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Varejo: Como a alta de commodities pode impactar os resultados?

Nessa relatório analisamos o impacto do aumento dos preços de commodities nos resultados das varejistas.

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Frente ao aumento dos preços das commodities decorrente da crise entre a Ucrânia e a Rússia, mapeamos as possíveis implicações para os resultados das varejistas. Estimamos que as empresas de consumo discricionário sejam as mais expostas, uma vez que as matérias-primas representam uma parte relevante da sua estrutura de custos enquanto a demanda fraca pode limitar sua capacidade de repasse aos preços. As varejistas farmacêuticas e de alimentos continuam sendo uma alternativa segura para estar posicionado no setor. Reiteramos nossas preferências por RD, Assai e varejistas de alta renda (Grupo Soma e Arezzo&Co.).

Adicionando mais pressão de custo

Os preços das commodities subiram após a invasão da Rússia na Ucrânia em 24 de fevereiro, sob temores de uma possível disrupção de oferta global. Colocando em perspectiva, insumos como o petróleo, borracha sintética, metais (ouro/prata), grãos¹ e algodão já subiram aproximadamente +60%, +20%, +10%, +40% e +5% desde o início do ano, respectivamente, o que deve pressionar ainda mais a inflação global e, consequentemente, os custos das varejistas. No entanto, a valorização do real frente ao dólar (+10% no mesmo período) deve compensar parte desse efeito. Nesse sentido, analisamos o potencial impacto para as margens das varejistas, considerando que o faturamento permanece inalterado, e destacamos os nomes mais expostos em nossa cobertura.

Empresas de consumo discricionário são as mais impactadas

Enxergamos C&A e Natura&Co. como as mais expostas ao aumento de preços das commodities, com o EBITDA tendo uma queda de ~3% para cada aumento de 1% dos custos de matéria prima. Destacamos que custos de frete também são relevantes para a Natura&Co. e, portanto, podem ser outra possível fonte de pressão de margens. Apesar das varejistas poderem compensar parte do aumento de custos através do seu repasse para preços, acreditamos que isso reduziria o volume de vendas diante o cenário macro desafiador e, portanto, apesar de a rentabilidade permanecer estável, o EBITDA em termos absolutos apresentaria queda de qualquer maneira. A Alpargatas e a Lojas Renner também devem ser negativamente impactadas, com queda de 2%-1% do EBITDA, respectivamente. Por fim, apesar de a Vivara também estar exposta aos preços do ouro e da prata, acreditamos que ela tenha um forte poder de precificação e flexibilidade para gerenciar os custos através de sua produção verticalizada, como demonstrado durante a pandemia.

Corte do IPI pode compensar o impacto no ecommerce

Embora acreditemos que a disrupção da oferta, principalmente de semicondutores, deve elevar os custos de linha branca/eletrônicos, o recente corte do IPI pode compensar parte desse efeito na rentabilidade das companhias. Além disso, poderíamos ver alguma pressão causada por custos de frete mais elevados, devido ao aumento do preço do petróleo, com uma queda estimada de 0,5% no EBITDA das empresas para cada aumento de 1% no custo de frete.

Farmácias e Varejo Alimentar são bens necessários

Conforme destacado por nossa equipe de Economia, devemos ver uma inflação mais alta se sustentando em 2022 (em 6,2%), o que é um desafio para a demanda de consumo no geral. No entanto, o setor farmacêutico está de alguma forma protegido, dado que o reajuste regulatório deste ano ainda deve ser suficiente para compensar um aumento da inflação, enquanto os varejistas de alimentos, especialmente Atacarejo, tendem a ser uma alternativa de baixo preço para os consumidores frente ao poder de compra mais restrito.

Tabela 1: Impacto para cada 1% de aumento no custo de matérias primas / embalagens

Fonte: XP Research

Tabela 2: Impacto para cada 1% de aumento no custo de frete

Fonte: XP Research

Legenda: * Estimativas com IFRS; ¹ Baseado na cesta de grãos da Bloomberg (BCOMGR)

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