Fundos de Capital Protegido: rentabilidade e proteção do capital

Fundos de Capital Protegido disponíveis para quem busca investimentos considerados de maior risco, mas, ao mesmo tempo, procura economizar capital inicial. Ou seja, esse tipo de investimento fornece uma possibilidade de rentabilidade superior às aplicações mais conservadoras. No entanto, possui uma estratégia de proteção do seu dinheiro investido em cenários de baixa. O Fundo de […]


Compartilhar:


Fundos de Capital Protegido disponíveis para quem busca investimentos considerados de maior risco, mas, ao mesmo tempo, procura economizar capital inicial.

Ou seja, esse tipo de investimento fornece uma possibilidade de rentabilidade superior às aplicações mais conservadoras.

No entanto, possui uma estratégia de proteção do seu dinheiro investido em cenários de baixa.

O Fundo de Capital Protegido é um Fundo Multimercado que busca obter uma rentabilidade vinculada a desempenho de algum ativo.

Os exemplos mais comuns são Ações , Índice de Ações ou Mercadorias , como Ouro.

Composição do fundo

Uma grande parte do patrimônio do fundo é aplicada em Títulos Públicos e uma parcela menor é aplicada na estrutura de Opções.

A estrutura de Opções será parte do risco de investimento que irá desabilitar o fundo do caso ou ativo em questão, com desempenho positivo.

Ou seja, o aluguel do produto será o mesmo ativo escolhido pelo fundo em alguns casos com limite de alta.

No cenário em que o ativo escolhido apresenta rentabilidade negativa, a estrutura de Opções com valor zero e a rentabilidade do fundo serão a mesma parcela aplicada no  Renda Fixa .

O somatório da parcela de Renda Fixa e sua rentabilidade será, aproximadamente, o valor do capital investido menos os custos do produto. Ou seja, o seu capital inicial permitido garantido.

Uma das principais vantagens deste tipo de produto é a possibilidade de oferecer acesso a investimentos em ativos no exterior com uma estrutura extremamente simples e eficiente.

Desta forma, os produtos de Capital Protegido são uma importante ferramenta educacional que permite que os investidores apliquem em empresas como a Berkshire Hathaway (empresa do lendário Warren Buffett), Apple, Google e Índice de Ações americana, como S&P500, em uma estrutura de fundo no Brasil e investimentos em reais.

Perfil do investidor

O perfil de investidor para esta classe de fundo é conservador por oferecer a proteção do capital inicial e estar cada vez mais popular entre os investidores.

A flexibilidade de desenhar qualquer produto como fundos com ações internacionais ajuda a diversificar a carteira de investimento e permite uma alocação mais eficiente.

Os fundos são desenvolvidos por gestoras de recursos e os temas são definidos em função da visão de mercado e quais ativos possuem maiores oportunidade dentro desse cenário.

A estrutura, por ser de fundo multimercado, simplifica a aplicação do investidor e o acesso a esse tipo de investimento.

O prazo de captação e as regras de funcionamento são definidos em regulamento constituídos pelo gestor e administrador dos fundos e registrados na CVM.

A maioria dos fundos disponíveis no Brasil não permite o resgate de dinheiro investido durante a vigilância da operação – normalmente entre 1 ano e 1 ano e meio, somente após o vencimento da estrutura.

O resgate não será permitido para garantir o capital protegido dos cotistas que invistam no fundo.

O resgate antecipado não garante uma cobertura integral dos custos operacionais e administrativos dos fundos, que será feita pela renda fixa, no período de investimento até o vencimento.

Conheça os Fundos de Investimentos da XP. Acesse: Fundos de Investimentos

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Receba nosso conteúdo por email

Seja informado em primeira mão, não perca nenhuma novidade e tome as melhores decisões de investimentos

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.