Cenário Global e Brasil, como eles impactam os investimentos? Confira os destaques do painel

Cenário econômico atual traz muitos riscos, mas também oportunidades, principalmente na bolsa. Essa é a visão de Caio Megale, da XP, e Elssom Yassuda da Safari Capital, que participaram do 3º dia da Jornada do Investidor


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

O cenário econômico atual exibe grande heterogeneidade em termos regionais e setoriais, o que gera muitas oportunidades e, ao mesmo tempo, riscos relevantes na visão do sócio e estrategista da Safari Capital, Elsom Yassuda, e do economista-chefe da XP, Caio Megale, que participaram do terceiro dia do evento Jornada do Investidor, by fundos DNA, promovido pela XP.

Apesar da pandemia, de preocupações com inflação, tanto no cenário doméstico como nos Estados Unidos, e da incerteza fiscal no Brasil, a recuperação da atividade econômica nos próximos trimestres poderá trazer oportunidades relevantes para investidores nos próximos meses, principalmente no mercado acionário. Confira os principais destaques do painel.

Cenário Global:

No que diz respeito à cena internacional, destaque para o ritmo acelerado de crescimento econômico nos Estados Unidos. A despeito das pressões recentes de inflação, os níveis de juros longos ainda são interpretados como saudáveis, tendo em vista a base de comparação muito baixa nos últimos anos. Além disso, a inflação de longo prazo não tem exibido movimentos expressivos, embora a inflação de curto prazo permaneça sob pressão.

A forte expansão projetada para a economia internacional intensificará, em um segundo momento, a discussão sobre tapering (remoção de estímulos monetários nas economias desenvolvidas). Com isso, há expectativa de aumento significativo no juro real internacional ao longo de 2022. Ou seja, o fim do (longo) ciclo global de inflação e juros baixos não está distante, o que representa um quadro bastante desafiador às economias emergentes, especialmente para aquelas com níveis elevados de endividamento público.

Em termos de alocação de ativos, o quadro atual – aceleração do crescimento internacional – dá suporte à migração de investimentos para ações mais sensíveis ao ciclo, em detrimento de ativos mais ligados às perspectivas de expansão a longo prazo (tais como as ações de empresas de tecnologia).

Cenário Brasil:

Na cena doméstica, os riscos fiscais seguem como principal tema. O imbróglio envolvendo a aprovação do orçamento público para 2021 e iniciativas políticas voltadas à expansão de despesas primárias emitem sinais muito negativos aos agentes econômicos. Em linhas gerais, o foco sobre a ampliação de gastos, e não sobre a aprovação de reformas estruturais, alimenta incertezas acerca da consolidação fiscal da economia brasileira.

Olhando mais adiante, o ambiente internacional de menor liquidez exigirá muitos esforços do governo brasileiro no que diz respeito à sustentabilidade da dívida pública. A preservação do teto de gastos constitucional é condição necessária para a convergência da dívida, mas não suficiente.

No lado da atividade econômica, as perspectivas são relativamente favoráveis para os próximos trimestres. Algumas estatísticas relacionadas à crise sanitária da Covid-19 mostram melhoria na margem, tais como os números mais baixos de hospitalizações em alguns estados e avanços na campanha de imunização. A normalização de atividades produtivas (destaque para serviços e comércio) decorrente da reabertura da economia poderá trazer oportunidades relevantes para investidores nos próximos meses, principalmente no mercado acionário.

Em suma, sob as condições expressas acima, posições compradas no curto prazo parecem interessantes. O ambiente econômico internacional irá exercer influências positivas e, na esfera doméstica, a saída da pandemia impulsionará os resultados corporativos (que seguem abaixo dos níveis pré-crise). Para o longo prazo (pós-normalização), entretanto, os desafios fiscais irão promover um “encontro de contas”, e o cenário poderá ser bem diferente.

Acompanhe as demais lives do evento Jornada do Investidor, by Fundos DNA , de 12 a 16 de abril, que traz grandes nomes do mercado financeiro com análises para guiar você no conhecimento sobre investimentos. Clique aqui e saiba mais.

Acesso os relatórios e conteúdos disponíveis na plataforma da XP e amplie seu conhecimento clicando neste link.

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
Disclaimer:

Este relatório foi preparado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º na Resolução CVM 20/2021. Este relatório tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas e análises políticas, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra/venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra/venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. As opiniões, estimativas e projeções expressas neste relatório refletem a opinião atual do responsável pelo conteúdo deste relatório na data de sua divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio. A XP Investimentos não tem obrigação de atualizar, modificar ou alterar este relatório e de informar o leitor. O responsável pela elaboração deste relatório certifica que as opiniões expressas nele refletem, de forma precisa, única e exclusiva, suas visões e opiniões pessoais, e foram produzidas de forma independente e autônoma, inclusive em relação a XP Investimentos. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida a sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br.

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.