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Panvel (PNVL3): Tendências sólidas no Varejo; Descontinuação do Atacado pressiona a margem

A Panvel (PNVL3) reportou seus resultados do 1T25. Veja nossa visão no relatório.

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A Panvel reportou um conjunto sólido de resultados na operação de Varejo, enquanto a descontinuação do atacado continua sendo um desafio temporário para os números consolidados. Além disso, observamos que, para avaliar os números comparáveis, excluímos um efeito positivo não recorrente (venda de ativos de R$39 milhões) do 1T24.

As vendas brutas consolidadas aumentaram +6%, com o forte desempenho do varejo (+16% a/a), apoiado pela expansão orgânica (+52 novas lojas nos últimos 12 meses) e tendências sólidas de SSS (MSSS em +10%, vs. RADL em +3,4% e PGMN em +16,3%), apesar de um efeito negativo do calendário e comparações difíceis devido às epidemias de dengue/gripe no 1T24, que mais do que compensaram os desafios da descontinuação do atacado. Em termos de categorias, observamos que o crescimento de HPC acelerou para +15% a/a (vs. +12,6% no 4T) e foi mais forte do que os concorrentes (RD em +6,5% e PGMN em +7%), com a empresa destacando que sua marca própria foi um fator chave para apoiar esse crescimento.

A descontinuação do atacado é uma faca de dois gumes, enquanto a margem do varejo permanece sólida. A margem bruta foi o destaque, aumentando em +1,7 p.p a/a, refletindo o mix de canais devido à descontinuação do atacado. Enquanto isso, como esperado, a expansão da margem bruta foi ofuscada por uma desalavancagem operacional da descontinuação do atacado, levando a margem EBITDA ajustada (ex-IFRS) a ficar praticamente estável (+0,1 p.p). No varejo, a margem bruta permaneceu estável a/a, com uma maior penetração de RX (medicamentos de marca) (+0,30 p.p) sendo compensada por uma política de preços mais equilibrada, melhores negociações comerciais e uma maior participação de vendas de OTC/marca própria (+0,1-0,7 p.p, respectivamente), enquanto a maior produtividade em lojas maduras impulsionou a expansão da margem EBITDA ajustada (ex-IFRS) em +0,2 p.p.

A recuperação de créditos tributários impulsiona a superação do lucro líquido. Apesar de despesas de vendas ligeiramente mais altas, o lucro líquido ficou 16% acima das nossas expectativas, devido a um efeito positivo da recuperação de créditos tributários (R$15 milhões) combinado com impostos de renda mais baixos, enquanto o fluxo de caixa livre foi positivo em R$14 milhões, principalmente apoiado por melhores dinâmicas de capital de giro.

É interessante notar que: i) A empresa ganhou participação de mercado em todos os estados da região Sul (+0,5 p.p a/a), com Santa Catarina se destacando (+0,9 p.p); ii) A Panvel registrou vendas médias mensais de R$705 mil/loja neste trimestre, enquanto alcançou R$751 mil/loja em março; iii) O fechamento da operação de atacado deve levar a uma melhoria estrutural nos dias de recebíveis; iv) O canal digital alcançou uma penetração recorde nas vendas do varejo, com 22,5%; e v) O Panvel Ads, a plataforma de mídia de varejo da empresa, estará disponível em telas de pelo menos 100 lojas até o final de 2025.

Tabela de comparação: Estimativas vs. Resultados Divulgados

A companhia irá fazer sua conferência de resultados amanhã às 09h30 – link aqui.

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