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Demanda recorde por viagens impulsiona resultado do Booking e setor de turismo – ūüĆéRadar Global

Uber reporta aumento de receita, Lyft decepciona mercado com guidance fraco, Pfizer corta perspectiva de lucros para 2022, Marriott e Booking confirmam a alta demanda por viagens.

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MACRO

Bolsas internacionais amanhecem mistas (EUA¬†-0,6% e¬†Europa¬†+1,3%) enquanto investidores digerem a decis√£o de pol√≠tica monet√°ria do Federal Reserve. Nesta √ļltima quarta-feira, o banco central americano anunciou uma alta de 50 bps na taxa b√°sica de juros, o seu maior aumento desde 2000, e afirmou que come√ßar√° a redu√ß√£o de US$ 47,5 bilh√Ķes/m√™s do seu balan√ßo patrimonial em junho, aumentando o ritmo ap√≥s 3 meses para uma redu√ß√£o de US$ 95 bilh√Ķes/m√™s. Ainda assim, Jerome Powell, pontuou que as autoridades do banco central n√£o est√£o considerando ativamente a possibilidade de uma alta de 75 bps nas pr√≥ximas reuni√Ķes, o que contribuiu para uma melhora no sentimento dos investidores e resultou no rali dos √≠ndices americanos ontem. Na¬†Europa, o foco ficar√° por conta da reuni√£o de pol√≠tica monet√°ria do Banco da Inglaterra, que tamb√©m dever√° anunciar uma nova alta nas taxas de juros para conter a infla√ß√£o local. Na¬†China, ambos os √≠ndices CSI 300 (-0,2%) e Hang Seng (-0,4%) encerraram em queda ap√≥s PMI de servi√ßos registrar apenas 36,2 pontos em abril, indicando uma contra√ß√£o na atividade econ√īmica do pa√≠s.

Coronav√≠rus: O CEO da Pfizer, Albert Bourla, disse que as prescri√ß√Ķes de Paxlovid (medicamento contra a Covid-19) nos EUA aumentaram para quase 80.000 pacientes na semana que terminou em 22 de abril, ante cerca de 8.000 pacientes no final de fevereiro.

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EMPRESAS

Booking (NASDAQ: BKNG, BDR: BKNG34) surpreende o mercado com demanda aquecida por viagens: A empresa l√≠der em viagens online dos EUA reportou seus resultados no per√≠odo p√≥s-mercado com uma receita de US$ 2,7bi vs. US$ 2,5bi das proje√ß√Ķes; o lucro por a√ß√£o foi de U$ 3,90, acima dos US$ 0,71 esperados, beneficiando-se da demanda reprimida por viagens de lazer. A receita foi impulsionada por um aumento de 18% na m√©dia das di√°rias e a taxa de reserva recuperando para 91% dos n√≠veis de 2019. As reservas brutas, que representam todos os servi√ßos de viagem excluindo cancelamentos, foram de US$ 27,3 bilh√Ķes, o maior valor trimestral de todos os tempos para a empresa.

‚ÄúApesar de um ambiente macroecon√īmico incerto, at√© agora vimos o fortalecimento cont√≠nuo das tend√™ncias globais de viagens no segundo trimestre de 2022 e estamos nos preparando para uma movimentada temporada de viagens de ver√£o pela frente‚ÄĚ, disse o CEO Glenn Fogel em comunicado. O CEO do Airbnb, que tamb√©m divulgou resultados fortes essa semana, est√° vendo ‚Äúuma demanda maior do que a hist√≥rica‚ÄĚ para o quarto trimestre, ‚Äúo que indica que a confian√ßa do consumidor para viajar continua forte al√©m dos meses de ver√£o‚ÄĚ. 

Ainda no setor de turismo, o conglomerado de hotéis de luxo Marriott (NASDAQ: MAR, BDR: M1TT34) reportou receita em linha com o esperado, US$ 4,2bi, e surpreendeu com um lucro por ação de US$ 1,25 vs. US$ 0,92 aguardado pelo consenso. A receita por quarto disponível global se beneficiou com a recuperação de viagens internacionais, e a forte demanda gerou 10% mais diárias em quartos de lazer do que em 2019. Entretanto, apesar da retomada das viagens depois da pandemia e dos resultados sólidos, a empresa fala em uma perspectiva mais conservadora. A companhia está vendo janela de reservas curtas, tanto para viagens a trabalho quanto para grupos.

Uber relata aumento de receita √† medida que os motoristas retornam: A Uber (NYSE: UBER, BDR: U1BE34) reportou seus resultados nessa quarta-feira, com uma receita de US$ 6,9bi vs. US$ 6,1bi projetados pelo mercado, o LPA foi de US$ 0,06 vs. US$ -0,18 esperados pelos analistas. O CEO Dara Khosrowshahi, informou que a base de motoristas do Uber est√° em uma alta p√≥s-pandemia e que espera que o engajamento continue ‚Äúsem investimentos incrementais significativos de incentivo‚ÄĚ. A escassez de motoristas ressalta o desafio de lidar com as oscila√ß√Ķes de demanda induzidas pela pandemia e revela a fragilidade de um modelo de trabalho mal equipado para enfrent√°-las.

Ao contr√°rio da Lyft, a Uber p√īde contar com seu neg√≥cio de entrega de alimentos Uber Eats, que cresceu durante a pandemia assim que a demanda por viagens despencou. O segmento de entregas, que inclui pedidos em restaurantes, mercearias e bebidas alco√≥licas, continuou a crescer apesar da retomada de refei√ß√Ķes em ambientes fechados, com as reservas subindo 12% em rela√ß√£o ao ano anterior, para um recorde hist√≥rico de US$ 13,9 bilh√Ķes. O crescimento do Uber Eats tamb√©m ajudou a canalizar mais motoristas para o neg√≥cio de carona. A capacidade de alternar entre o transporte de refei√ß√Ķes e as pessoas para ganhar dinheiro atraiu os motoristas, muitos dos quais mudaram para a entrega de alimentos durante a pandemia. Os motoristas ativos nos EUA e no Canad√° aumentaram 70% em abril em compara√ß√£o com o ano passado, com novos motoristas saltando 121%. A empresa disse que espera gerar ‚Äúfluxos de caixa positivos significativos‚ÄĚ para todo o ano de 2022, o que seria o primeiro para a empresa e projetou reservas brutas de US$ 28,5bi a US$ 29,5bi no segundo trimestre e lucro ajustado antes de juros, impostos, deprecia√ß√£o e amortiza√ß√£o de US$ 240mi a US$ 270mi.

Pfizer corta perspectiva de lucros para 2022, apesar das fortes vendas de vacina e antivirais contra Covid: A Pfizer (NYSE: PFE BDR: PFIZ34) reportou nessa √ļltima ter√ßa-feira seus resultados do primeiro trimestre de 2022, com uma receita de US$ 25,7bi vs. US$ 24,4bi esperados pelo mercado, o LPA foi de US$ 1,62 vs. US$ 1,55 projetados pelos analistas. Os resultados foram impulsionados por US$ 13,2bi em vendas de vacinas contra Covid no trimestre e US$ 1,5bi em vendas de seu tratamento antiviral oral Paxlovid. As vendas do antiviral foram impulsionadas pelo lan√ßamento do tratamento antiviral nos EUA, que encomendou 20 milh√Ķes de doses. A Food and Drug Administration (FDA) autorizou o Paxlovid em dezembro.

O CEO Albert Bourla, em uma call de resultados na manh√£ de ter√ßa-feira, disse que a Paxlovid recebeu autoriza√ß√£o regulat√≥ria em mais de 60 pa√≠ses e a Pfizer est√° em discuss√Ķes para levar o antiviral oral a outros mercados. Olhando para o futuro, a Pfizer reafirmou sua orienta√ß√£o para todo o ano de 2022 de US$ 32bi em receitas de vacinas Covid e US$ 22bi para Paxlovid. A empresa est√° a caminho de fabricar 30mi de doses de Paxlovid  no primeiro semestre de 2022 e 120 milh√Ķes at√© o final do ano. Al√©m disso, a gigante farmac√™utica agora espera lucro por a√ß√£o de US$ 6,25 a US$ 6,45 para o ano, abaixo da previs√£o anterior de US$ 6,35 a US$ 6,55 por a√ß√£o. A empresa atribuiu sua orienta√ß√£o de ganhos mais baixos aos custos de pesquisa e desenvolvimento, bem como ao c√Ęmbio, j√° que o d√≥lar americano se fortaleceu em rela√ß√£o a outras moedas.

Lyft decepciona mercado com guidance fraco para 2022: A Lyft (NASDAQ: LYFT) tamb√©m reportou seus resultados nessa √ļltima ter√ßa-feira, com uma receita de US$ US$ 875,6 vs. US$ 844,5, o LPA foi de US$ 0,07 vs. US$ -0,07 projetados pelos analistas. A empresa de carona registrou 17,8 milh√Ķes de passageiros ativos, um decl√≠nio em rela√ß√£o ao quarto trimestre, quando a empresa disse que tinha 18,7 milh√Ķes de passageiros ativos. A Lyft investiu fortemente em incentivos aos motoristas durante a pandemia e recupera√ß√£o de Covid, o que pesou nos resultados. A oferta de motoristas parecia se estabilizar, mas como os pre√ßos da gasolina dispararam em todo o pa√≠s devido √† guerra na Ucr√Ęnia no in√≠cio deste ano, alguns investidores temiam que os motoristas deixassem suas respectivas plataformas e as empresas teriam que aumentar seus incentivos. A empresa foi vaga com rela√ß√£o ao futuro, mas investir√° mais em subs√≠dios aos motoristas no pr√≥ximo trimestre, embora acredite que isso ajudar√° a compensar em um mercado mais saud√°vel. N√£o est√° claro quanto a empresa vai gastar.

AN√ĀLISE

Fonte: Goldman Sachs

Portos congestionados apontam para agravamento dos problemas da cadeia de suprimentos global: O gr√°fico acima, do Goldman Sachs, mostra que o √≠ndice do banco que mede a escala de congestionamento da cadeia de suprimentos aumentou 9,7% sequencialmente na semana passada. O que coloca os n√≠veis de congestionamento de volta ao ponto em que estavam no in√≠cio de mar√ßo, que ainda √© melhor do que o visto em janeiro, mas muito mais alto do que est√°vamos vendo recentemente. √Ä medida que novos lockdowns foram aumentando na China, os navios que aguardam atraca√ß√£o no Porto de Xangai agora somam 344, um aumento de 34% em rela√ß√£o ao m√™s passado, enquanto o envio de algo de um armaz√©m na China para um nos Estados Unidos atualmente leva 74 dias a mais do que o normal. Al√©m disso, o Goldman alertou que algumas organiza√ß√Ķes nos Estados Unidos est√£o fazendo pedidos antecipadamente na tentativa de antecipar poss√≠veis interrup√ß√Ķes trabalhistas nos portos da Costa Oeste (o contrato dos estivadores expira em 1¬ļ de julho e as negocia√ß√Ķes come√ßam em 12 de maio).

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