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Setor varejista performa bem em fevereiro, mas ainda não reflete os efeitos do coronavírus na economia

Em fevereiro de 2020, o setor varejista ampliado apresentou expansão de 0,7% m/m (fev20 / jan20) e de 3,3% a/a (fev20 / fev19), em linha com a nossa expectativa e com a expectativa de mercado coletada pela Bloomberg. O varejo restrito, por sua vez, que exclui as categorias de veículos e construção, apresentou expansão de […]

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Em fevereiro de 2020, o setor varejista ampliado apresentou expansão de 0,7% m/m (fev20 / jan20) e de 3,3% a/a (fev20 / fev19), em linha com a nossa expectativa e com a expectativa de mercado coletada pela Bloomberg.

O varejo restrito, por sua vez, que exclui as categorias de veículos e construção, apresentou expansão de 1,2% m/m e de 4,7% a/a, surpreendendo positivamente tanto as nossas expectativas (-0,8% m/m e +1,8% a/a) quanto a expectativa de mercado (-0,4% m/m e +2,3% a/a).

A abertura dos dados mostrou que 90,2% dos setores analisados apresentou expansão em fevereiro. Os setores de móveis e eletrodomésticos, vestuário, supermercados e artigos de uso pessoal foram os principais destaques positivos da pesquisa. Os únicos setores que performaram mal foram livros e jornais, equipamentos para escritório e combustíveis.

Dessa forma, todas as grandes aberturas do comércio (duráveis, semi-duráveis e não-duráveis) performaram bem em fevereiro.

Apesar do resultado positivo, o número de fevereiro provavelmente não foi impactado pela pandemia do coronavírus e, ainda assim, os nossos principais índices de difusão mostraram que a quantidade de setores que vêm crescendo consistentemente nos últimos meses continua baixa.

Olhando para frente, esperamos que as categorias de supermercados e artigos farmacêuticos (que juntas respondem por cerca de 35,6% do setor de comércio) sejam impactadas positivamente pela pandemia e pelo isolamento social e que, por isso, apresentem expansão nos próximos meses. As demais aberturas (principalmente as que compõe o comércio ampliado) devem ser negativamente impactadas, a exemplo do que vem acontecendo com alguns dos principais indicadores antecedentes de março.

O setor de serviços, incluindo o comércio, deverá ser um dos mais prejudicados pela crise e o nosso entendimento é de que as chances de recessão econômica em 2020 tornam-se cada vez maiores.

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