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Novo segmento da GM – 🌎RADAR GLOBAL

Bons resultados da IBM, GM no setor de seguros e oportunidades do Airbnb

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MACRO

Mercados globais amanhecem mistos (EUA -0,7% e Europa +1,1%) enquanto investidores ponderam os riscos de política monetária do Federal Reserve nesta quarta-feira, bem como tensões entre Rússia e Ucrânia. O mercado acionário global recupera-se de uma segunda-feira conturbada, quando chegou a registrar US$ 3 tri em perda capitalização e com o S&P 500 em território de correção (-10% desde a máxima histórica). O petróleo (+1%) devolve parte das suas perdas de ontem, quando registrou o seu pior dia do ano em termos de performance.

Coronavírus: A média semanal do número de casos de Covid-19 tem diminuído nos Estados Unidos, caindo pelo 3º dia consecutivo, chegando a 157 mil no domingo, segundo o Departamento de Saúde e Serviços Humanos. Os números de entradas nos hospitais também estão diminuindo.

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EMPRESAS

Temporada de resultados do 4T21 nos EUA – Ontem: IBM. Hoje: Johnson & Johnson e Microsoft. Amanhã: Tesla e Intel.

Bom resultado da IBM (IBMB34) surpreende o mercado:  A empresa de tecnologia reportou uma receita de US$ 16,7bi, 4,4% acima do consenso, resultando em um LPA de US$ 3,35 vs. US$ 3,23 esperado pelo mercado; o lucro líquido no 4º trimestre saltou +72% em relação ao ano anterior, para US$ 2,3 bilhões. O bom resultado da empresa foi impulsionado pelo seu maior foco no segmento de serviços em nuvem à medida que companhias em todo o mundo digitalizam as operações. A IBM dobrou seus negócios de software e consultoria de alto crescimento depois de realizar a separação da Kyndril, sua antiga unidade de serviços corporativos, após anos de crescimento e pressões de margem.

Com a adoção da nuvem aumentando em todo o mundo, a empresa mudou seu foco para a chamada “nuvem híbrida”, onde as empresas usam uma combinação de seus próprios data centers e recursos de computação alugados para armazenar e processar dados. A receita de nuvem da IBM aumentou +16% para US$ 6,2bi durante o trimestre. Durante a conefrência de resultados, Arvind Krishna, CEO da IBM, reiterou a meta de crescimento de meio dígito em e disse esperar entre US$ 10 bilhões e US$ 10,5 bilhões em fluxo de caixa livre para a empresa em 2022. No entanto, mesmo que as empresas mudem mais suas operações para a internet, a IBM enfrenta concorrência em serviços em nuvem de gigantes como Microsoft (MSFT34) e Amazon (AMZO34) que auxilia os clientes no armazenamento e computação de dados em infraestrutura local, serviços de nuvem privada e servidores executados por provedores públicos.

GM lançará nova modalidade de seguro: A General Motors (GMCO34) lançará um seguro de automóveis por algoritmos com base no desempenho do motorista na direção. O objetivo da companhia é lançar o plano até o final do 1º trimestre, em apenas alguns estados dos EUA, de acordo com o executivo da empresa. A OnStar, subsidiária da montadora é a seguradora responsável pelo processo e já espera pela aprovação regulatória para iniciar o projeto no final de março no Arizona, Illinois e Michigan, juntamente com o parceiro de seguros American Family.  

A GM iniciou no mercado de seguros há um ano, projetan US$ 6 bilhões de receita no setor até 2030 e um prêmio médio anual de automóveis nos EUA em cerca de US$ 1.000. A montadora já coleta dados de frenagem, aceleração, uso de cinto de segurança, entre outros meios para fornecer dados confiáveis a companhia e calcular as taxas necessárias. Olhando para o futuro, a empresa planeja utilizar dados de seu sistema “Super Cruise”, com uma câmera monitorando o olhar e a cabeça do motorista, o que irá definir os valores dos seguros em versões posteriores. Os clientes que optarem pela coleta de dados, terão um desconto inicial e não enfrentarão sobretaxas, estimulando os clientes a adotarem o mecanismo a seguradora. A Tesla (TSLA34) também possui este tipo de tecnologia, mas ainda não utiliza para venda de seguros.

Altas expectativas para o pós pandemia: O cofundador e CEO do Airbnb (AIRB34), Brian Chesky, está com altas expectativas para o futuro pós pandemia com o aumento do home office nas empresas. Chesky busca melhorar a experiência de seus clientes e espera que a adoção de trabalhos remotos crie o segmento de viajantes que trabalham. Segundo dados da CNN, comparado a 2019, as vendas de pacotes turísticos domésticos por agências de viagem cresceram 550% em 2020 nos EUA, analisando os meses de julho e agosto. As compras estavam sendo por executivos, já que a proposta de trabalho flexível possibilita aos funcionários trabalharem de locais remotos e viajando. O CEO afirma “Eles podem fazer o que eu faço, administrar uma empresa muito grande a partir de um laptop com WiFi”, justificando a nova possibilidade para esse período. Brian Chesky acredita que esta tendência não é temporária e continuará a trazer resultados para o Airbnb.

O Airbnb divulgou um recorde no seu 3º trimestre de 2021, com a receita superior a US$2,2 bilhões, sendo um salto de 36% em relação ao mesmo período pré-pandemia, justificando também o otimismo do CEO. O planejamento da companhia para o novo segmento é gerar experiências que façam os clientes sentirem em uma comunidade, em vez de apenas num destino temporário. O presidente executivo não deu detalhes de como fará isso, mas afirma que as irão disparar após o afrouxamento de restrições e “será um grande boom para o Airbnb”, disse Cherky.

ANÁLISE

Fonte: Bloomberg, XP Research

Após ano recorde, ações de bancos americanos sofrem com resultados abaixo das expectativas: O gráfico acima, mostra que o KBW Bank Index, índice de ações de referência do setor financeiro, composto atualmente por 24 bancos teve uma performance superior ao S&P 500 durante 2021, +35% vs. +26,9%. No ano passado, o ótimo desempenho das instituições financeiras foi impulsionado pelos altos lucros provenientes das liberações das reservas de capital, mantidas contra perdas futuras e inadimplência durante o início da pandemia em 2020, bem como pelo aquecimento do mercado do capitais que estava em alta por conta dos estímulos monetários realizados pelo Federal Reserve. No início de 2022 o índice chegou a ter uma alta de +11% em apenas duas semanas do ano, em meio a crescentes expectativas de que o Fed possa começar a aumentar as taxas de juros já em março, já que as instituições financeiras conseguem aumentar o spread nos empréstimos que realizam e portanto, gerar um crescimento de receita.

Contudo, com o início da temporada de resultados do quarto trimestre de 2021 no dia 14 de janeiro, as ações das instituições financeiras estão sob pressão significativa, já que os lucros não atenderam às altas expectativas depois de um ano recorde. Além disso grandes nomes do mercado como Goldman Sachs e J.P Morgan apresentaram uma alta nas despesas com remunerações e benefícios, indicando o forte impacto da inflação salarial nas margens das empresas. Diante desse cenário, o KBW Bank Index caiu -3,8% nessa segunda-feira, estendendo sua queda para o sexto dia consecutivo desde que atingiu um recorde no início deste mês, concretizando sua maior série de perdas desde janeiro de 2021.

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