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Méliuz (CASH3): Resultados fracos – Resultados fracos – Caminho nebuloso: Sinalização necessária | Revisão 1T23

Confira aqui nossa análise detalhada sobre os números divulgados pela empresa referentes ao 1T23.

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Embora amplamente esperados, vemos os resultados do 1T23 da Méliuz como negativos, em grande parte devido à queda maior do que o esperado nos GMVs no Brasil, sua maior linha de negócios. No lado das despesas, os esforços da empresa para reduzir os custos provavelmente contribuirão para a preservação de caixa, permitindo que ela invista simultaneamente em seu negócio de cashback e aguarde o lançamento de sua, recém-anunciada, parceria com o BV, destinada a oferecer serviços financeiros. Portanto, vemos os resultados da Méliuz levemente pressionados até que a nova operação decole. Dito isto, a empresa reportou EBITDA e Lucro Líquido negativos no trimestre. Não descartamos uma reação negativa para a ação, no entanto, reafirmamos que os resultados do 1T23 devem ser deixados para trás e os investidores devem se concentrar no que a empresa será após o acordo com o Banco BV. Como resultado, apesar do trimestre negativo, reiteramos nossa visão construtiva de longo prazo em relação à empresa que surgirá após a parceria com o BV e nossa recomendação de Compra.

A receita líquida cresceu +10% A/A e atingiu R$ 98,7 milhões no 1T23 (em linha com nossas estimativas). Excluindo o efeito da consolidação do Bankly (a aprovação do BACEN ocorreu apenas em junho de 2022 e, assim que aprovada pelo BACEN, será transferida para o BV), suas receitas teriam atingido R$ 83,7 milhões (-7% A/A e +3% T/T). Esse resultado se deveu em grande parte à queda de 17% e 29% nos GMVs da Méliuz e do Promobit, respectivamente. Embora o Net Take Rate tenha aumentado +20bps A/A, os menores GMVs levaram a uma queda de -11% A/A na receita do Shopping Brasil.

Em relação às despesas operacionais, em uma base consolidada, a empresa apresenta um aumento de dois dígitos, impulsionado por Pessoal. Excluindo o Bankly, teríamos visto uma queda A/A, em grande parte devido a menores despesas de cashback. Como resultado, a Méliuz entregou um EBITDA ainda negativo, mesmo se considerarmos os ajustes propostos pela Administração (para itens extraordinários). Os resultados financeiros continuaram sendo o destaque e isso deve continuar salvando o dia até que aconteça uma das duas coisas: i) taxas de juros mais baixas; ou ii) Caixa menor (no 1T23 era de R$ 437 milhões).

Tudo considerado, o lucro líquido final veio, mais uma vez, como um prejuízo de R$ 11,9 milhões (R$ 5,4 milhões e R$ 6,5 milhões pior que no 1T22 e no 4T22, respectivamente). O prejuízo no trimestre reflete um cenário macro desafiador que afetou negativamente seu negócio principal, combinado com a mudança de estratégia da empresa para impulsionar seus serviços financeiros. Reafirmamos nossa visão construtiva de que a empresa continuará empregando esforços para permanecer frugal na alocação de capital, ficando o mais próximo possível da preservação de caixa, enquanto os desafios inerentes à mudança de estratégia permanecem no horizonte.

Resultados do 1T23

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