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Varejo alimentar: Tempos desafiadores, mas com uma maneira de administrá-los

Feedback da nossa XP Cash&Carry Conference

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Ontem, realizamos nossa primeira Conferência XP Cash&Carry, que proporcionou uma visão 360 do segmento com a participação dos dois participantes listados (ASAI/GMAT), quatro importantes participantes regionais não listados (Atakarejo, Koch, Super ABC, Tenda), a Kicaldo para compartilhar a visão do setor e a Nielsen com uma visão de inteligência de mercado. Os principais insights apresentados foram os seguintes (i) A renda disponível apertada continua sendo um obstáculo, mas alguns participantes regionais estão superando a inflação; (ii) Não há grandes mudanças nas tendências de ST, com o SSS ajustado em níveis semelhantes em relação ao trimestre anterior; (iii) A concorrência não é irracional, mas é intensa; (iv) A mão de obra é um problema em todos os setores; (v) A aprovação de vendas OTC como um marco em potencial; (vi) Logística e impostos como obstáculos para a marca própria; e (vii) A expansão orgânica como foco, com fusões e aquisições como um tema de médio prazo. Mantemos nossa recomendação de compra para ASAI e GMAT.

Uma visão ampla do espaço de C&C. Realizamos nossa primeira Cash&Carry Conference com participantes listados e não listados, um participante do setor e a Nielsen para compartilhar uma visão mais ampla do mercado. Os principais insights foram:

(i) Uma renda disponível apertada, mas com um lado positivo: o consumo continua pressionado, com as trocas ainda acontecendo, enquanto as regiões Norte/Nordeste continuam a ter um desempenho inferior ao das outras regiões. No entanto, alguns participantes regionais estão apresentando uma sólida dinâmica de SSS e mg, superando a impressão de SSS dos participantes listados no YTD.

(ii) Nenhuma mudança importante nas tendências de ST: O segundo trimestre conta com dois efeitos importantes de calendário: (i) o adiamento da Páscoa; e (ii) as doações/reabastecimento das enchentes do RS. Excluindo esses efeitos, as empresas observaram que as tendências de SSS parecem estar relativamente alinhadas com o 1T.

(iii) Um ambiente mais racional, porém competitivo: as empresas não estão observando nenhuma mudança significativa nas estratégias de preços ou de financiamento dos participantes, embora a maioria deles esteja monitorando de perto os movimentos de preços dos concorrentes para fazer os ajustes necessários para se manterem competitivos.

(iv) A mão de obra é um problema generalizado: o absenteísmo e a rotatividade têm sido desafios enfrentados por todos os participantes, com bônus de assiduidade e horários de trabalho mais flexíveis como alavancas usadas para tentar resolvê-los.

(v) Aprovação das vendas de balcão como um marco em potencial: os participantes estão otimistas com o potencial aumento das vendas, sendo que a ASAI já está estudando o assunto e o considera uma prioridade caso seja de fato aprovado.

(vi) Logística e impostos como obstáculos para a marca própria: a marca própria não é o foco principal da maioria dos participantes, pois os custos de logística e os impostos estaduais impedem que ela seja competitiva.

(vii) Ainda não é o momento para fusões e aquisições: os participantes continuam focados na expansão orgânica, com a Nielsen observando uma desaceleração esperada na abertura de lojas. As fusões e aquisições não estão fora de cogitação, mas parecem ser um tópico de médio prazo.

(viii) Os marketplaces não são uma ameaça real (ainda): a maioria das vendas de alimentos em marketplaces ainda está sendo feita por varejistas de alimentos, já que os níveis de aceitação impedem que o F2C seja competitivo. No entanto, o aumento da concorrência poderia abrir espaço para taxas de aceitação mais baixas, com a Shopee e a Shein já oferecendo alternativas mais baratas.

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