ūüĆéRADAR GLOBAL: O desafio da Apple

Apple TV+, avanços da Tesla e nuvem do Google


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MACRO

Bolsas internacionais amanhecem negativas (EUA -0,8% e Europa -1,5%) devido √† venda generalizada das a√ß√Ķes de tecnologia nos EUA (Nasdaq 100 – 1,5%) enquanto investidores se preparam para um poss√≠vel in√≠cio do tapering do Federal Reserve. Na China (+0,1%), o mercado encerra sem movimentos expressivos ao passo que as casas Goldman Sachs e Nomura reduziram suas proje√ß√Ķes de crescimento do PIB em 2021 de +7,7% vs. +8,2% anteriormente. As menores expectativas s√£o consequ√™ncia da diminui√ß√£o da gera√ß√£o de energia atrav√©s do carv√£o, com o intuito de reduzir as emiss√Ķes de CO2 no pa√≠s. Este movimento est√° limitando a oferta de energia para as ind√ļstrias, que por sua vez se veem obrigadas a reduzir a sua produ√ß√£o. O petr√≥leo (+0,9%) rompe a marca dos US$ 80 e alcan√ßa o seu pre√ßo mais alto desde 2018. Os juros de 10 anos americanos amanhecem em 1,52%, tamb√©m atingindo uma m√°xima desde julho e contribuindo para a corre√ß√£o de empresas de tecnologia.

Coronav√≠rus: Para Albert Bourla, CEO da Pfizer, a humanidade provavelmente necessitar√° de doses anuais das vacinas contra a COVID-19, refor√ßando que, ainda assim, as variantes devem continuar aparecendo. Segundo o executivo: “acredito que, em aproximadamente 1 ano, poderemos voltar √† vida normal”.

EMPRESAS

O desafio da Apple (AAPL34): A IATSE (alian√ßa internacional de trabalhadores de TV) revelou que o servi√ßo de streaming da gigante, o Apple TV+, possu√≠a, em julho, menos de 20 milh√Ķes de usu√°rios nos EUA e no Canad√° somados. A empresa n√£o comentou a informa√ß√£o vazada, mantendo a sua pol√≠tica de n√£o revelar, desde seu lan√ßamento, o n√ļmero de assinantes do seu principal servi√ßo de streaming.

Apesar do porte da companhia, seus 20 milh√Ķes de assinantes ainda s√£o poucos se comparados aos 210 milh√Ķes do Netflix e aos 116 milh√Ķes do Disney+. Outros competidores, como o Peacock, da Universal, e o Paramount+, da Viacom, s√£o os pares mais pr√≥ximos dos 20 milh√Ķes de usu√°rios. O Amazon Prime, que inclui em seu pacote o servi√ßo de streaming, foi utilizado, segundo Bezos, por mais de 175 milh√Ķes de pessoas nos √ļltimos 12 meses para assistir √† filmes e s√©ries.

Tesla (TSLA34) avan√ßa nos aut√īnomos: Ap√≥s anunciar via Twitter, Elon Musk, habilitou que seus clientes solicitem a vers√£o Beta de seu sistema de dire√ß√£o aut√īnomo, chamado de Full Self-Driving. O software j√° possui um custo de assinatura de US$ 199/m√™s ou de US$ 10.000 em uma parcela √ļnica e esta atualiza√ß√£o ser√° autorizada apenas para aqueles clientes que passarem no teste comportamental de dire√ß√£o da Tesla por 7 dias consecutivos; informa√ß√£o que √© coletada pelos pr√≥prios autom√≥veis.

Apesar do nome, ‘Dire√ß√£o Autom√°tica Completa‘, o software ainda √© alvo de cr√≠ticas, uma vez que ainda n√£o pode ser classificado como “completamente aut√īnomo” e, segundo o pr√≥prio Musk, por estar t√£o avan√ßado, passa a falsa impress√£o de que pode ser utilizado sem a aten√ß√£o do motorista. As a√ß√Ķes da Tesla, que estavam entregando 0% de retorno no ano at√© a sexta-feira passada, subiram +5% desde o Tweet do CEO.

Desconto em nuvem: O Google (GOGL34) anunciou que far√° uma redu√ß√£o na comiss√£o cobrada nas compras de software de terceiros em seu marketplace de servi√ßos de nuvem de 20% para 3%. Contextualizando, o marketplace da Google √© um website que fornece diversas aplica√ß√Ķes na modalidade de software as a service, o que permite aos usu√°rios pagarem apenas pelo uso de uma aplica√ß√£o, como uma esp√©cie de assinatura, e n√£o h√° a necessidade de uma instala√ß√£o local do software, visto que ele roda diretamente na nuvem. A redu√ß√£o destas tarifas √© o mais recente esfor√ßo da companhia para se tornar mais competitiva no mercado de nuvem, no qual ainda est√° posicionada atr√°s da Amazon e Microsoft.

Maior competitividade: A comiss√Ķes cobradas pelo Google agora se equiparam as da Microsoft, que tamb√©m havia reduzido suas taxas de transa√ß√£o de 20% para 3% em julho, e se tornam um pouco inferiores as da Amazon, que de acordo com estimativas do UBS s√£o em torno de 5%. No mercado de nuvem, o Google ainda est√° se desenvolvendo, em 2020 este segmento gerou US$ 13bi de receitas, representando um aumento de 124% vs. 2018, por√©m ainda gera um preju√≠zo de US$ 4,3bi. Com a mais recente movimenta√ß√£o, agora a empresa dever√° se tornar mais competitiva e potencialmente capturar uma fatia maior do mercado. Vale pontuar que o Google possui grande interesse em desenvolver seu segmento de Cloud para reduzir a sua depend√™ncia do segmento de an√ļncios digitais, sendo hoje respons√°vel por cerca de 82% do faturamento da empresa.

AN√ĀLISES

Fonte: CB Insights

Onde est√£o os unic√≥rnios do mundo? O gr√°fico acima da CB Insights apresenta que 69% dos unic√≥rnios do mundo est√£o concentrados nos EUA e na China. Por defini√ß√£o, os unic√≥rnios s√£o considerados empresas privadas avaliadas acima de US$ 1bi. De acordo com a empresa de consultoria, o n√ļmero global de unic√≥rnios √© atualmente o maior da hist√≥ria, com mais de 800 nomes. A alta concentra√ß√£o destes tipos de empresa nos EUA e na China sugerem que os fundamentos econ√īmicos dos pa√≠ses s√£o bons e o cen√°rio de investimentos potencialmente rent√°vel para os investidores. No caso da China, a tend√™ncia de longo prazo √© que este n√ļmero de empresas se multiplique ainda mais, visto que em 2020 o PIB do pa√≠s j√° representava cerca de 18% do PIB mundial (Statista) e o seu crescimento dever√° representar 20% de todo o crescimento global at√© 2026, de acordo com proje√ß√Ķes da Bloomberg. No curto prazo, o mercado chin√™s dever√° continuar passando por volatilidade, mas acreditamos que nesse contexto, esta volatilidade se torna uma boa oportunidade de entrada para investidores acessarem boas empresas em um pa√≠s com bons fundamentos e com valuations atrativos.

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