Riscos na Petrobras? Veja 4 BDRs para investir

Com o aumento dos riscos associados à Petrobras, conheça as alternativas de investimento em petrolíferas globais


Compartilhar:


Investir em petrolíferas?

Ao longo dos últimos seis meses, com o avanço da vacinação pelo mundo e gradual processo de retomada econômica, a temática de rotação nos mercados vem se intensificando. Neste cenário, empresas de setores cíclicos, como o petrolífero, tendem a ganhar força, acompanhando a normalização da demanda global por serviços, transporte e produção industrial. Este movimento, aliado ao temor de inflação à frente, injeção sem precedentes de auxílios na economia e expectativa de maiores investimentos em infraestrutura, contribuem para a boa perspectiva para o setor petrolífero no mundo.

O preço do petróleo (WTI), medido em US$/barril, é acompanhado internacionalmente e serve como um “termômetro” da atividade econômica e perspectiva de demanda futura. No pico da pandemia em 2020, a incerteza foi tão grande que os preços da commodity alcançaram patamares negativos pela primeira vez na história, mas o gradual controle da Covid-19 no mundo já faz o preço da commodity e o setor de energia do S&P 500 subirem +66% e +38% desde julho de 2020, respectivamente.

Quais são as alternativas de investimento?

No Brasil

No Brasil, o setor de energia compõe 11% do Índice Ibovespa e é representado principalmente pela Petrobras (PETR4/PETR3). No entanto, os nossos analistas Gabriel Francisco e Maíra Maldonado destacaram ao final de fevereiro, no relatório de rebaixamento da recomendação das ações para VENDA, que “não há mais como defender” a empresa após a substituição do CEO da companhia, Sr. Roberto Castello Branco, pelo General Joaquim de Silva e Luna.

Os analistas enxergam o anúncio como uma sinalização negativa tanto (i) de uma perspectiva de governança, dados os riscos para a independência de gestão da Petrobras, como também (ii) por implicar riscos de que a companhia pare de praticar uma política de preços de combustíveis em linha com referências internacionais de preços, ou seja, que reflitam as variações dos preços de petróleo e câmbio.

No mundo

Alheio aos riscos político-econômicos brasileiros exemplificados acima, o investimento em petrolíferas estrangeiras torna-se uma alternativa viável para aqueles interessados na exposição ao setor, que só no S&P 500 tem um valor de mercado de US$ 1 trilhão.

O acesso às petrolíferas globais é possível através dos BDRs (Brazilian Depositary Receipts), valores mobiliários emitidos no Brasil que representam outro valor mobiliário emitido por companhias abertas com sede no exterior. Os certificados refletem a variação de preço das ações estrangeiras somados à variação do Real no período.

Pensando nisso, separamos os 4 BDRs mais líquidos de petrolíferas globais:

Chevron (CHVX34)

A Chevron é uma petrolífera americana fundada em 1906, especializada na exploração e transporte de petróleo e gás natural e em atividades ligadas ao downstream, como o refino da commodity em derivados (como diesel, gasolina, querosene e lubrificantes), e distribuição desses produtos ao mercado consumidor (postos de gasolina, oleodutos, etc.). A companhia opera em 27 países e, em 2019, chegou a produzir 3 milhões de barris por dia.

ExxonMobil (EXXO34)

Petrolífera americana fundada em 1999 com a fusão da Exxon e Mobil, tem suas operações divididas em três segmentos: 1) Upstream (8% das receitas) – exploração e transporte de petróleo; 2) Downstream (79%) – refino de petróleo e produção de derivados; e 3) Produção de químicos (13%), como polietileno e polipropileno. A companhia possui operações nos EUA, Austrália, Canadá, África do Sul e Europa. No último ano, a empresa chegou a discutir a fusão com a Chevron, que criaria uma gigante com capacidade de produção de 7 milhões de barris ao dia.

ConocoPhillips (COPH34)

Fundada em 1875, a petrolífera tem atualmente a capacidade de produzir 1,3 milhão de barris de petróleo ao dia. As operações da empresa são geograficamente separadas em seis divisões: Alaska (14,5% das receitas), Lower 48 (44,5%), Canadá (9%), Europa (18%), Ásia Pacifico e Oriente Médio (14%).

EOG Resources (E1OG34)

A americana EOG Resources explora, produz e distribui petróleo, gás natural e gás natural liquefeito, sendo suas principais operações localizadas nos Estados Unidos (Estados do Novo México e Texas), Trinidad e Tobago, Reino Unido, China e Omã. No último ano, a empresa produziu o equivalente a 300 milhões de barris de petróleo.

Como destacado, em nossa visão, a interferência governamental na gestão da Petrobras gera muitas incertezas para justificar uma tese de investimento na empresa. Apesar do conturbado cenário para a petrolífera brasileira, atualmente outras possibilidade de investimento no setor estão disponíveis. Para aqueles que desejem ter exposição à temática de valorização dos preços do petróleo, os BDRs de empresas como Chevron, ExxonMobil, ConocoPhilips e EOG Resources surgem como alternativas.

Como investir em BDRs? Saiba como fazer na prática e siga o passo a passo

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
Disclaimer:

Este relatório foi preparado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 598/2018. Este relatório tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas e análises políticas, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra/venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra/venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. As opiniões, estimativas e projeções expressas neste relatório refletem a opinião atual do responsável pelo conteúdo deste relatório na data de sua divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio. A XP Investimentos não tem obrigação de atualizar, modificar ou alterar este relatório e de informar o leitor. O responsável pela elaboração deste relatório certifica que as opiniões expressas nele refletem, de forma precisa, única e exclusiva, suas visões e opiniões pessoais, e foram produzidas de forma independente e autônoma, inclusive em relação a XP Investimentos. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida a sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br.

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.