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Vitrine XP – O que esperar dos resultados do 2T22

Confira nossa expectativa para os resultados do 2T22 para o setor de varejo

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Alta renda e Atacarejo novamente como os destaques

Nós esperamos que o 2T22 seja novamente um trimestre de resultados mistos para o setor, porém com uma dinâmica semelhante ao 1T22. Vem alta renda e atacarejo como os destaques positivos enquanto as farmácias devem recuperar margens frente ao reajuste de preço anual do setor. Em relação aos destaques negativos, esperamos que o e-commerce continue a apresentar desaceleração de crescimento e prejuízo mas com melhora de margem, enquanto NTCO e MLAS devem reportar resultados fracos por conta de desafios relacionados ao macro.

Olhando entre categorias, esperamos ver resultados mistos para os nomes de consumo discricionário, com o destaque positivo sendo novamente as varejistas de alta renda, que vem surpreendendo com resultados acima das expectativas mesmo frente ao cenário macroeconômico mais desafiador. Em relação às varejistas que atendem públicos de classes mais baixas (média/baixa renda), devemos ver uma continuidade de um bom crescimento de vendas vs. 2021, mas ainda enfrentando algum desafio de rentabilidade frente à inflação de custos e demanda fragilizada para repasse para preços. Continuamos a ver um cenário desafiador para Natura&Co. e Multilaser, enquanto devemos começar a ver recuperação de margem em ALPA.

No varejo alimentar, esperamos ver uma dinâmica de venda sólida em todos os nomes da cobertura, com destaque para o atacarejo que deve apresentar forte aceleração de crescimento decorrente da continuidade da retomada do segmento B2B (Bares, Restaurantes, Utilizadores), ganho de participação do canal frente à restrição de renda e contribuição positiva do Carnaval fora de época. Dessa forma, esperamos ver uma forte dinâmica de vendas no setor enquanto rentabilidade deve seguir como um desafio para a operação de varejo, principalmente no caso de Carrefour, dada a restrição de renda disponível.

Em e-commerce, esperamos uma dinâmica de resultados semelhante ao 1T22, com recuperação do varejo físico, enfraquecimento do canal online de estoque próprio (1P) e desaceleração de crescimento do marketplace (3P) devido ao cenário macro desafiador, base de comparação desafiadora e ajuste de canais frente à normalização do consumo fora de casa. Esperamos que as companhias apresentem recuperação de margem, decorrente de um ambiente competitivo mais racional e mix de canais, mas ainda com prejuízo por conta de margens ainda apertadas e aumento de despesas financeiras devido à alta de juros.

Por fim, esperamos resultados fortes para o setor de farmácias, com uma aceleração de vendas, impulsionada pela continuidade da demanda por medicamentos/OTCs e reajuste de preços de medicamentos a partir de Abril, combinada a uma recuperação de rentabilidade uma vez que o reajuste de preços mais que compensa as pressões inflacionárias.

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