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Inter & Co (INBR32): Feedback Inter Day 2023

Destaques do Investors Day de 2023 realizado no dia 18 de janeiro.

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O evento realizado na sede do Inter & Co (INBR32) nos deu uma visão mais clara de seus desenvolvimentos em curso e dos potenciais benefícios que ainda estão por vir, o que deve permitir ao banco continuar captando novos clientes e melhorando a monetização de sua base de clientes. Embora consideremos sua meta de cinco anos ambiciosa, o evento nos deu uma visão mais clara das alavancas potenciais para desbloquear a lucratividade crescente daqui para frente. Enfim, embora não vejamos isso como um gatilho para a ação, vemos como positivo o esforço do Inter em trazer mais detalhes sobre sua atuação e manter nossa visão positiva sobre o nome.

O Inter & Co realizou no dia 18 de janeiro seu Investors day em sua sede. Os executivos apresentaram as novidades do banco e seus próximos objetivos para atingir a ambiciosa meta anunciada para os próximos cinco anos.

Sua meta de cinco anos consiste em alcançar:

  • 60 milhões de clientes, atualmente em 24,7 milhões. Isso implica um CAGR de 19,4% para os próximos cinco anos ou uma média de 7 milhões de novos clientes/ano.
  • Índice de eficiência de 30%, em 78% atualmente; Isso considera não apenas o aumento da Margem Financeira (NII) e receitas de tarifas devido à maior base de clientes, mas também a repactuação e maturação de sua carteira de crédito (para um NIM próximo a 10%, contra 6,3% no 3T22) e uma maior participação de clientes ativos.
  • ROE de 30% (com lucro líquido de aproximadamente R$ 5 bilhões em 2027). As combinações de crescimento robusto, monetização mais forte, ganhos de eficiência operacional, bem como eventual distribuição de excesso de capital via dividendos permitiriam ao Inter atingir a meta de ROE de 30% até 2027.

Para manter o robusto crescimento de sua base de clientes, o Inter está focando seus esforços para refinar e melhorar continuamente não apenas a experiência do usuário em seu Super App por meio de uma personalização cada vez maior de ofertas, mas também um sortimento mais abrangente de produtos e serviços. Isso visa não apenas atrair novos clientes, mas também aumentar a atividade do cliente em seu ecossistema, o que também deve ajudar a melhorar gradualmente sua monetização (ARPAC).

O alcance da meta acima também depende muito de ganhos de eficiência por meio da alavancagem operacional, uma vez que suas operações são altamente digitalizadas e escaláveis. Adicionalmente, melhorias contínuas na concessão de crédito, seja via reprecificação de novos contratos (atualmente em andamento, mas não totalmente implementadas) ou concessões de crédito mais assertivas, devem contribuir para minimizar os índices de inadimplência e manter o custo do risco (próximo a 5%).

Acreditamos que para atingir o ROE de 30% em cinco anos, o Inter & Co depende não apenas da continuidade do crescimento de sua base de clientes, que deve suportar o crescimento de sua margem de lucro e receita de tarifas, mas também de uma maior participação de clientes ativos (51% no 3T22). Além disso, isso eventualmente exigiria a distribuição do excesso de capital na forma de dividendos, a fim de manter uma estrutura de capital eficiente.

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