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🌎RADAR GLOBAL: Amazon vs. Tesla

Novo iPhone, aposta elétrica da Amazon e expansão do Adobe

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MACRO

Mercados globais amanhecem mistos (EUA -0,1% e Europa +0,7%) enquanto investidores aguardam dados do seguro desemprego e das vendas do varejo nos EUA. Na China (-1,2%) o mercado encerra em queda ao passo que a construtora Evergrande adiciona novas preocupações ao mercado com o seu risco de falência. O petróleo (-0,1%) amanhece negativo, devolvendo parte da sequência de ganhos dos últimos dias.

Coronavírus: Diretor-geral da OMS alerta que passaportes da vacina – documentação que prova que uma pessoa está totalmente vacinada contra a COVID19 – neste estágio da pandemia poderia gerar discriminação dado que ainda existem vários países com pouco acesso aos imunizantes. Segundo dados do Our World in Data, até o momento, 42,4% da população mundial está completamente vacinada, no entanto menos de 2% da população de países subdesenvolvidos recebeu ao menos uma dose.

EMPRESAS

Amazon vs. Tesla: A Rivian, startup com aportes de ambas Amazon e Ford, se tornou a 1ª empresa a dar início à produção de picapes elétricas. Após 2 adiamentos devido às paralisações causadas pela pandemia e a escassez global dos semicondutores, a companhia acaba de entregar seu primeiro exemplar a um cliente. Com este anúncio, a empresa passa à frente das concorrentes e até mesmo da Tesla, atual líder do mercado de veículos elétricos, mas que ainda não conta com a produção do tão esperado cybertruck. Além das picapes, a Rivian já conta com uma encomenda da Amazon de 100 mil vans elétricas que deverão ser entregues em 2024.

A corrida dos elétricos: Além da Rivian, outras empresas deverão lançar seus exemplares elétricos da categoria até o final deste ano. A GM (GMCO) afirmou que o GMC Hummer deverá entrar em produção nos próximos meses, seguida pela Lordstown, Ford e Tesla, que acabou postergando a produção do cybertruck até o final 2022.

O evento do ano: No evento anual da Apple, Tim Cook revelou o novo iPhone 13 e o Apple Watch com novos designs. A 13ª versão do celular terá 2,5 horas a mais de duração da bateria em comparação com o modelo anterior e também trará um modo cinematográfico, que permite aos usuários a captura de vídeo no estilo de filme, com maior profundidade, utilizando o conjunto de câmeras do iPhone. A novidade estará disponível para os usuários a partir do dia 21 de setembro e a empresa começa a receber os pedidos nesta sexta-feira. As ações da Apple caíram -1,5% após a conclusão do evento de quase 90 minutos.

Daqui pra frente: Após um lucro de US$ 21,4bi no 2T21, em grande parte graças ao iPhone 12, o desafio da empresa se volta para evitar uma queda nas vendas, que ocorreu com outros iPhones após grandes sucessos. Alguns investidores estão preocupados com a supervalorização das ações da companhia, maiores custos de produção, assim como o fato de que os telefones mais atuais com mudanças menos relevantes não alimentem o mesmo nível de crescimento dos anos anteriores. Falando em números, analistas do FactSet preveem que as vendas do iPhone terminarão o ano 41% mais altas vs. 2020, alcançando um patamar recorde de US$ 194 bilhões.

Adobe vs. Shopify: A Adobe (ADBE34) anunciou que adicionará serviços de pagamento em sua plataforma de e-commerce neste ano para ajudar os comerciantes a aceitarem cartões de crédito e outras formas de pagamento, aprofundando a rivalidade com a Shopify. Ao integrar os serviços de pagamento às suas lojas digitais, os clientes da Adobe de todos os portes em breve terão acesso a uma solução de pagamento robusta, segura e integrada, que será administrada pela companhia, em vez de ter que fazer o trabalho de integração com terceiros provedores de pagamento de terceiros. O serviço estará disponíveis para clientes dos EUA até o final deste ano.

Tendência: Os pagamentos são uma grande parte do negócio de comércio eletrônico. Como exemplo, em 2020, mais de dois terços da receita de US$ 2,93 bilhões da Shopify veio de seu segmento de serviços comerciais, que inclui pagamentos. Para a Adobe, o novo negócio segue uma parceria com a FedEx Corp desde o início deste ano, que ajuda os comerciantes da Adobe a gerenciar serviços de envio e logística. A companhia afirma que planeja expandir a novidade para territórios como Canadá, Austrália e Europa Ocidental em 2022.

ANÁLISES

Fonte: Shangai Shipping Exchange

Congestionamento em portos se intensifica: O gráfico acima apresenta a diferença do tempo médio que os navios atualmente permanecem nos portos vs. o tempo médio sem congestionamentos. Como observado, ao redor do mundo, o período de permanência dos navios nos portos estava começando a ser normalizado em 2021, porém a partir de junho, os atrasos aumentaram novamente. O maior destaque vai para o porto de Shanghai, sendo o mais movimentado do mundo e, sofrendo um aumento significativo no tempo médio de permanência dos navios 2 para 4 dias devido a paralisações para conter o avanço da variante delta na China. Todo este congestionamento poderá causar novos problemas nas cadeias de suprimento globais devido ao atraso no transporte de matéria prima para as empresas e uma intensificação na escassez de produtos como a atual crise dos chips.

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