Oferta e demanda: os efeitos na habitação Multifamily

Artigo realizado em conjunto com a CONTI


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

No centro de todo investimento está a receita futura projetada. No contexto do investimento em multifamily, a receita futura é amplamente determinada pela variação do valor dos aluguéis e da ocupação durante um determinado período. O objetivo básico do investimento em propriedades multifamily é maximizar o número de unidades alugadas com o maior valor do aluguel possível por unidade.

Em um mercado livre e competitivo, esses componentes junto de ocupação e aluguéis, são constantemente regidos pela lei da oferta e demanda. Embora o investimento imobiliário exija análises detalhadas de oferta e demanda local para projetar a renda futura de um ativo em particular, amplas percepções de mercado proporcionam maior clareza sobre o desempenho esperado dos ativos ao longo do tempo.

Ao examinar a relação entre a oferta e a demanda de imóveis tipo multifamily nos principais mercados do Texas, podemos avaliar o futuro dessa dinâmica e ilustrar por que a habitação para a “workforce” (força de trabalho) está mais bem posicionada para o crescimento da renda a longo prazo.

A última década de crescimento do Texas é incomparável aos Estados Unidos modernos. Consistentemente classificada como um dos melhores estados para fazer negócios e possibilitar um custo de vida acessível, o Texas é uma terra de oportunidades excepcionais. Na última década, surpreendentes 4,1 milhões de novos moradores chegaram ao estado para aproveitá-las.

Desde 2010, esse crescimento é equivalente a toda a população de Los Angeles se mudando para o Texas – uma comparação adequada considerando que os californianos são os que mais estão se mudando para o Texas do que qualquer outro estado. Além dos elogios impressionantes como o de ser o principal estado do país em crescimento populacional e de empregos na última década, esses números mostram a crescente demanda por moradias em todo o Texas.

A onda de crescimento populacional e de empregos é o principal motor da demanda multifamily. Essa demanda crescente nos últimos dez anos possibilitou o aumento dos aluguéis além de um aumento no desenvolvimento de propriedades multifamily no estado.

Essa demanda é evidente nas taxas de ocupação estáveis ​​em todo o Texas; todas as grandes áreas metropolitanas do Texas – Dallas-Fort Worth, Austin, Houston e San Antonio – tiveram uma média de ocupação anual bem acima de 90% na última década. Embora esta taxa de ocupação estável forneça um marcador útil de demanda, ela não se ajusta à mudança no total de unidades do mercado ao longo do tempo devido a novas construções. Para dar conta do estoque crescente de unidades, o setor imobiliário utiliza a “absorção líquida” como um indicador de demanda ao longo do tempo.

No contexto de multifamily, a absorção líquida é basicamente a soma de todas as unidades que ficaram vagas subtraídas da soma de todas as unidades que passaram a ser ocupadas em um determinado mercado, durante um determinado período, geralmente de um ano. Uma absorção líquida anual positiva indica demanda crescente para aquele ano – onde mais unidades foram alugadas do que desocupadas.

Na última década, as quatro áreas metropolitanas do Texas tiveram uma absorção líquida positiva e, cumulativamente, esses mercados absorveram mais de 350.000 novas unidades. A demanda por apartamentos do tipo multifamily no Texas é tão forte, que o estado foi responsável por 15% de toda a absorção dos EUA em 2019. DFW ficou atrás apenas da cidade de Nova York no número total de unidades absorvidas, enquanto a absorção em Houston, Austin e San Antonio, respectivamente, ficou em 8º lugar, 9º e 21º em todos os mercados metropolitanos dos EUA.

Oferta e Demanda: Texas

Para resumir a última década de oferta e demanda de imóveis multifamily do Texas, cerca de 440.000 novos apartamentos foram entregues de 2011 a 2019, com uma média de 49.000 unidades por ano em um crescimento total de estoque de 2,4%. No mesmo período, a demanda totalizou cerca de 470 mil unidades, com média de pouco mais de 51 mil unidades absorvidas a cada ano.

Desta forma, a demanda superou a oferta em uma média de 3.300 unidades por ano, reduzindo a vacância em quase 300 pontos de 2011 a 2019. Embora todos os mercados do Texas possuam características únicas, os fundamentos do crescimento populacional e de empregos impulsionaram o crescimento estável da renda de longo prazo para os investimentos do tipo multifamily no Texas.

O equilíbrio entre a oferta e a demanda por multifamily do Texas na última década mostra as condições de mercado favoráveis ao investimento. Embora o Texas seja consistentemente um líder no número de novas unidades construídas por ano, esse novo fornecimento foi superado pela esmagadora demanda em um passado recente.

Em última análise, a crescente escassez de apartamentos também aumentou os aluguéis em todo o mercado, resultando em retornos atraentes na última década. À medida que os investidores continuam a reconhecer a estabilidade de longo prazo do mercado multifamily do Texas, a atividade de investimento na última década também atingiu níveis impressionantes.

De acordo com a CBRE, o Texas capturou 14% de todo o investimento em multifamily dos EUA em 2019. No ano anterior, uma em cada seis unidades compradas nos EUA estava localizada em uma das principais áreas metropolitanas do Texas, representando mais de $ 24 bilhões de dólares no volume de transações. Suportado por fortes tendências demográficas e desempenho historicamente confiável, é improvável que o mercado de investimento em multifamily pare seu impulso histórico, apesar das interrupções econômicas causadas pela pandemia do coronavírus.

À medida que os EUA se recuperam economicamente, é esperado que a taxa de desemprego no Texas retorne a 3,4%, semelhante às taxas de 2017 e 2018. Este mercado de trabalho saudável é essencial para que a demanda continue crescente por imóveis multifamily. Também é esperado que os fatores subjacentes que impulsionam a migração doméstica para o Texas – o baixo custo de vida, a relativa facilidade de fazer negócios e o clima favorável – continuem.

Com esses fundamentos de longo prazo fortemente estabelecidos, é possível prever que a demanda superará a oferta mais uma vez em uma média anual de 8.500 unidades de 2021 a 2023 com uma nova oferta e absorção líquida de 57.900 unidades e 66.400 unidades, respectivamente. Ao longo da exploração deste artigo da oferta e demanda por multifamily do Texas, algumas generalizações sobre a natureza dessas dinâmicas de mercado foram feitas por uma questão de simplicidade, educação e facilidade de comparação ao longo do tempo.

Na realidade, essa natureza é muito detalhada e altamente favorável aos investimentos habitacionais da chamada workforce.

Para entender esses detalhes, é necessário analisar as restrições de oferta e demanda. Devido ao aumento dos custos de insumos como terreno, mão-de-obra e matérias-primas, a viabilidade econômica de construir novas moradias para a workforce a preços de mercado é quase inexistente. Ao invés vez disso, as incorporadoras de propriedades multifamily continuam a construir apartamentos de luxo com aluguéis significativamente maiores do que seus equivalentes de habitação para mão de obra.

No curto prazo, essa estratégia pode ser lucrativa para alguns incorporadores, mas por trás dos altos retornos iniciais está uma realidade difícil: suprimentos mais caros, e apesar de seu glamour, simplesmente não atendem às necessidades de moradia do trabalhador no longo prazo.

Conclusão

Olhando para o futuro, o Texas, assim como muitos outros mercados dos EUA, continuará a experimentar uma incompatibilidade entre os aluguéis exigidos pelo trabalhador de classe média e os aluguéis ofertados a preços exorbitantes. Apesar da possibilidade da oferta no Texas poder, eventualmente, superar a demanda, essa relação é fortemente voltada para o segmento de apartamentos de luxo.

Devido a esse descompasso, é possível acreditar plenamente que o segmento de habitação para a workforce enfrentará demanda estável, crescimento sustentável dos aluguéis e, consequentemente, retornos sustentáveis ​​de longo prazo.

Fiquem ligados pois falaremos mais sobre Real Estate Americano e Multifamily nos próximos relatórios.

Abra sua conta na XP Investimentos

Sobre a CONTI

A CONTI é uma empresa líder de investimentos em Real Estate nos Estados Unidos. Fundada em 2008, a CONTI atuou em mais de US$ 1,25 bilhão em transações imobiliárias e tem sido consistentemente reconhecida como uma das empresas privadas de maior crescimento nos EUA nos últimos sete anos. Hoje investe em classes de ativos diretamente em imóveis próprios e indiretamente por meio de estrutura de capital

O CEO Carlos Vaz, brasileiro reconhecido como um dos líderes mais influentes no Texas, esteve em publicações como Forbes, Harvard Business Review e também em renomados veículos da mídia brasileira.

Visite contiorg.com para mais informações

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
Disclaimer:

Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza. Não se configuram, portanto, como ideias, opiniões, pensamentos ou qualquer forma de posicionamento por parte da XP Investimentos CCTVM S/A. É terminantemente proibida a utilização, acesso, cópia ou divulgação não autorizada das informações presentes neste conteúdo. O investimento em ações é um investimento de risco. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Para avaliação da performance de um fundo de investimentos é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. Leia o prospecto e o regulamento antes de investir. Todas as informações sobre os produtos, bem como o regulamento e o prospecto e regulamento aqui listados, podem ser obtidas com seu agente de investimentos, em nosso site na internet ou no site do referido gestor. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou fundo garantidor – FGC. A taxa de administração máxima compreende a taxa de administração mínima e o percentual máximo que a política do FUNDO admite despender em razão das taxas de administração dos fundos de investimento investidos. Os fundos de ações e multimercados com renda variável /sem renda variável podem estar expostos a significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes. Os fundos de crédito privado estão sujeitos a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento dos ativos integrantes de sua carteira, inclusive por força de intervenção, liquidação, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial dos emissores responsáveis pelos ativos do fundo. Os fundos de cotas aplicam em fundos de investimento que utilizam estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em perdas patrimoniais para seus cotistas. Os fundos de renda fixa estão sujeitos a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento dos ativos integrantes de sua carteira, inclusive por força de intervenção, liquidação, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial dos emissores responsáveis pelos ativos do fundo. Para informações e dúvidas, favor contatar seu agente de investimentos. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. As rentabilidades divulgadas não são líquidas de impostos e taxas de saída e performance. As informações publicadas não levam em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Caso os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros sejam expressos em uma moeda que não a do investidor, qualquer alteração na taxa de câmbio pode impactar adversamente o preço, valor ou rentabilidade. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização dessa plataforma. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido.

BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.