Desmitificando ESG


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Apesar de o tema não ser totalmente novo, a intensidade como ele vem sendo tratado é. Visto sobre outras óticas e nomenclaturas, a forma de conectar investimentos com sustentabilidade veio para ficar. Nosso objetivo é fazer dessa conexão uma jornada esclarecedora, rica em conteúdos de qualidade para facilitar as decisões e contribuir na formação da sua opinião, caro leitor.

Sabemos que há ainda um vácuo enorme a ser preenchido, principalmente da perspectiva dos investidores. É como se dentro de uma caverna uma labareda estampasse, por muito tempo, uma realidade parcial em que o lucro das empresas ocorresse a qualquer custo, sem avaliação de riscos, sem contrapartidas, sem uma visão clara de longo prazo, sem pensar no entorno.

Quem se acostumou a esse modus operandi raramente acreditaria em quem enxergasse o lado de fora da caverna, nos tempos atuais, onde a sustentação de um negócio se baseia em pilares holísticos que vão muito além dos resultados financeiros de curto prazo.

“Riscos gigantescos como esses, que já vimos nos noticiários, só terão espaço para quem persistir em tapar os olhos ou enxergar pelas sombras.”

O descrédito sobre a incorporação ESG nos negócios e nos investimentos mostra um abismo no Brasil em relação aos investimentos, mas também uma oportunidade. Em uma pesquisa interna identificamos que 80% dos investidores sabem muito pouco ou nada sobre o termo ESG. Outro dado importante da pesquisa confirma a desconfiança do brasileiro nas instituições ao levar 35% dos investidores a responderem que esse seria o principal entrave para investir no mercado ESG, seguido de uma crença de menor retorno financeiro (32%).

Mas, ora, do que adianta uma operação lucrativa com riscos ambientais severos – qual a sustentabilidade desse negócio a longo prazo? Ou qual o sentido de construir um projeto beneficiado por corrupção ou uma cadeia de produção calcada em trabalho análogo à escravidão? Riscos gigantescos como esses, que já vimos nos noticiários, só terão espaço para quem persistir em tapar os olhos ou enxergar pelas sombras.

Somos responsáveis pelo o que fazemos com o nosso dinheiro e os impactos que ele gera. Quando consumimos um produto ou contratamos um serviço estamos fazendo escolhas e decidindo nosso posicionamento. As escolhas que fazemos hoje afetam nosso futuro em amplo sentido. Cabe tanto às empresas quanto aos investidores e consumidores desempenharem os seus papéis e maximizarem as oportunidades de gerar impactos positivos.

Ainda há pouca informação no Brasil e, portanto, há um espaço enorme para crescermos em termos de conteúdo, consciência, educação e engajamento no tema. E, a partir de hoje, com a estreia desta coluna, temos a missão de trazer a conexão entre meio ambiente, sociedade, empresas e investidores, fazendo-lhe um convite a sair desta caverna rumo a um ecossistema que traga mais luz em meio à atual escuridão.

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