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Setor varejista apresenta contração de 13,7% em março

Em março de 2020, o setor varejista ampliado apresentou contração de 13,7% m/m (mar20 / fev20) e de 6,3% a/a (mar20 / mar19), registrando a pior queda histórica do indicador desde o início da série, em fevereiro de 2003. O resultado ficou levemente acima tanto das nossas expectativas (-15% m/m e -7,5% a/a) quanto das […]

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Em março de 2020, o setor varejista ampliado apresentou contração de 13,7% m/m (mar20 / fev20) e de 6,3% a/a (mar20 / mar19), registrando a pior queda histórica do indicador desde o início da série, em fevereiro de 2003. O resultado ficou levemente acima tanto das nossas expectativas (-15% m/m e -7,5% a/a) quanto das expectativas de mercado coletadas pela Bloomberg (-14,5% m/m e -7,4% a/a).

O varejo restrito, que exclui as categorias de veículos e construção, apresentou contração de 2,5% m/m e de 1,2% a/a, surpreendendo positivamente tanto as nossas expectativas (-3,4% m/m e -2,3% a/a) quanto a expectativa de mercado (-5,5% m/m e -3,9% a/a).

Apesar do resultado levemente acima das expectativas, a abertura dos dados mostrou que 64,4% dos setores analisados apresentou contração em março.

As únicas duas categorias que performaram bem no mês e que impediram que o setor apresentasse queda ainda maior foram as vendas de supermercados (+14,6% m/m) e de artigos farmacêuticos (+1,3% m/m).

Os setores de móveis e eletrodomésticos, vestuário, papelaria, veículos e artigos de uso pessoal foram os principais destaques negativos da pesquisa.

Dessa forma, com exceção da categoria de bens não duráveis, que foi positivamente impactada pela rápida e intensa busca por alimentos durante o isolamento social, todas as demais grandes aberturas do comércio (duráveis e semi-duráveis) apresentaram queda abrupta em março.

Como as medidas mais restritivas de isolamento social começaram a ser implementadas apenas a partir da segunda quinzena de março, o resultado do setor provavelmente não foi impactado em sua totalidade pela pandemia do coronavírus e, ainda assim, os nossos principais índices de difusão mostraram uma queda significativa na quantidade de setores que vêm crescendo consistentemente nos últimos meses.

Olhando para frente, esperamos que as medidas de isolamento social continuem impactando negativamente o setor varejista, que deve apresentar queda intensa e generalizada nos próximos meses (abril e maio).

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