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Randoncorp (RAPT4): Passos disciplinados rumo à desalavancagem

Feedback do Investor Day 2025. Veja nossos comentários abaixo.

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A Randoncorp realizou hoje seu Investor Day, contando com a presença dos principais executivos de todas as divisões. Vemos com bons olhos a abordagem disciplinada da Randon para a gestão de capital, detalhando sua estratégia de desalavancagem ao longo do evento. Com iniciativas que incluem, mas não exclusivamente, otimização de capital de giro, redução de custos fixos (especialmente em OEM, com corte de SG&A da divisão em ~50% em uma estratégia de redimensionamento) e otimização do perfil da dívida, a Randon reiterou sua meta de relação dívida líquida/EBITDA ajustado < 2,0x. Vemos a divisão OEM atualmente no ponto mais baixo de seu ciclo, enfrentando pressões de volume e preços, com a previsão de mercado da Randon para este ano implicando em um 2S25E ainda desafiador. Em termos de diretrizes estratégicas (e alocação de capital), vemos com bons olhos o foco da Randon em aumentar as receitas de aftermarket e externas, conferindo resiliência ao seu modelo de negócios. Por fim, vemos a empresa bem posicionada para capturar sinergias de aquisições recentes, especialmente relacionadas a sourcing. Reiteramos nossa recomendação de compra para RAPT4.

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Endereçando as preocupações de alavancagem de ambas as extremidades. A Randon aproveitou a oportunidade para detalhar sua estratégia de desalavancagem, visando uma relação dívida líquida/EBITDA (excl. Banco Randon) abaixo de 2,0x (que estimamos em 2026-27E). A empresa foi vocal sobre uma rigorosa disciplina de capital, com foco em (i) otimização do capital de giro (ex.: redução de estoque em OEM e Dacomsa; renegociações com clientes e fornecedores), além de (ii) redução de custos fixos, especialmente por meio de reorganização industrial (ex.: redução de turnos em OEM e fechamento temporário de unidades, com corte de SG&A da divisão em ~50%). Embora tais iniciativas possam gerar itens one-offs no 1S25, a empresa deve dar frutos de uma estrutura de custos mais enxuta a partir do 2S25E. Paralelamente, a Randoncorp está trabalhando na otimização de seu perfil de dívida, visando alongar os vencimentos e alavancar sua crescente participação nas receitas externas para levantar capital no exterior a taxas mais atrativas (custo médio da dívida atual abaixo do CDI).

Cada desaceleração é seguida por uma recuperação. Com volumes menores, pressões de preços e um mix de produtos menos favorável, a divisão OEM parece estar em no ponto baixo do ciclo, particularmente prejudicada pela menor demanda do agronegócio. Observamos expectativas mais fundamentadas da Randon vs. às associações do setor, com uma previsão do setor de 62 a 68 mil reboques a serem vendidos em 2025E, sugerindo condições persistentemente desafiadoras no 2S25E (ligeiramente compensadas pela retomada das vendas de vagões ferroviários). Reiteramos nossa visão de um ponto de inflexão do ciclo nos próximos 12 meses, apoiado por expectativas mais baixas da Selic e uma safra recorde no Brasil, embora os preços dos grãos continuem com ventos contrários. Embora a divisão possa não ser o foco principal para a alocação de capital daqui para frente, vemos com bons olhos as eficiências de escala (por exemplo: compras, energia) e as oportunidades de vendas intercompany que ela oferece ao grupo Randon.

Aumento das receitas de aftermarket e externas no centro da estratégia da Randon. Vemos com bons olhos os esforços da Randon para aumentar as receitas de aftermarket em todas as divisões, de olho em sua resiliência e natureza de ativos leves. Observamos perspectivas positivas em termos de portfólio após aquisições recentes, com (i) mais de ~ 35 mil SKUs adicionados por meio do EBS, por exemplo, enquanto (ii) produtos relacionados a motores derivados da Dacomsa devem aumentar a margem para o grupo. Vemos a empresa bem posicionada para capturar sinergias dos movimentos inorgânicos, especialmente relacionados ao sourcing inicialmente, com vasto espaço para expansão orgânica também, beneficiando-se de uma rede de distribuição em expansão e marcas fortes.

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