Carteira recomendada XP: Tipos de carteiras recomendadas e estratégia

A carteira recomendada foi criara para ajudar quem está aprendendo a investir agora e possui pouco conhecimento do mercado. Dessa forma o investidor pode conseguir maiores retornos com direcionamento.


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Carteira recomendada XP: Tipos de carteiras recomendadas e estratégia

Muitos investidores se sentem inseguros sobre a aplicação do patrimônio e acabam montando portfólios ineficientes por falta de direcionamento. Por esse motivo, as empresas de investimentos acabaram criando uma ferramenta importante: a carteira recomendada XP.

O principal objetivo da carteira recomendada XP é criar um conjunto de investimentos adequado ao perfil do investidor e ao cenário atual.

Além disso, existem alternativas de carteiras com somente tipos de investimentos específicos, como ações, renda fixa, previdência e mais.

Leia mais a seguir sobre carteiras recomendadas e como escolher dentre as da XP qual é aquela que mais se adapta aos seus objetivos.

 

– O que é e para que serve uma carteira recomendada?

– Tipos de carteiras recomendadas e estratégia

– Carteiras recomendadas da XP

– O que é uma carteira conservadora?

– E uma carteira moderada?

– O que é uma carteira agressiva?

– Assessoria virtual

– Abertura de conta na XP

LEIA TAMBÉM: Entenda o que é uma carteira de dividendos

Onde investir com a Selic em queda?

Conheça o Dicionário de Investimentos da XP

Vamos lá?

O que é e para que serve uma carteira recomendada?

As empresas de investimentos criaram as carteiras recomendadas para facilitar o acesso dos investidores a alternativas mais rentáveis e equilibradas de portfólios.

Desta forma, os especialistas reúnem em relatórios periódicos quais são os ativos que devem ter uma boa performance em um prazo específico ou de acordo com situações políticas ou macroeconômicas.

Geralmente, nesses relatórios são apresentados pelos analistas os motivos que os levam a indicar títulos, fundos ou empresas listadas em bolsa, o percentual da participação do ativo na carteira, a perspectiva de performance do papel e, se aplicável o preço justo de compra.

Desta forma, a carteira recomendada é uma espécie de guia que vai ajudar o investidor a aplicar o dinheiro de forma mais eficiente e com o auxílio de profissionais do mercado financeiro.

Tipos de carteiras recomendadas e estratégia

Existem diversos tipos de carteiras recomendadas, sendo que as principais são:

– Carteira de Ações

A maior parte das carteiras recomendadas são de ações, apontando os melhores papeis para compra. São reavaliadas de forma mensal, analisando mudanças nos fundamentos das empresas ou até mesmo o cenário econômico.

Dependendo do momento, os analistas podem recomendar a compra, venda ou a manutenção do ativo no portfólio.

Em muitos casos, há ainda a recomendação de preço-alvo das ações e o potencial de valorização.

– Carteira de Dividendos

A estratégia de pagamento de dividendos também é uma das mais adotadas pelos analistas, que montam a carteira com ações de empresas que fazem boas distribuições de lucros aos acionistas.

– Carteira de Small Caps

As Small Caps são empresas de porte menor e com liquidez reduzida, embora possuam potencial grande de valorização. As carteiras desse tipo visam então ter um prejuízo controlado frente a um potencial de ganho maior.

– Carteira de Renda Fixa

Embora não sejam as mais procuradas, as carteiras de renda fixa são bastante comuns nos mercados. São combinados ativos como CDBs, títulos do Tesouro Direto, Debêntures, LCIs, LCAs e outras aplicações que juntas visam potencializar o ganho de investidores sobre o CDI.

– Carteira por Perfil do Investidor

Neste caso, serão indicados os melhores ativos e qual o percentual que deve ser alocado em cada subcategoria, como multimercados, renda fixa, ações e outros. A grande vantagem aqui é permitir que o investidor mantenha uma carteira diversificada, além de ter algo mais em linha com as próprias necessidades.

Carteira recomendada XP

Aqui na XP, os especialistas da equipe de research fazem sugestões de investimentos em todas as classes de ativos nas suas carteiras recomendadas.

Ao acessar a página principal com as principais recomendações do time, você terá as seguintes recomendações:

Top 10 Ações da XP

A carteira é composta por dez ativos que os analistas acreditam que vão performar acima da bolsa no médio prazo.

Publicada todo dia 1º dia útil do mês com uma análise sobre os ativos sugeridos e os motivos para eles serem escolhidos.

Há a apresentação do nome da empresa, o ticker da ação, o preço-alvo e o objetivo (curto ou médio prazo).


Top Dividendos

Nesta carteira, são apresentados os 5 papéis que buscam retorno maior que o CDI e um fluxo de renda recorrente.

Assim como a carteira de ações, esta também é divulgada sempre no 1º dia útil de cada mês, com uma análise dos ativos sugeridos e os motivos para a escolha.

Carteiras por Perfil de Risco

A carteira é composta diversos tipos de produtos, organizados em diferentes classes de ativos, visando entregar o melhor retorno de acordo com o perfil de risco do cliente.

Ela é publicada todo dia 1º dia útil do mês, junto com uma análise sobre o cenário atual e um comentário sobre o que está sendo feito para cada perfil de risco. Na metade do mês, é publicado também um relatório onde são estimados os retornos destas carteiras nos próximos 5 anos, bem como de indicadores importantes, como o CDI e a inflação medida pelo IPCA.

São indicadas as carteiras conservadora, moderada e agressiva.

Carteiras de Previdência Privada

As carteiras recomendadas de previdência apresentam a combinação sugerida pelos especialistas de olho nos maiores retornos dados determinados perfis de risco, usando exclusivamente fundos de previdência.

Aqui, também são indicadas as carteiras conservadora, moderada e agressiva.

Carteira de Fundos Imobiliários

A carteira de FIIs indica os principais fundos imobiliários recomendados para o mês, junto com uma análise dos ativos, das movimentações e do panorama econômico.

Carteiras de Análise Técnica

Nesta categoria, são indicados os ativos escolhidos depois de uma análise técnica, junto com as análises de desempenho e de objetivos da carteira.

O que é uma carteira conservadora?

A carteira para perfis conservadores busca ativos com menores riscos e potencial de retorno.

O principal objetivo é a preservação de capital, já que pessoas que se encaixam nesse perfil tendem a ter uma aversão maior ao risco.

Sendo assim, os retornos tendem a ser menos expressivos, embora sempre maiores que o CDI.

O que é uma carteira moderada?

No caso das carteiras moderadas, há um equilíbrio maior entre a tolerância ao risco e a busca por maiores retornos.

Por ter essa abertura maior aos riscos, há um retorno mais significativo frente ao CDI.

O que é uma carteira agressiva?

A carteira recomendada para perfis agressivos busca por maiores retornos e por ativos com oscilações menores no curto prazo.

Apesar da maior tolerância ao risco, a seleção de ativos tem como objetivo a preservação do patrimônio no curto prazo.

Assessoria virtual

Na página da assessoria virtual da XP, o investidor pode simular qual é a carteira de investimentos ideal para o seu perfil, de acordo com o seu objetivo e tolerância ao risco.

A ferramenta analisa as modalidades de investimentos e apresenta sugestões de carteiras personalizadas para cada perfil.


Abertura de conta na XP

Se você já entendeu a importância de investir de acordo com o seu perfil e objetivos, mas ainda não está na XP, chegou a hora do principal: abrir sua conta.

Ao preencher o seu cadastro, você terá acesso à plataforma com os mais diversos tipos de investimentos. E você pode ser conservador, moderado ou agressivo.

Ainda não sabe qual é o seu perfil? Acesse sua conta na XP e preencha o formulário de Suitability.

Com o resultado em mãos, ficará mais fácil de você direcionar os seus investimentos. Assim, você vai montar uma carteira mais de acordo com o seu planejamento.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é uma carteira recomendada e quais são as alternativas indicadas pelo time de research da XP, ficará muito mais fácil aumentar o seu patrimônio.

Mas é importante também entender quais são os riscos e volatilidade de cada indicação antes de investir de fato.

Lembre-se sempre: rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.

Por isso, concentre-se em avaliar os fundamentos das empresas e as estratégias apresentadas pelos analistas.

Tenha certeza que os investimentos recomendados estão adequados ao seu perfil e objetivos de curto, médio e longo prazos. Ah, e não se esqueça também dos riscos que está disposto a correr.

Ao usar uma carteira recomendada, você terá uma oportunidade de checar se suas análises individuais estão corretas. Além disso, vai encontrar oportunidades que podem ter passado despercebidas.



Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.