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Biocombustíveis: explorando oportunidades para o Brasil

Ao longo deste relatório, destacamos as principais mensagens do evento da ABIOVE.

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Destaques do evento da ABIOVE sobre o ‘Combustível do Futuro’ e o mercado de biodiesel

O papel da Lei ‘Combustível do Futuro’ na ancoragem da demanda

Sancionado em out/24, o programa foi reconhecido pelos painelistas como uma política fundamental para criar previsibilidade e impulsionar a demanda por meio de mandatos para mistura de biocombustíveis convencionais (etanol e biodiesel) e avançados, como o diesel verde (HVO) e o combustível de aviação sustentável (SAF). Com isso, o programa visa evitar a emissão de 705 milhões de toneladas de CO2eq até 2037. Por outro lado, dois desafios foram destacados: (i) capacidade de fiscalização: a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) opera atualmente com uma força de trabalho menor do que há 20 anos, apesar de atuar com um escopo maior; e (ii) viabilidade técnica: o aumento das taxas de mistura exige adaptações logísticas e operacionais - por exemplo, o biodiesel B100 difere ligeiramente do diesel convencional, exigindo adaptações em toda a cadeia de suprimentos.

SAF como uma solução menos tangível no médio prazo

Embora reconhecido como essencial para a descarbonização da aviação, os palestrantes reforçaram que o SAF segue distante de ser escalável, apesar de investimentos do setor privado¹. Na visão deles, como o combustível é responsável por ~40% das despesas operacionais das companhias aéreas, o custo do SAF (3-4x maior do que o do combustível convencional) representa uma barreira significativa para a adoção. Dessa forma, ao tornar obrigatória a mistura de SAF a partir de 2027, o ‘Combustível do Futuro’ poderia aumentar os custos operacionais das empresas - uma mistura de 10% de SAF poderia aumentar os custos de combustível em 35%² -, resultando em preços mais altos de passagens para os consumidores.

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