XP Expert

Economia em Destaque: Nos EUA, inflação abaixo do esperado abre espaço para alta menor de juros. No Brasil, indicadores mostram desaceleração da economia e governo anuncia pacote fiscal

Seu resumo semanal de economia no Brasil e no mundo

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail
Onde Investir em 2025 banner

Resumo

Nos EUA, inflação abaixo do consenso indica menor alta nos juros para a próxima decisão do Fed. Na Europa, mercado de trabalho ainda aquecido apresenta desafio para o Banco Central Europeu. Em relatório trimestral, Banco Mundial revisa estimativas de crescimento econômico em 2023 e 2024 para baixo.

No Brasil, dados de varejo e serviços para novembro mostra desaceleração da economia e inflação fecha 2022 com surpresa altista. Na seara fiscal, Fernando Haddad anuncia medidas para reduzir o déficit primário em 2023.

Cenário internacional

Inflação nos EUA abaixo das expectativas

O índice de preços ao consumidor dos EUA – comumente chamado de CPI – variou -0,1% m/m e 6,5% a/a, o menor nível desde dezembro de 2021, enquanto a mediana de projeções do mercado era 0,0% m/m. Esse número foi puxado por deflação de 9,4% em gasolina – após -2,0% em novembro – e alta modesta de 0,3% em alimentos, a menor em quase dois anos. Ainda assim, o número não deve ser suficiente para impedir o Federal Reserve de aumentar os juros, tendo em vista a dinâmica altista em preços básicos e itens menos voláteis (via de regra, energia, gasolina e alimentação são voláteis, por isso, é importante observar o núcleo de inflação, que os exclui).

Alta no juro básico dos EUA deve desacelerar

Após o CPI de dezembro, Raphael Bostic, diretor do Fed de Atlanta, apontou que o número mostra a inflação em processo de moderação e abre caminho para alta menos intensa no juro. Além disso, outros diretores apontaram para “um caminho mais lento, mas mais longo e potencial” do Fed Funds Rate, e que “altas de 25 pontos-base serão apropriadas daqui pra frente”.

Banco Mundial revisa projeção de crescimento para 2023

No último relatório “Perspectivas Econômicas Globais”, publicado na última terça-feira, a projeção de crescimento do PIB global foi revisado para 1,7% e 2,7% para 2023 e 2024, respectivamente; em ambos, a projeção anterior era de 3,0%. Em destaque fica a relevante revisão do crescimento dos EUA, de 2,4% para 0,5%, e de 4,3% - ante 5,2% - ambos para 2023. Por fim, para o Brasil, a estimativa é próxima à da XP: 3,0% em 2022 e 0,8% em 2023.

Mercado de trabalho na Europa ainda aquecido

Em novembro, a taxa de desemprego nos 20 países do bloco foi de 6,5%, estável em relação a outubro e o mínimo recorde para o mês. Por outro lado, o numero de desempregados caiu de 10,851 milhões para 10,849, indicando mercado de trabalho ainda apertado, apesar das projeções de recessão técnica para o último trimestre de 2022.

Inflação na China vem abaixo do esperado

Em dezembro, o índice de preços ao consumidor chinês ficou estável em relação ao mês anterior, ligeiramente melhor que as expectativa de 0,1% m/m do mercado. No ano, aumento de 1,8% foi acima do 1,6% de novembro, impulsionado por aumento dos preços dos alimentos, a despeito de atividade econômica ainda oscilante. No índice preços ao produtor, a variação de 0,7% m/m foi abaixo da alta de 1,3% anterior. Com a reabertura do país, a expectativa é de continuidade do ritmo de alta.

Enquanto isso, no Brasil…

Vendas no varejo em queda

Em novembro, seis das dez atividades compostas pela Pesquisa Mensal de Comércio tiveram queda. No índice fechado, -0,6 m/m e 1,5% a/a, ante projeção da XP em -0,6% e 1,7% a/a. A influência da Black Friday e a Copa do Mundo parecem ter afetado o setor de forma relevante. Sobre o primeiro, os descontos impulsionaram a atividade em Móveis e eletrodomésticos (2,5% m/m) e Materiais de construção (3,0% m/m), setores dos quais não esperamos alta consistente nos próximos meses. Já o segundo afetou o varejo pela redução da mobilidade nos dias de jogos, principalmente na venda de combustíveis e lubrificantes (queda de -5,4% m/m)

Setor de serviços estável em novembro

Após longo período de recuperação com a flexibilização das restrições à mobilidade pela pandemia, o setor de serviços se manteve estável em novembro (nossa projeção era de +0,2%), com alta de 6,3% em relação a novembro de 2021. Na abertura, Serviços Prestados às Famílias recuou 0,8%, e aparentemente a Copa do Mundo não representou impulso significativo para o grupo, apesar da maior demanda por serviços de alimentação e entretenimento. Por outro lado, os Serviços de Transporte e Armazenagem subiram 0,3%, puxado pelo subgrupo de Serviços de Transporte Aéreo. Em relação ao pré-pandemia, o índice do setor de serviços está em um cerca de 10,5% acima.

IBC-Br recua pelo quarto mês consecutivo

Em novembro, o índice – proxy do PIB – recuou 0,55% m/m, em linha com a nossa estimativa de -0,6%, e elevação de 1,65% a/a. Para dezembro, nossa estimativa é de avanço de 0,2% m/m.

IPCA vem acima do esperado em dezembro

No último número de 2022, a inflação de dezembro foi 0,62 m/m, 5,79% a/a, puxado pelo aumento acentuado nos preços de higiene pessoal em função da recomposição de preços após Black Friday e a influência do Natal. Nesse sentido, o desvio ocorreu por elevação de preços voláteis e sensíveis a esses dois eventos, portanto, essa dinâmica não deve continuar nos próximos meses.

Haddad anuncia medidas para redução de déficit

O ministro da fazenda anunciou medidas visando aumentar a arrecadação e diminuir o déficit primário do governo em 2022. As principais medidas foram a exclusão do ICMS da base de cálculo dos créditos tributários, programa de incentivo extraordinário para redução da litigiosidade e denúncias espontâneas, revisão de gastos e contratos e execução de gastos abaixo do autorizado no orçamento. Sobre isso, publicamos um relatório detalhado.

O que esperar para a semana que vem?

No cenário internacional, o destaque será o Livro Bege do Federal Reserve, relatório sobre a economia dos EUA. Além disso, os dados de inflação ao produtor de dezembro. Na China, há a expectativa da divulgação de diversos dados, como o PIB do 4º trimestre, dados de atividade econômica e inflação de dezembro. Na Zona do Euro, será divulgada a inflação ao consumidor. No Brasil, o foco será na divulgação do IGP-10 de janeiro e a taxa de desemprego (mensurado pela PNAD Contínua) em novembro.

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Disclaimer:

Este relatório foi preparado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º na Resolução CVM 20/2021. Este relatório tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas e análises políticas, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra/venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra/venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. As opiniões, estimativas e projeções expressas neste relatório refletem a opinião atual do responsável pelo conteúdo deste relatório na data de sua divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio. A XP Investimentos não tem obrigação de atualizar, modificar ou alterar este relatório e de informar o leitor. O responsável pela elaboração deste relatório certifica que as opiniões expressas nele refletem, de forma precisa, única e exclusiva, suas visões e opiniões pessoais, e foram produzidas de forma independente e autônoma, inclusive em relação a XP Investimentos. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida a sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.