XP Expert

O que é Open Market: entenda a importância e suas funções!

O open market é uma importante operação do Banco Central que influencia diretamente nos investimentos. Por isso, entenda o que é open market de uma forma rápida e fácil!

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail
O que é Open Market: entenda a importância e suas funções!

As operações de open market são usadas quando o Banco Central de um país deseja regular o fluxo da moeda, por meio da compra e venda de títulos públicos. 

Por conta disso, esse instrumento da política monetária costuma ser usado com bastante flexibilidade para regular a economia. Ao mesmo tempo, esse mecanismo pode afetar diretamente o processo de tomada de decisão dos investidores.  

Por isso, fique de olho. Confira neste artigo o que é open market, como funciona e entenda para que servem suas operações.  

Boa leitura! 

O que é Open Market? 

As operações de Open Market, que em tradução literal significa “mercado aberto“, são transações que fazem parte da política monetária, de modo a expandir ou contrair a quantidade de moeda de um país. 

Elas ocorrem quando o Banco Central realiza a compra ou venda de títulos de dívida pública para bancos comerciais, como mencionado acima. 

Nesse sentido, ao realizar a compra de títulos públicos, o Banco Central injeta dinheiro na economia. Em sentido contrário, quando o Bacen emite títulos de dívida e os vendem aos bancos comerciais, o que ocorre é uma diminuição na reserva desses bancos. Então a oferta de moeda em circulação na economia é contraída. 

Essas dinâmicas do Bacen são extremamente flexíveis e precisas. Então, não importa qual o tamanho da mudança, os resultados são, em geral, satisfatórios. Logo, seja qual for o volume da operação de compra ou venda de títulos, a intervenção do Banco Central tende a ser bem-sucedida

Vale destacar ainda que as operações de open market são reversíveis, de modo que, caso o Banco Central verifique um erro operacional, o mesmo pode ser facilmente corrigido.  

Por exemplo, se o Bacen acreditar que a inflação pode ficar acima do controle, em virtude de uma compra muito grande de títulos, pode ser feita uma operação inversa, com a revenda dos títulos.  

Fazem parte também da política monetária as operações de: 

  • Redesconto bancário: ocorre quando o Bacen oferece empréstimos a instituições financeiras com pouco dinheiro em caixa para realizar suas operações, e; 
  • Depósitos compulsórios: taxa que o Banco Central recolheu dos depósitos nos bancos comerciais. 

Qual o objetivo do Open Market? 

Conforme dito anteriormente, o open market é um dos principais instrumentos da política monetária. Por conta disso, as operações de mercado aberto possuem uma enorme relevância para a economia de qualquer país. 

Entre os principais objetivos do Open Market estão: 

  • Controle diário da circulação da moeda brasileira na economia; 
  • Criação de liquidez para os títulos públicos; 
  • Controle da taxa de juros de curto prazo; 
  • Negociação de títulos de dívida pública. 

Importância do Open Market 

Foto de desenho num caderno. No desenho há um globo terrestre e ao redor um ciclo, entre moedas de diferentes países, referenciando ao open market, ou, mercado aberto.
O open market é uma importante operação para a economia brasileira e do mundo. 

O open market é importante para a economia como um todo. Por meio de medidas adotadas pelo Banco Central no mercado aberto, é possível, por exemplo, domesticar a inflação. 

Quando o cenário reflete uma política monetária expansionista, o que ocorre é um aumento da quantidade de dinheiro em circulação. A partir disso, verifica-se um aumento da demanda de bens e serviços que, por sua vez, pode causar uma elevação geral dos preços dos produtos.  

Nesse cenário, uma estratégia de reduzir a quantidade de dinheiro em circulação, por meio da venda de títulos públicos, pode domar a alta dos preços e, consequentemente, da inflação. 

Sendo assim, esse movimento de expansão e/ou contração da quantidade de dinheiro tem como objetivo ecoar na liquidez da economia de um país. 

Então, se o país está em crise, seus governantes costumam aplicar o recurso de uma política expansionista para introduzir mais dinheiro na economia no intuito de impulsionar o crescimento econômico. 

Em contrapartida, caso a economia de um país cresça a passos largos, pode ser necessário adotar uma política contracionista, desestimulando o consumo por meio da redução de dinheiro em circulação. 

Desta forma, podemos perceber que as operações no open market são extremamente importantes para a economia de um país, visto que interferem diretamente em sua política monetária. 

Além de controlar a quantidade de moeda, o open market também tem como objetivo manter a taxa básica de juros conforme a meta do Banco Central

Na XP você conta com qualidade e diversidade de investimentos. Abra sua conta agora e não perca mais tempo

Quais os níveis de Open Market? 

O Banco Central é o agente responsável por fazer a intermediação entre a compra/venda de títulos públicos e os maiores bancos do país, também conhecidos como dealers. Para diferenciar o modelo das operações com títulos públicos, o open market é dividido em dois níveis. São eles: 

Nível primário 

No nível primário do open market ocorrem as operações exclusivamente entre o Banco Central e os dealers, ou seja, não está aberto para o público em geral.  

Essas transações são executadas de maneira bastante flexível, sendo feitas, inclusive, por telefone ou pela internet. 

Nesse contexto, cabe aos dealers a responsabilidade de levar os títulos públicos do nível primário para o nível secundário. 

Nível secundário 

Já no nível secundário do open market, os bancos realizam as operações junto a outros participantes, incluindo os investidores em geral.  

Ao investir no Tesouro Direto, por exemplo, o investidor contribui para o financiamento do país por meio do open market. 

Como operar no mercado aberto 

Tanto os agentes que operam no nível primário ou no nível secundário devem tomar muito cuidado com a volatilidade implícita do mercado. Isso porque, ela pode tanto reduzir quanto aumentar o poder de compra do nosso dinheiro.  

Grandes entradas e saídas de moeda do nosso país, bem como a alta do juro futuro, podem tornar o mercado mais volátil. 

Para isso, o Banco Central realiza uma intervenção por meio do controle do papel-moeda em circulação. Assim ele consegue fiscalizar, de certa forma, as variações do mercado financeiro, que, caso não controladas, poderiam impactar negativamente a economia. 

Ainda que em certos momentos o open market não corresponda à realidade, economicamente ele é a forma mais funcional para captar recursos e proteger contra oscilações maiores

Mas vale destacar que o open market é somente uma das várias ferramentas utilizadas pelo Banco Central para que a economia seja impulsionada da melhor maneira possível. 

Dúvidas frequentes sobre Open Market 

Foto de homem analisando um home broker, em gráficos de velas, em uma tela larga de computador.
Você já entendeu o que é open market e como ele está diretamente ligado à inflação, por exemplo. Por isso, não deixe de reconhecer sua importância!

Provavelmente surgiram algumas dúvidas bem específicas sobre o que é open market, ou, mercado aberto, e suas funcionalidades no país. Trouxemos duas das mais comuns entre elas, confira: 

  1. Qual a relação da operação financeira open market com a dívida pública? 

As operações de open market acontecem quando o Banco Central compra ou vende títulos da dívida pública no mercado primário. Portanto, a relação é bem estreita! 

Além disso, esses títulos de dívidas podem ser negociados também no mercado secundário

  1. Como as operações de mercado aberto afetam a demanda agregada da economia? 

Como você já sabe, ao realizar uma política monetária expansionista o governo injeta dinheiro no mercado. Esse movimento pode levar a um aquecimento da demanda agregada e consequentemente uma elevação da inflação. 

Em sentido contrário, uma política governamental que decida vender títulos públicos no open market gera uma contração do fluxo de dinheiro.  

Isso acontece porque o Bacen, neste caso, estimula os depósitos dos bancos comerciais, como consequência, isso tende a levar a uma retração no consumo da população. 

E aí, as perguntas fizeram sentido para você? 

É muito importante para o investidor estar sempre a par das notícias do país, como economia e política. No blog da XP, você encontra relatórios diários com essas informações, além de recomendações e conteúdos informativos. Confira: 

Se você ainda não conhece o nosso blog, vale a pena dar uma olhada para descobrir uma série de conteúdos que irão lhe ajudar a fazer boas escolhas na hora de investir.   

Não se esqueça de abrir sua conta, gratuitamente, na XP Investimentos para ter acesso aos melhores produtos alinhados aos seus objetivos.  

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.