ūüĆé CONEX√ÉO GLOBAL: Vacina√ß√£o vs. desempenho setorial

CONEXÃO GLOBAL é o nosso relatório semanal que te conecta com os principais temas do mundo.


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Neste relatório trazemos alguns gráficos que buscam mostrar o impacto da vacinação nos diversos setores da economia. Optamos por utilizar a classificação setorial da MSCI, conhecida como GICS (Global Industry Classification Standard) para quesito de simplificação.

Ainda de acordo com a MSCI, os setores s√£o divididos em:

1) C√≠clicos: financeiro, consumo discricion√°rio, tecnologia, imobili√°rio, comunica√ß√£o e industrial. Estes seriam os grupos que dependem mais de crescimento econ√īmico para obter um desempenho superior.

2) Defensivos: Sa√ļde, bens de consumo, utilidades p√ļblicas e √≥leo e g√°s. Estes seriam os grupos que possuem uma demanda menos afetada pelo crescimento econ√īmico.

Durante a pandemia do COVID-19, a linha que separava os C√≠clicos dos Defensivos ficou menos clara. Diferente de outras crises, o coronav√≠rus foi respons√°vel por alterar drasticamente a demanda por certos produtos ao tornar o isolamento social uma norma. Empresas relacionadas √† tecnologia e inova√ß√£o, por exemplo, passaram a ser vistas como “defensivas”, uma vez que o mundo se viu for√ßado a migrar para o digital

Além das empresas de tecnologia, houveram também outras empresas que ganharam espaço durante a crise, como companhias de streaming de filmes e séries (Netflix, por exemplo), de delivery e até mesmo de produtos esportivos, como a Peloton, que é focada nos exercícios feitos em casa.

No entanto, já observamos, ao redor do mundo, países em diferentes estágios de vacinação. Nos EUA, por exemplo, os índices de isolamento social continuam caindo e, na China, já estão próximos de zero. A vacinação em massa pode resultar na recuperação dos setores mais afetados e, por meio deste levantamento de dados, buscamos entender melhor os possíveis impactos da imunização em massa nos diferentes segmentos da economia.

Observando os gr√°ficos, alguns pontos importantes:

‚Ėļ Entre os c√≠clicos, o desempenho dos setores financeiro, consumo discricion√°rio, tecnologia e materiais b√°sicos tende a ser superior em pa√≠ses com est√°gio mais avan√ßado de vacina√ß√£o.

‚Ėļ Entre os defensivos, √© menos claro o impacto da imuniza√ß√£o no desempenho. Poderia se esperar que empresas de √≥leo e g√°s desempenhassem melhor por conta da recupera√ß√£o na demanda, mas a performance parece ser independente do ritmo de vacina√ß√£o de cada pa√≠s.

‚Ėļ EUA: Desempenho acima da m√©dia na maioria dos setores pode ser parcialmente explicado pela imuniza√ß√£o em massa, que melhora as perspectivas de crescimento econ√īmico do pa√≠s.

‚Ėļ Setores c√≠clicos no Brasil, principalmente financeiro, consumo discricion√°rio e imobili√°rio podem ser beneficiados pelo aumento do n¬ļ de doses aplicadas.

Obs.: A vacina√ß√£o √© apenas um dos in√ļmeros fatores que impactam o desempenho dos mercados. Correla√ß√£o n√£o implica causalidade, mas acreditamos que h√° l√≥gica ao considerar que o aumento da imuniza√ß√£o pode resultar em reabertura, crescimento econ√īmico e, consequentemente, no desempenho de setores espec√≠ficos do mercado.

Setores Cíclicos

Mais sens√≠veis ao crescimento econ√īmico.

Setores Defensivos

Menos sens√≠veis ao crescimento econ√īmico.

Fonte: OurWorldInData, Johns Hopkins University, World Bank, United States Census Bureau, Bloomberg, XP
Desempenho em moeda local entre 31/12/2020 e 26/04/2021.

Avaliação

O qu√£o foi √ļtil este conte√ļdo pra voc√™?


Newsletter

Gostaria de receber nossos conte√ļdos por e-mail?

Cadastre-se e receba gr√°tis nossos relat√≥rios e recomenda√ß√Ķes de investimentos

Telegram XP

Acesse os conte√ļdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
Disclaimer:

Este relat√≥rio foi preparado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (‚ÄúXP Investimentos‚ÄĚ) e n√£o deve ser considerado um relat√≥rio de an√°lise para os fins do artigo 1¬ļ da Instru√ß√£o CVM n¬ļ 598/2018. Este relat√≥rio tem como objetivo √ļnico fornecer informa√ß√Ķes macroecon√īmicas e an√°lises pol√≠ticas, e n√£o constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra/venda ou como uma solicita√ß√£o de uma oferta de compra/venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participa√ß√£o em uma determinada estrat√©gia de neg√≥cios em qualquer jurisdi√ß√£o. As informa√ß√Ķes contidas neste relat√≥rio foram consideradas razo√°veis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes p√ļblicas consideradas confi√°veis. A XP Investimentos n√£o d√° nenhuma seguran√ßa ou garantia, seja de forma expressa ou impl√≠cita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatid√£o dessas informa√ß√Ķes. Este relat√≥rio tamb√©m n√£o tem a inten√ß√£o de ser uma rela√ß√£o completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. As opini√Ķes, estimativas e proje√ß√Ķes expressas neste relat√≥rio refletem a opini√£o atual do respons√°vel pelo conte√ļdo deste relat√≥rio na data de sua divulga√ß√£o e est√£o, portanto, sujeitas a altera√ß√Ķes sem aviso pr√©vio. A XP Investimentos n√£o tem obriga√ß√£o de atualizar, modificar ou alterar este relat√≥rio e de informar o leitor. O respons√°vel pela elabora√ß√£o deste relat√≥rio certifica que as opini√Ķes expressas nele refletem, de forma precisa, √ļnica e exclusiva, suas vis√Ķes e opini√Ķes pessoais, e foram produzidas de forma independente e aut√īnoma, inclusive em rela√ß√£o a XP Investimentos. Este relat√≥rio √© destinado √† circula√ß√£o exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes aut√īnomos da XP e clientes da XP, podendo tamb√©m ser divulgado no site da XP. Fica proibida a sua reprodu√ß√£o ou redistribui√ß√£o para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o prop√≥sito, sem o pr√©vio consentimento expresso da XP Investimentos. A XP Investimentos n√£o se responsabiliza por decis√Ķes de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informa√ß√Ķes divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer preju√≠zos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utiliza√ß√£o deste material ou seu conte√ļdo. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a miss√£o de servir de canal de contato sempre que os clientes que n√£o se sentirem satisfeitos com as solu√ß√Ķes dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informa√ß√Ķes sobre produtos, tabelas de custos operacionais e pol√≠tica de cobran√ßa, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br.

Corretora Home Broker Autorregula√ß√£o Anbima - Ofertas P√ļblicas Autorregula√ß√£o Anbima - Private Autorregula√ß√£o Anbima - Distribui√ß√£o de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunica√ß√£o atrav√©s de rede mundial de computadores est√° sujeita a interrup√ß√Ķes ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recep√ß√£o de informa√ß√Ķes atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por for√ßa de falha de servi√ßos disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A √© institui√ß√£o autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.