu servi√ßo de nuvem no valor de mais de US$ 1 bilh√£o. Portanto, estes acordos aceleraram proporcionam um crescimento inorg√Ęnico a empresa, que j√° vem apresentando r√°pida expans√£o, aumentando em 1% sua fatia total na ind√ļstria de nuvem, totalizando 6% deste mercado.

Este crescimento √© fundamental para o Google, visto que o segmento √© visto como um dos maiores catalisadores para a empresa, al√©m de contribuir para a diversifica√ß√£o de suas receitas, que atualmente s√£o 80% provenientes de an√ļncios digitais. Para o ano fiscal de 2021, analistas projetam um crescimento de 50% ano contra ano no faturamento dos servi√ßos de nuvem da Google, totalizando US$ 19,3bi. Em contrapartida, mesmo com todos estes investimentos e crescimento, o Google ainda √© o 3¬ļ neste ramo, ficando atr√°s de Amazon e Microsoft, com fatias de 41% e 20%, respectivamente.

Receita da Didi despenca ap√≥s repress√£o do governo chin√™s prejudicar seus neg√≥cios na China: A Didi divulgou nesta √ļltima quinta-feira um preju√≠zo de US$ 4,7bi no terceiro trimestre de 2021, revelando o custo crescente de uma s√©rie de a√ß√Ķes regulat√≥rias que for√ßar√£o o l√≠der de compartilhamento de caronas da China a mudar sua listagem de Nova Iorque para Hong Kong no pr√≥ximo ano. A empresa foi um dos maiores alvos do governo chin√™s para controlar o gigantesco setor de tecnologia do pa√≠s, e registrou US$ 6,6bi em vendas, queda de mais de 13% em rela√ß√£o ao trimestre de junho de 2021 e 1,6% comparado com 2020. As a√ß√Ķes da Didi ca√≠ram cerca de -3,6% nas negocia√ß√Ķes dos Estados Unidos na quinta-feira.

A turbul√™ncia regulat√≥ria aumentou o custo dos neg√≥cios para Didi e permitiu que rivais como a Meituan tomassem sua participa√ß√£o de mercado. Al√©m disso, seus gastos aumentaram +16% durante o trimestre depois que empresa foi for√ßada a cumprir os novos requisitos para melhor remunerar seus motoristas e melhorar a governan√ßa de dados. Por fim, com a empresa se preparando para realizar sua deslistagem da New York Stock Exchange (NYSE), a Bloomberg informou que a companhia est√° planejando trabalhar com o Goldman Sachs, CMB International e CCB International na realiza√ß√£o da mudan√ßa para Hong Kong, no  que poderia ser chamado de listagem por introdu√ß√£o, mecanismo que permitir√° listar a√ß√Ķes sem levantar capital ou emitir novas a√ß√Ķes. O movimento possibilitar√° que os investidores propriet√°rios das a√ß√Ķes listadas nos EUA consigam trocar suas a√ß√Ķes americanas pelas novas, listadas em Hong Kong.

AN√ĀLISE

Fonte: Financial Times

Receitas de montadoras de luxo alem√£s dispararam nos √ļltimos dois anos: O gr√°fico acima, do Financial Times, mostra como as montadoras de ve√≠culos de luxo alem√£s BMW, Audi e Mercedes-Benz  contornaram os efeitos da  pandemia e obtiveram ao longo dos √ļltimos dois anos um aumento m√©dio de 25% de receita em compara√ß√£o com per√≠odo pr√©-pandemia em 2019. Esse aumento foi impulsionado principalmente pela infla√ß√£o global e pela falta de semicondutores, que causaram um impacto direto na produ√ß√£o de ve√≠culos, causando uma revers√£o de d√©cadas em que a ind√ļstria produzia mais carros do que conseguia vender. Desde 2019, quando a economia global enfraqueceu, as montadoras j√° vinham reduzindo sua produ√ß√£o, o que, somado ao efeito da pandemia e escassez de chips, resultou em um desbalan√ßo entre oferta e demanda de apenas 4 milh√Ķes de ve√≠culos.

De acordo com Daniel Schwarz, analista da Stifel, os pre√ßos da Mercedes-Benz no √ļltimo trimestre aumentou de quase ‚ā¨ 38 mil por ve√≠culo em 2019 para mais de ‚ā¨ 54 mil em 2021, enquanto a Audi aumentou de ‚ā¨ 46 mil para cerca de ‚ā¨ 57,5 mil.  Uma das raz√Ķes para esse aumento, al√©m dos motivos mencionados no par√°grafo anterior, foi por conta das fabricantes come√ßarem a dar prioridade para a produ√ß√£o de modelos mais lucrativos. As vendas da Mercedes ca√≠ram 30% no √ļltimo trimestre, mas a receita caiu apenas 1%, a an√°lise de Schwarz diz que o lucro da Mercedes antes de juros e impostos em apenas um trimestre aumentou em ‚ā¨ 1,4 bi, simplesmente pela prioriza√ß√£o de ve√≠culos mais rent√°veis e com pre√ßos mais altos. Por fim, os fabricantes de carros de luxo tamb√©m foram ajudados pelos pre√ßos recordes em ve√≠culos usados que tornou mais atraente a compra de carros novos. Em resumo, as montadoras de ve√≠culos de luxo acabaram, de certa forma, se beneficiando do cen√°rio pand√™mico e expandiram suas margens de lucro.

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