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Aos apressados, minhas ressalvas

Acordar é a primeira onda da transformação nessa revolução de impacto, mas os problemas que a pandemia evidenciou demandam ações em conjunto mais rápidas, eficientes e integradas entre governo, iniciativa privada e a população.

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Praticamente, qualquer plano de ação, seja de pequenas ou grandes proporções, tem uma jornada para ser trilhada e seguida. Processos, políticas, regulamentações, e pesquisas científicas estão aí para nos mostrar esses rumos. Mas no imediatismo dos tempos atuais, isso vêm sendo cada vez mais ignorado.

É como se um esportista se vangloriasse como campeão de uma prova Iron Man fazendo apenas o percurso de corrida até cortar a fita na chegada. Ou se um denominado país quisesse dar uma vacina à sua população para a cura de uma pandemia sem passar pelos devidos testes e aprovações.

Tudo tem seu tempo certo. E, no caso do ESG, as pessoas de forma geral parecem não entender a jornada que precisa ser traçada, com muitas etapas que incluem derrubar muralhas que estão de pé há décadas. Aos apressados, minhas ressalvas.

Tudo começou com os mandatos internacionais: os investidores estrangeiros que querem alocar recurso no Brasil começaram a exigir esse tipo de análise e crivo das empresas, governo e sociedade.

As organizações são “monstros” complexos, com muitos interesses em jogo, principalmente quando envolve dinheiro. Nada vai ser da noite para o dia. ESG não é simplesmente virar a chave, não é binário, precisamos mudar processos, formalizar políticas, construir posicionamentos e criar um alinhamento com todos os envolvidos.

Depois, em um movimento mais latente há pouco tempo, instituições financeiras, gestoras de investimentos locais começam a adotar esses critérios, enquanto as pessoas físicas, sobretudo os millenials, começam a ter consciência, fazer pressão social, olhar para a Amazônia, e prestar mais atenção em assuntos como diversidade e inclusão.

Em resposta a essa transição de mindset, as empresas, preocupadas com a de captação de recursos, começam a se mexer do lado institucional, criando áreas e comitês de sustentabilidade para acessar novos bolsos, e do lado do varejo, com a preocupação sobre a imagem da marca e risco reputacional.

Hoje em dia, com a tecnologia e as mídias sociais, é muito difícil desassociar a imagem das práticas reais e, além disso, a barreira de entrada no mercado é muito baixa, o que acaba transformando o ESG numa ferramenta de atrair colaboradores e consumidores.

Não há dúvidas de que é preciso muito trabalho de educação a ser feito em todos os elos da cadeia. Mas ainda há uma resistência enorme de alguns lados e agentes.

As organizações são “monstros” complexos, com muitos interesses em jogo, principalmente quando envolve dinheiro. Nada vai ser da noite para o dia. ESG não é simplesmente virar a chave, não é binário, precisamos mudar processos, formalizar políticas, construir posicionamentos e criar um alinhamento com todos os envolvidos.

Estamos em uma curva de aprendizado e muitos vão mudar pelos motivos errados, mas, mesmo assim, os produtos dessas ações possuem impacto positivo e representam um avanço socioambiental.

Precisamos parar de nos criticar e começar a nos unir pela construção de um Brasil melhor, ajudando os reguladores a criar uma taxonomia única e indicadores de desempenho que traduzam a melhor maneira de mensurar esses impactos sustentáveis. Porém, enquanto isso, a longa jornada continua.

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