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Entrega XP: As principais notícias que movem o setor do Varejo | Maio

Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!

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Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!

Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.

Pequenos cubos de papelão simulando caixas de compras entregues por empresas de Varejo

Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.

Esperamos que aproveite a leitura!

Terça-Feira, 17 de Maio

Brasil

Reforma tributária da PEC 110/19 promoverá melhores condições de renda social e de desenvolvimento?: Alíquota única aplicável para todos os bens e serviços terá impacto distinto nas diferentes camadas sociais; trata-se de uma reforma com o olhar para o futuro do País, embora especialistas apartados a considerem arcaica

Mais de seis mil pessoas enfrentam fila em mutirão de emprego em São Paulo: Segundo o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, por volta de 100 empresas estão ofertando mais de 10 mil vagas de trabalho. Mutirão ocorre até sexta-feira

Inflação pesa mais entre pobres em abril, subindo a 12,7% em 12 meses, diz Ipea: Batata e leite estão entre os produtos que mais pesaram no orçamento das famílias de renda muito baixa

Atividade do comércio têm queda de 1,2% em abril, aponta Serasa Experian: O indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian revelou que, mesmo com os feriados durante o mês de abril, as vendas nacionais do varejo físico diminuíram em 1,2% na comparação com o mês anterior

Superávit primário pode melhorar em 2022: Mansueto Almeida, economista-chefe do BTG Pactual e ex-secretário do Tesouro, indica que fiscal continua surpreendendo para melhor, mas elevado prêmio no juro longo do governo deriva de incerteza quanto ao que vem em 2023

Efeitos do aumento de juros começarão no segundo semestre, diz diretor do BC: Bruno Serra afirmou que parte do crescimento econômico deve ocorrer com base na recuperação do setor de serviços

Setor de calçados atinge o melhor abril em 14 anos e receita de exportação cresce 68,2% no quadrimestre: Segmento atingiu 13 milhões de pares exportados, que geraram US$ 114 milhões, alta de 52,4% em volume e de 75,4% em receita na relação com o mesmo mês de 2021

Carrefour busca renda extra com espaço às antenas de 5G: O Grupo Carrefour encontrou em telecomunicações uma oportunidade de gerar receita adicional, por meio da locação de suas lojas para a instalação de antenas de celular

Setor Supermercadista abre mais de 20 mil lojas em São Paulo no último ano: Segmento gerou mais de 590 mil de empregos em todo o Estado de São Paulo

Depois dos ‘vencidinhos’, agora é a vez dos ‘feinhos’ nos mercados: Ganham o consumidor, que mantém o padrão de compra e economiza; o fornecedor, que não tem devolução; e o supermercadista

Magazine Luiza põe o pé na estrada e vai atrás de sellers para o marketplace: O Magazine Luiza terá desde uma caravana pelo Brasil até novos serviços para atrair mais sellers ao seu marketplace, área que mais cresceu no primeiro trimestre de 2022. Empresa tem prejuízo, mas margem bruta e margem Ebtida melhoram

Magazine Luiza tem prejuízo até março: A companhia afirmou, em seu relatório de resultados, que o desempenho reflete o aumento de despesas financeiras no período

Drogarias Pacheco lança influenciadora digital “Bel” para se aproximar dos clientes: A novidade visa inovar as ações de humanização da empresa no ambiente digital

Impactado por covid-19, lucro da Espaçolaser recua 89% no trimestre: A rede de lojas de depilação Espaçolaser viu o seu lucro líquido atribuído aos controladores cair 89% no primeiro trimestre deste ano, para R$ 8,2 milhões em relação ao registrado no mesmo período de 2021

Kopenhagen prevê dobrar a rede em 5 anos com fundo Advent como sócio: Mesmo com ampliação planejada até 2027, empresa ainda terá uma rede menor do que a da rival Cacau Show, que já tem 3 mil unidades e deve inaugurar mais 500 só neste ano

Internacional

Inflação gera provocações entre Biden e Bezos na web: O fundador da Amazon retrucou tuíte do presidente dos EUA que defendia que as corporações mais ricas deviam pagar ‘sua parte justa’ para domar a alta de preços

McDonald’s anuncia saída definitiva da Rússia e espera impacto de até US$ 1,4 bi: De acordo com a rede, o processo vai envolver a venda do negócio para um comprador local e tentará garantir o emprego dos 62 mil funcionários no país

A Sea Limited (NYSE: SE) (“Sea” ou “Companhia”) anunciou hoje seus resultados financeiros para o primeiro trimestre encerrado em 31 de março de 2022: “Registramos resultados sólidos em nossos negócios no primeiro trimestre de 2022, apesar das comparações desafiadoras com o mesmo período do ano passado durante o aumento das restrições relacionadas ao COVID

A era dos produtos abundantes e baratos pode estar chegando ao fim: Com pandemia e guerra na Ucrânia, empresas estão repensando onde conseguir seus produtos e estocar reservas, mesmo que isso signifique menor eficiência e custos mais altos

China dá mais sinais de desaquecimento sob impacto da nova onda de covid no país: País pratica política de tolerância zero contra a pandemia, com lockdowns espalhados pelo território; vendas no varejo e na moradia e produção industrial apresentam quedas

Tabela de múltiplos

Investir analisando um gráfico de volatilidade de uma ação do setor de varejo

Nossos últimos relatórios

  • Vulcabras (VULC3): Resultados fortes; EBITDA acima do esperado e um recorde de 1T para a companhia (link)
  • Raia Drogasil (RADL3): Resultados fracos do 1T22; Pressão inflacionária pior do que esperado (link)
  • Data Expert | Carrinho XP: O que esperar do Dia das Mães para o varejo brasileiro? (link)
  • Pague Menos (PGMN3): Resultados mistos do 1T22, mas em linha; Sinalizações positivas para frente (link)
  • Vitrine XP – O que esperar dos resultados do 1T22 (link)
  • Natura&Co. (NTCO3): Prévia dos resultados do 1T22; um trimestre desafiador à frente (link)
  • Varejo Alimentar: Analisando a prévia de vendas do 1T22; Uma forte recuperação vs. o 4T21 (link)
  • Petz (PETZ3): Cachorros falam AuAu; Gatos Miau e Nós Compre Petz; veja a recomendação (link)
  • Data Expert | Carrinho XP: Tributação de plataformas internacionais à vista (link)
  • Grupo Soma (SOMA3): Mais detalhes das avenidas de crescimento em seu primeiro Investor Day; Superando expectativas que já estavam altas (link)

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Segunda-Feira, 16 de Maio

Brasil

Moda dá sinais de retomada, mas há descompasso entre varejo e indústria. Com a demanda ainda mais reprimida depois de anos de isolamento, o setor de moda começa a dar sinais de retomada mais consistente. Mas essa recuperação é mais intensa no varejo do que na indústria, segundo fontes ouvidas pelo Valor.

Empresas tentam fusões após IPOs e queda em suas ações. Companhias dos setores de tecnologia, educação e saúde estão entre as que se movimentam. Ainda assim, as negociações são complexas. As empresas de e-commerce de móveis Mobly e Westwing, por exemplo, tentaram se aproximar, mas fontes dizem que a conversa não avançou. A Mobly ainda estaria aberta a investidores. Enquanto as ações da empresa acumulam queda de 86,5% desde o IPO, a da Westwing cai 82%.

Americanas perdeu quase R$ 1 bi com ataque de hackers. Valor é superior a projeções feitas por consultores a partir de estimativas que se basearam nas vendas passadas da empresa

Magalu oferece crédito de R$ 100 a R$ 5.000 em aplicativo. A varejista Magazine Luiza lançou nesta quinta-feira (12) uma fintech que vai oferecer crédito a consumidores e a lojistas. Por meio do aplicativo, clientes da rede podem ter acesso a uma linha de crédito pré-aprovada de R$ 100 a R$ 5.000.

Do digital para o físico, Troc aposta em lojas para intensificar experiência com clientes. Empresa vende 45% das 30 mil peças recebidas mensalmente; tíquete médio é de R$ 320 por consumidor

Carrefour passa a oferecer serviço de assinatura de smartphones.rede supermercadista Carrefour firmou uma parceria com a plataforma de assinatura de eletrônicos Allugator para oferecer aos clientes assinatura de smartphones.

Com inadimplência em alta, Guararapes, dona da Riachuelo, adota mais cautela na concessão de crédito. A Guararapes, dona da rede de fast fashion Riachuelo, diz que o ambiente macroeconômico tem feito com que a inadimplência cresça em suas operações financeiras, levando a uma maior cautela na concessão de crédito. O resultado da Midway, seu braço financeiro, foi de R$ 37,6 milhões, impactado pela menor receita de juros e por maior recomposição da provisão para devedores.

Grupo Panvel faz acordo com Lojas Renner por serviços financeiros da Realize. A empresa diz que vai começar a se beneficiar do credenciamento da Realize como provedor de soluções financeiras, trazendo soluções de emissão de cartão, conta digital e demais produtos aos seus clientes

Alto Escalão: Marisa tem novo CEO. Antes CFO da Marisa, Adalberto Santos assume como CEO.

‘Esse negócio de comprar 100% do Oriente vai acabar’, diz presidente da Whirlpool. A interrupção das cadeias globais de suprimentos, provocada pela pandemia, acendeu o sinal de alerta para as indústrias sobre o risco de concentrar a produção de insumos no Oriente, especialmente na China, que neste momento passa por lockdowns em razão de novos surtos de covid-19.

Indústria têxtil investe em reciclagem e puxa o fio da sustentabilidade contra o modelo ‘fast fashion’. Sob pressão, setor busca inovações como o fio reciclado, que precisa ganhar escala para compensar impacto ambiental de peças cada vez mais descartáveis

Com fintechs, número de instituições cresce no país. O intenso processo de inovação vivido nos últimos anos criou um terreno fértil para a digitalização de serviços e produtos financeiros. Nesse contexto, depois de seis anos em queda, o número de instituições financeiras voltou a crescer em 2019, movimento que ganhou tração em meio à pandemia de covid-19.

Infracommerce faz cerca de 100 demissões. Aquisições recentes apontam para ajuste no quadro com vistas a um ganho em sinergias, mas há também necessidade de redução de gastos para proteger o caixa

Internacional

Casino diz que planeja vender unidade de energia renovável, ações sobem. A varejista francesa Casino (CASP.PA) disse em comunicado que lançou um processo para vender sua unidade de energia renovável GreenYellow com vistas a uma potencial transação até o final do ano, elevando suas ações em 3,6%.

Lockdown chinês pressiona inflação e pode frear a economia global. Efeitos para o restante do mundo têm dois lados: o da dificuldade de entregar vendas feitas para a China e o de receber insumos para produção que são fabricados no país

Abercrombie & Fitch sofre em tempos de culto à diversidade. História da companhia foi parar nas telas de streaming em um documentário da Netflix, que relembra trajetória da marca que foi de uma das mais desejadas para o alvo de boicotes no mundo

Amazon registra receita de US$ 31 bilhões em publicidade. A Amazon se tornou a terceira maior empresa de publicidade digital atrás do Google e do Facebook, atingindo US$ 31 bilhões em receita de anúncios em 2021.

Reliance Retail da Índia comprara dezenas de marcas de bens de consumo por US$ 6,5 bilhões. A Reliance, administrada pelo bilionário indiano Mukesh Ambani, planeja construir um portfólio de 50 a 60 marcas de mercearia, casa e cuidados pessoais dentro de seis meses e está contratando um exército de distribuidores para levá-los a lojas familiares e grandes lojas de varejo em todo o país. a nação, acrescentaram as fontes.

Sexta-Feira, 13 de Maio

Brasil

Inflação de serviços deve ter maior alta desde 2015 e impõe desafio para BC cumprir meta em 2023: Alta de preços do setor foi impulsionada pela reabertura da atividade em um ambiente de custos mais altos e retomada do emprego

Volume de serviços prestados sobe 1,7% em março ante fevereiro: Serviços acumulam alta de 13,6% em 12 meses, mostram dados do IBGE

Cesta de compras somou R$ 736,34, alta de 15,45% em 12 meses, diz Abras: Parte desse aumento se deve ao avanço do preço do diesel, que tem forte impacto no preço do frete das mercadorias

Ai que saudades do alimento barato: Guerra na Ucrânia e mudanças climáticas encarecem o preço dos alimentos em todo o mundo e elevam reações protecionistas dos governos

Estoques de supermercados caem em abril: Queda ocorre após mês de ligeira alta diante de equilíbrio do varejo em meio à inflação

(R)evolução digital no setor supermercadista veio para ficar: O setor supermercadista foi um dos protagonistas da aceleração digital que atingiu o varejo ao longo da pandemia do covid-19 em 2020. Com as medidas restritivas de circulação e protocolos sanitários muito mais rígidos, grandes redes do segmento precisaram rapidamente se reinventar e descobrir novas formas de continuar vendendo

Banco Carrefour vai oferecer maquininha de cartão para clientes do Atacadão: Solução tem como foco pequenos comerciantes que atuam como pessoa física

Corredor entre Atlântico e Pacífico reduziria em 30% os custos de transporte de carga até a China: Estudo do Ministério das Relações Exteriores aponta que a implantação do corredor diminuiria ainda em 23% o tempo de viagem entre o Brasil e o país asiático

Consumidor planeja mais a compra: No supermercado, brasileiro faz mais pesquisa de preço, opta por marcas mais baratas e embalagens de menor desembolso

Abril tem mais de 18% de crescimento de vendas, aponta Aliansce Sonae: Com o aumento das vendas, o grupo tem intensificado a retirada de descontos e acredita que isso deve se estender às operações de entretenimento nos próximos meses

Shopee e AliExpress disputam pequenos lojistas com Magalu, Mercado Livre e Americanas: Diante da disparidade de taxas cobradas, há vendedores que estão presentes no Mercado Livre, mas pedem para clientes comprarem na Shopee; varejistas nacionais contra-atacam com financiamentos a pequenos negócios

Americanas reduz prejuízo em 16% no 1º trimestre: A varejista reportou prejuízo líquido de R$ 137,3 milhões, ante R$ 163,6 milhões reportados no mesmo período de 2021

Com baixa no consumo e alta da inflação, Magalu aposta em cartão PJ e empréstimo pessoal: Os novos produtos da varejista foram criados com a empresa Hubfintech, adquirida no ano passado, e com o Itaú, que assumirá risco do crédito pessoal

Demanda por smartphone, PC e eletrodoméstico ‘caiu como uma pedra’, diz fornecedor de chips: A fabricante líder de chips na China, Semiconductor Manufacturing International Co. (SMIC), diz que a demanda por telefones celulares, computadores pessoais e eletrodomésticos “caiu como uma pedra” e não mostra sinais de recuperação

Soma cresce, mas sente ineficiências de Hering: Parque fabril com dificuldade de atender demanda afeta a marca

“É preciso reindustrializar a Hering”; empresa paga preço por ineficiências, diz Soma: Em outras palavras, a Hering cresce, mas não tem capacidade para atender toda a demanda

Com demanda forte, dona da Farm e Animale reajusta preços ao consumidor sem dificuldades: Segundo presidente do Grupo Soma, que detém as marcas, alta reflete aumento de eventos no país, como festas e casamentos, e iniciativas da gestão

Restoque diminui prejuízo em 55,3% no 1º trimestre, para R$ 59 milhões: A Restoque Comércio e Confecções de Roupas teve prejuízo líquido de R$ 59 milhões no primeiro trimestre de 2022, redução de 55,3% ante a perda de R$ 38 milhões em igual período de 2021, segundo demonstrações financeiras enviadas à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta quinta-feira

Prejuízo da dona da Riachuelo cai para R$ 80,1 milhões no 1º trimestre: Montante representa queda de 23,6% em relação ao prejuízo anotado no mesmo período de 2021

Marisa dá menos descontos em preços, mas perda com atrasos sobe: A Marisa tem 35% menos estoques hoje em relação aos últimos anos, e está operando ‘’com preço médio de venda maiores neste ano

Track&Field aquece os motores de seu marketplace: A Track&Field está testando seu modelo de marketplace e vai escalar estratégia no segundo semestre. O CEO Fred Wagner conta os planos

Track & Field tem lucro líquido de R$ 19,9 milhões no 1º trimestre, alta de 176,4% em base anual: A empresa de vestuário esportivo Track & Field registrou lucro líquido de R$ 19,9 milhões no primeiro trimestre de 2022, em alta de 176,4% em relação ao lucro líquido de R$ 7,2 milhões registrado no primeiro trimestre de 2021

SmartFit reduz prejuízo com aumento de 38% na base de clientes e receita sobe 67%: Rede de academias registrou prejuízo líquido de R$ 90,5 milhões no primeiro trimestre de 2022, queda de 46% ante igual período do ano anterior

Rede Aramis contrata banco para buscar sócio: Gestora de private equity pretende deixar negócio

Grupo Panvel tem lucro de R$ 20,6 milhões no 1º tri, alta de 1,61%: A receita líquida no primeiro trimestre foi de R$ 901,550 milhões, alta de 19,8% contra R$ 752,338 milhões de um ano antes

Profarma reverte lucro e tem prejuízo de R$ 6,3 milhões no 1º tri com juros em alta: Entre os fatores citados pela companhia para o resultado estão o aumento na taxa de juros e o adicional de dívida líquida relativo ao investimento em estoques adicionais

IMC: prejuízo líquido cai 26,5% no 1º trimestre em base anual, para R$ 40,7 milhões: A International Meal Company (IMC), dona das redes de alimentos Frango Assado, KFC, Pizza Hut e outras, registrou prejuízo líquido de R$ 40,7 milhões no primeiro trimestre de 2022, uma queda de 26,5% em relação ao prejuízo líquido de R$ 55,4 milhões registrado no primeiro trimestre de 2021

BK Brasil reduz prejuízo em 80,7% no 1º trimestre, para R$ 31,3 milhões: A BK Brasil, que administra as redes de lanchonetes Burger King e Popeyes, registrou um prejuízo líquido de R$ 31,3 milhões no primeiro trimestre deste ano, redução de 80,7% em relação ao prejuízo de R$ 162,4 milhões reportados no mesmo período de 2021

Mobly: Ação cai em reação ao balanço considerado negativo por analistas: A companhia, que vende móveis e itens de decoração, registrou prejuízo de R$ 25,9 milhões entre janeiro e março, expandindo as perdas em 1,7% na comparação anual

No Brasil, social commerce deve crescer 44,9% em 2022, chegando a US$ 2.218,6 mi: Segundo estudo, a indústria do social commerce no Brasil deverá crescer de forma constante nos próximos anos. Entre 2022 e 2028, a CAGR (Compound Annual Growth Rate, ou taxa de crescimento anual composto) será de 39,7%

A experiência do consumidor no varejo físico também depende do design da loja: Ricardo Fiovaranti, CEO da FX Data Intelligence, explica a importância de se dedicar a aspectos técnicos das lojas físicas

Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,59% no 1º trimestre do ano: Pesquisa mostra alta com relação ao período anterior, com valores deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)

Internacional

Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA sobem; alta de preços ao produtor desacelera: O número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego aumentou inesperadamente na semana passada, mas não há uma mudança material nas condições do mercado de trabalho, que está com forte demanda por trabalhadores e escassez de mão-de-obra grande

Inflação é problema econômico número 1 dos EUA, diz secretária do Tesouro: Janet Yellen falou também sobre o lançamento de um relatório recente sobre potenciais riscos à estabilidade financeira dos EUA

Best Buy lança programa de reciclagem e coleta domiciliar de U$ 200: Agora, os clientes em qualquer lugar dos EUA podem solicitar a retirada de seus eletrônicos antigos. O serviço removerá e reciclará até dois grandes produtos – como TVs e eletrodomésticos principais – e itens menores, como laptops, câmeras e consoles de jogos

JD Sports da Grã-Bretanha eleva estimativas de lucro, vendas aumentam: A JD Sports Fashion da Grã-Bretanha elevou sua perspectiva de lucro anual para 2022 na quinta-feira, com as pessoas gastando mais em roupas esportivas, e apontou para dados de vendas otimistas até agora no acumulado do ano

Quinta-Feira, 12 de Maio

Brasil

Inflação alta será o ponto central do debate eleitoral este ano, dizem analistas. Arminio Fraga, ex-presidente do BC, lembra que a última vez em que a inflação preocupou durante um ano eleitoral foi em 2002, quando Lula foi eleito pela primeira vez

Inflação desacelera, mas números seguem ruins e projeções para o ano pioram.Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril, de 1,06%, até recuou em relação à taxa de 1,62% de março, mas isso não aliviou a preocupação dos economistas.

‘Reduflação’: marcas reduzem embalagens para driblar alta de preços, e queixas viralizam na internet. Caixa de fósforos perde unidades, pacotes de biscoitos diminuem e sabão fica mais leve. Inflação acumula alta de 12% em 12 meses

Brasileiro adere ao ‘consumo ampulheta’ para driblar inflação.inflação que se consolida na casa dos dois dígitos no Brasil tem gerado um estilo de consumo diferente no país: o “ampulheta”. Neste sentido, cresce a venda de produtos nos extremos: os mais baratos, para enfrentar a alta de preços disseminada na maior parte das categorias, e os premium, que entram como compensação pela economia feita fora de casa. As marcas intermediárias perdem espaço, segundo a consultoria Nielsen|IQ.

Soma ganha share; Hering navega tradeoff entre margem e crescimento. O Grupo Soma mostrou crescimento em todas as suas marcas no primeiro trimestre, ganhando share e surfando a retomada da vida normal, depois que a pandemia causou um represamento de datas como casamentos, formaturas e eventos.

Multilaser dá ênfase a eletroportáteis e pequenas lojas. A oferta de produtos mais acessíveis, especialmente em eletroportáteis, e as vendas mais distribuídas entre pequenos varejos e diretamente ao consumidor têm sido as táticas da Multilaser para entregar resultados “mais saudáveis”, informou o presidente Alexandre Ostrowiecki.

Usaflex inaugura seis franquias em uma semana e chega em todos os Estados brasileiros. A marca de calçados e bolsas Usaflex abriu seis franquias em uma só semana, sendo quatro em novas cidades, passando a ter operações em todos os Estados brasileiros. A empresa pretende inaugurar mais 40 lojas até o final do ano em todo o País, alcançando o marco de 300 até o final de 2022.

Em ritmo acelerado, Daki anuncia ampliação do Centro de Distribuição em São Paulo. Em ritmo acelerado de expansão, o Daki, aplicativo de mercado 100% digital, anunciou novos investimentos visando melhorar a logística e a experiência do cliente. A empresa confirmou a inauguração de um novo Centro de Distribuição (CD) em Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo.

Rede Aramis contrata banco para buscar sócio. A rede de vestuário Aramis, da família Stad e da gestora 2bCapital, contratou o Itaú BBA para buscar interessados na operação, apurou o Valor com fontes a par do assunto. Há a possibilidade de negociar a venda do controle da varejista ou parte da companhia a sócios financeiros ou estratégicos.

Positivo tenta driblar queda no varejo. A fabricante brasileira de eletroeletrônicos Positivo Tecnologia está intensificando as vendas para os mercados corporativos e de governo no primeiro trimestre, para reduzir os impactos do enfraquecimento nas vendas do varejo, que entraram em uma trajetória de queda desde o terceiro trimestre de 2021.

Cencosud compra 67% da The Fresh Market e entra no mercado americano. A Cencosud anunciou nesta quarta-feira (11) que chegou a um acordo com a gestora Apollo Global para adquirir uma participação majoritária de 67% na rede americana de hortifruti The Fresh Market por US$ 676 milhões. A compra marca a entrada da companhia chilena nos Estados Unidos.

Brasil lidera ranking com maior participação do delivery nas vendas de bares e restaurantes. Os pedidos de comida feitos por Whatsapp, internet ou telefone são, hoje, um terço da receita dos bares e restaurantes brasileiros, o que coloca o Brasil em primeiro lugar do ranking dos países com maior participação do delivery nas vendas totais dos estabelecimentos.

Favela Llog vai aos locais onde o varejo formal não chega. A Favela Log, braço de logística da Favela Holding, que opera em 112 favelas e 12 bairros do Rio de Janeiro, atendendo empresas como Procter & Gamble (P&G) e Natura, vai ganhar escala.

Internacional

Inflação desacelera nos EUA, mas mantém patamar alto. A alta dos preços ao consumidor nos Estados Unidos desacelerou acentuadamente em abril, à medida que os preços da gasolina recuaram de níveis recordes, sugerindo que a inflação provavelmente atingiu um pico.

Líder global de chips alerta mercado que reajustará preços pela 2ª vez em 10 meses. A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC) alertou os clientes pela segunda vez em menos de um ano que planeja aumentar os preços, citando preocupações com a inflação, custos crescentes e seus próprios planos de expansão maciça para ajudar a aliviar uma crise de oferta global, informaram pessoas a par do assunto ao “Nikkei Asia”.

A plataforma de entrega de supermercado on-line Instacart arquiva pedido para IPO nos EUA. A plataforma de entrega de mantimentos Instacart disse na quarta-feira que apresentou um projeto de declaração de registro na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), abrindo caminho para a empresa listar suas ações.

Quarta-Feira, 11 de Maio

Brasil

Varejo volta a surpreender, mas juros altos e inflação são desafios. Reabertura da economia, base de comparação baixa e desemprego estável combinado com uso de estoque de poupança e aumento da renda média contribuíram para um desempenho do comércio melhor que o esperado no primeiro trimestre. Embora medidas como a liberação do saque do FGTS possam ajudar no curto prazo, os economistas avaliam que no decorrer do ano fatores como inflação, juros altos e endividamento das famílias devem jogar contra.

Brasil assinará acordo com 10 países para acelerar liberação de mercadorias importadas e exportadas. Tratado regional envolverá Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai; expectativa é avançar também nos entendimentos com os EUA

Lojistas de shoppings elevam vendas, mas inflação assombra.inflação corroeu parte do potencial da data, mas ainda foi possível alcançar um crescimento real perto dos 10% em relação ao ano anterior, segundo a Ablos, associação que reúne donos de redes de lojas menores, chamadas satélites nos shoppings.

Mateus negocia venda de imóveis. O Grupo Mateus, de varejo alimentar, negocia um acordo na área imobiliária com a Paramis Capital. Segundo o Valor apurou, as conversas envolvem uma operação de “sale leaseback”, em que imóveis são vendidos ao fundo e alugados para uso da rede no longo prazo. Isso permite que o grupo monetize ativos, como suas lojas, com entrada de recursos no caixa e redução de endividamento.

Em abril atípico, Assaí cresce perto de 40%. Depois de um desempenho forte em abril, a direção da rede de atacarejo Assaí espera que as vendas no segundo trimestre cresçam mais de 30%. “Crescemos próximo a 40% na base total em abril. Foi um mês atípico por ter Páscoa e um Carnaval fora de época”, disse o presidente do grupo, Belmiro Gomes, acrescentando que o movimento das lojas tem crescido sequencialmente.

Vivara destoa da “má fase” do varejo e vê concorrência fragilizada. A joalheria reporta novo recorde no resultado do primeiro trimestre de 2022 e entende que a combinação das marcas Vivara e Life está ampliando as dificuldades já vividas por suas rivais no setor.

Campanha da Shopee dá desconto para eletrônicos como celulares e notebooks. Além das promoções, campanha “3 Super Dias de Tecnologia” também contará com cupons de descontos em compras acima de R$ 200 e frete grátis acima de R$ 199.

Via espera que margens futuras fiquem próximas ao nível do 1º tri. O grupo de varejo e comércio eletrônico Via tem registrado forte movimento de vendas neste início de maio e avalia que as margens de lucro obtidas no primeiro trimestre devem se manter nos próximos meses, apesar das pressões de custos e da concorrência acirrada.

Via tem começo de ano fraco, mas vê melhora nas vendas. Para analistas, pressão inflacionária e alta dos juros não devem trazer trégua ao desempenho em 2022.

Via diz que acompanha pressões em custos com ‘cuidado’ e analisa renovação de dívida. O comando da Via (Casas Bahia e Ponto) disse, em teleconferência a analistas, que há algumas pressões de custos à frente, e a empresa vem acompanhando isso “com cuidado”, em logística, por exemplo, e em ocupação de imóveis.

Dona da Centauro fatura mais e volta ao azul. O lucro líquido do grupo SBF foi de R$ 17,2 milhões no primeiro trimestre, revertendo o prejuízo de R$ 36,1 milhões no mesmo período de 2021

Homem usa rosa, cuida da pele todos os dias, mas tem opiniões machistas. Pesquisa encomendada pela revista “GQ Brasil” mostra o potencial de mercado para o novo homem brasileiro: não se importa em vestir uma camisa cor de rosa, já cuida da pele todos os dias, mas tem opiniões machistas, em especial os mais jovens.

Como a Riachuelo lança mão de influenciadores para engajar funcionários. Varejista selecionou 24 profissionais que atuam em áreas diversas da empresa para fazer campanhas e endossar comunicados.

Internacional

Os motivos por trás do tênis sujo e destruído da Balenciaga — e que custa mais de R$ 10 mil. Os novos calçados seguem a estética chamada de “destroyed” (ou destruída, em português) e trazem consigo reflexões sobre o luxo em um cenário de guerra e de pobreza.

Apple decide encerrar a fabricação do iPod após mais de 20 anos. A Apple anunciou nesta terça-feira (10) que não vai mais produzir o iPod, reprodutor de música portátil que revolucionou a indústria musical desde seu lançamento há mais de duas décadas.

Foot Locker: como o ‘boom’ digital dos sneakers transformou a empresa. AFoot Locker domina a categoria de calçados físicos como a maior varejista de calçados do mundo. Suas 2,9 mil lojas em todo o mundo abrangem várias marcas, incluindo Lady Foot Locker, Kids Foot Locker e Champs Sports. Desde 2015, no entanto, os varejistas de tênis digitais cresceram rapidamente com o estabelecimento de mercados online como StockX e GOAT. Novas lojas físicas de streetwear, como Flight Club e Stadium Goods, também entraram no mercado.

Private Labels Are Flooding Retail. Preços em alta, altas pressões inflacionárias e um cenário econômico incerto estão forçando muitos varejistas a serem criativos e introduzirem novos marcas próprias para atender seus clientes.

Coty eleva perspectiva de lucro anual com demanda de luxo resiliente. A Coty Inc elevou sua previsão de lucro para o ano inteiro na segunda-feira, após a demanda resiliente por suas fragrâncias e produtos para a pele de alta qualidade nos Estados Unidos e na Europa, em um momento em que a inflação disparou para máximas de vários anos na maioria dos países.

Terça-Feira, 10 de Maio

Brasil

Para combater inflação, governo vai reduzir tarifas de produtos importados: Da lista, fazem parte alimentos da cesta básica e produtos siderúrgicos usados pela construção civil. Além disso, será reduzida, em 10%, a Tarifa Externa Comum (TEC) vigente no Mercosul

Dia das Mães movimenta 142 milhões de reais no e-commerce em 2022: Os segmentos de Moda (R$ 54,3 milhões), Saúde & Beleza (R$ 11,36 milhões) e Acessórios (R$ 11,3 milhões) lideraram as vendas online em 2022 no período relacionado à data comemorativa. Os produtos mais vendidos foram camisetas e óculos de sol

Economia cresce mais do que esperado, diz Bradesco: De 2017 a 2019, PIB cresceu 1,4% ao ano; segundo semestre seria de recessão preveem bancos

Pedidos de demissões no Brasil batem recorde em março, mostra levantamento: No mês, foram 603 mil trabalhadores que saíram de seus trabalhos voluntariamente; número representa pouco mais de 33% de um total de 1.816.882 desligamentos

Brasil registra 59 mortes por covid-19 em 24 horas; média móvel é a menor desde abril de 2020: Segundo o levantamento do consórcio de veículos de imprensa, a média móvel de mortes nos últimos sete dias é de 84 por dia, a menor registrada desde 8 de abril de 2020, quando estava em 83

Fintechs despencam na Bolsa por causa dos juros elevados e aumento do risco de inadimplência: Depois de boom de investimentos em empresas de tecnologia, companhias passam por primeira grande crise e terão de decidir se darão crédito a clientes de maior risco

Lucro da Via despenca 90% no 1º trimestre, para R$ 18 milhões: A receita líquida da companhia encolheu 2% na base anual, para R$ 7,4 bilhões

Via (VIIA3) é castigada por cenário econômico desafiador e vê lucro recuar no primeiro trimestre; confira os números da dona das Casas Bahia: A varejista confirma algo que os analistas já desconfiavam: o primeiro trimestre não será motivo de comemoração na bolsa

Luiza Trajano toca o sino na abertura da Bolsa de NY: Presidente do conselho do Magalu, Trajano receberá prêmio de pessoa do ano na Câmara Brasil-Americana, também concedido ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e ao ex-ministro Henrique Meirelles

Amazon inaugura estação de entrega liderada apenas por mulheres: Unidade de Embu das Artes (SP) é a maior da empresa na América Latina

Shopee lança campanha de descontos em produtos eletrônicos e itens para gamers: A campanha durará até quinta-feira, (12), e os consumidores terão descontos progressivos e frete grátis

PIPELINE: Por que a C&A vale menos que as concorrentes na B3: Rede varejista investe em expansão e tenta reconquistar clientela

Lucro do Grupo Mateus alcança R$ 196,7 milhões no 1º tri, alta de 26,5%: O Grupo Mateus registrou lucro líquido atribuído aos controladores de R$ 196,7 milhões no primeiro trimestre de 2022, avanço de 26,5% ante igual período do ano passado. A receita líquida da rede de varejo alimentar somou R$ 4,58 bilhões no período, crescimento de 36,2% na base anual

Lucro do Assaí no 1º trimestre cai 10,8%; receita é recorde: A rede atacadista reportou lucro líquido de R$ 214 milhões no período; a receita avançou 21,1% no comparativo trimestral, para R$ 11,4 bilhões

Vivara tem lucro líquido de R$ 45,9 milhões no 1º tri, quase 12 vezes mais que em 2021: Companhia afirma que a receita bruta no período foi a melhor da sua história e a receita líquida somou R$ 337,4 milhões, alta de 55% na comparação anual

Decathlon escolhe Salvador para inaugurar primeira loja na região Nordeste: A previsão é de que ainda este ano a empresa chegue em mais um Estado da região

Internacional

Americanos veem alta da inflação no longo prazo, aponta pesquisa do Fed de Nova York: A expectativa do consumidor americano para a inflação em três anos cresceu para 3,9% em abril, o maior número desde dezembro

Confiança do investidor da zona do euro cai a nível mais baixo desde junho de 2020: Índice Sentix para a zona do euro caiu para -22,6 em maio, de -18,0 em abril

O aumento do custo de vida no Reino Unido freia os gastos do consumidor: as vendas no varejo registram o primeiro declínio em 15 meses, com itens caros sofrendo particularmente

Coty reverte prejuízo e lucra US$ 50 milhões: A receita da empresa de produtos de beleza cresceu 15,4% no primeiro trimestre fiscal, para US$ 1,19 bilhão

IKEA gastará 3 bilhões de euros em lojas à medida que se adapta ao comércio eletrônico: o varejista IKEA Ingka Group está gastando 3 bilhões de euros (US$ 3,2 bilhões) até 2023 em lojas novas e existentes, grande parte para modificar sua marca registrada fora da cidade para que possam dobrar como centros de distribuição de comércio eletrônico

Segunda-Feira, 09 de Maio

Brasil

Com inflação e juros em alta, produção de eletrodomésticos cai 25% no 1º tri. Com inflação e juros em alta, a produção de eletrodomésticos começou 2022 em queda superior a 20%. O segmento, que já vinha sofrendo com a dificuldade de acesso a insumos e aumento de custo por causa de desorganização da cadeia produtiva e elevação dos preços de commodities trazidos pela pandemia, sente cada vez mais o orçamento apertado do consumidor, corroído por mais gastos com alimentos, energia e combustível.

Análise: Com inesperada compra do Giga, Cencosud entra em SP e pode voltar ao jogo. Operação é um reflexo direto da importância do negócio de atacarejo no país para qualquer varejista que pretende se manter relevante no mapa do varejo brasileiro.

No vermelho e com receita menor, Natura revê planos. Depois de um primeiro trimestre de queda de receita e aumento do prejuízo, a fabricante de produtos de beleza Natura &Co diz que o ambiente de inflação e juros altos desafia os negócios no mundo todo e prevê que algum alívio começará a ser sentido somente a partir do segundo semestre.

Carrefour vai seguir com a política de buscar mais “massa” de consumo. O grupo Carrefour disse hoje, em teleconferência com analistas, que abril foi um mês mais aquecido que o primeiro trimestre do ano, e a empresa deve seguir “por alguns” meses com a política de buscar mais “massa” de consumo, disse nesta manhã o presidente Stéphane Maquaire.

Petz estuda se realiza entrada orgânica ou via aquisição no setor de laboratórios. Segundo o presidente da rede, Sergio Zimerman, empresa também deverá rodar um projeto piloto para testar a criação de um plano de saúde, que deve seguir um modelo verticalizado.

Shopping centers investem em tecnologia para atrair consumidor híbrido. Entre as novidades dos empreendimentos do Carrefour Property, está tíquete de estacionamento com cupom de desconto.

Natural da Terra amplia marca própria e lança linha de pratos prontos congelados.rede Hortifruti Natural da Terra expandiu sua linha de produtos de marca própria e lançou uma linha de pratos prontos congelados. Feitos com produtos 100% naturais, em porções individuais, a iniciativa é resultado da parceria com a Pronto Light, marca de comida saudável com alimentos 100% naturais.

A nova fronteira da indústria de beleza: produtos sem água na formulação. A marca sueca Oquist foi um dos destaques da Cosmoprof, maior feira de beleza do mundo, em Bolonha, como nativa da nova tendência “waterless” que já tem Chanel e Natura como adeptas.

Enjoei lança lojinha de desapego da apresentadora Sabrina Sato. O Enjoei, plataforma C2C, anunciou o lançamento de uma lojinha de desapego especial para a atriz e apresentadora Sabrina Sato. O projeto faz parte da parceria da empresa com o reality da GNT “Desapegue se for capaz”, que estreou nesta última sexta-feira, 6, e é comandado por Sabrina.

Decolar anuncia compra da ViajaNet por US$ 15 milhões. Segundo a Decolar, 60% do preço de aquisição será pago no fechamento; 20% em 24 meses depois da aquisição e os 20% restantes, 36 meses após a aquisição

Pede Pronto, da Alelo, entra no Open Delivery e amplia base de restaurantes. O Open Delivery é uma linguagem aberta e unificada de programação para facilitar a gestão de bares e restaurantes em serviços de entrega

Crescem as reclamações contra redes de fast-food. O brasileiro está de olho nos lanches vendidos pelas redes de fast-food. De janeiro a abril deste ano, quase triplicou o número de reclamações de consumidores sobre propaganda enganosa do setor em relação a igual período de 2021, segundo o site de defesa do consumidor Reclame Aqui.

Fritadeira que dispensa óleo atrai consumidores, mesmo com inflação alta. Fabricantes ampliam linha do produto e varejo faz promoção para o Dia das Mães, comemorado neste domingo (8)

Internacional

A Best Buy, conhecida por vender TVs e smartphones, se expande para aparelhos de beleza e móveis. A Best Buy está fazendo um eforço mais amplo em categorias como fitness e móveis, buscando impulsionar o crescimento além da pandemia de Covid.

Gucci passará a aceitar criptomoeda para pagamento nos EUA. A Gucci, marca de moda de luxo, está explorando a multidão de criptomoedas. Para isso, aceitará pagamentos de criptomoeda em algumas lojas dos EUA no final deste mês e planeja estender o piloto a todas as suas lojas operadas diretamente na América do Norte neste verão. O movimento marca uma validação importante para a moeda de uma marca de luxo líder.

Varejistas trocam CFOs à medida que a inflação pesa sobre os gastos do consumidor. As mudanças ocorrem à medida que o boom das vendas no varejo durante a pandemia – particularmente para empresas de comércio eletrônico – mostra sinais de desaceleração.

Sexta-Feira, 6 de Maio

Brasil

Inflação acima de 10% pelo 2º ano seguido começa a entrar no radar de economistas. A possibilidade de o Brasil registrar, pelo segundo ano seguido, uma inflação acima de 10% começou a entrar no radar dos economistas. A possibilidade vem crescendo em meio aos persistentes impactos da guerra na Ucrânia, dúvidas sobre o efeito da política de “covid zero” na China nas cadeias produtivas, aumento dos juros nos Estados Unidos e o espalhamento das altas de preços no Brasil.

Estratégias de preço dividem GPA e Carrefour. O peso das despesas nos números de GPA e Carrefour neste começo de ano afetou as margens das redes de varejo de janeiro a março, segundo balanços publicados. Esses gastos responderam por uma fatia maior das receitas. Além disso, os balanços dos grupos mostram diferenças nas estratégias de repasse dos aumentos de preços ao consumidor, algo que têm impacto na margem bruta.

Renner: volume e margens começam a voltar aos níveis pré-covid. A Lojas Renner acaba de anunciar um resultado robusto para o primeiro trimestre do ano — com os volumes de venda começando a retomar aos patamares pré-pandemia e as margens gradativamente voltando aos níveis históricos.

Arezzo investe na Play9, agência de influenciadores criada por Felipe Neto. Companhia também investiu na edtech GrowDev, que forma desenvolvedores; no trimestre, vendas do grupo driblaram pressão inflacionária

Como a Arezzo está driblando a pressão inflacionária. Num cenário de pressão de custos, muitas varejistas até têm conseguido aumentar receita – mas a compressão de margens e lucros indica que isso vem em grande medida do repasse de preços ao consumidor. Na Arezzo, a história foi diferente.

Na Petz, chegou a hora de capturar sinergias. Após quatro transações, como as de Zee.Dog, Cão Cidadão, Cansei de Ser Gato e Petix, a Petz deve se concentrar em captar as sinergias desses negócios em 2022

Natura: Prejuízo aumenta para R$ 643 milhões no 1º trimestre. A Natura teve prejuízo líquido de R$ 643,1 milhões no primeiro trimestre de 2022, aumento de 314% ante a perda líquida de R$ 155,2 milhões em igual período de 2021, segundo demonstrações financeiras enviadas à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta quinta-feira.

Lucro da Alpargatas cai 75% no 1º trimestre; receita é recorde para o período. “O trimestre foi de entrega robusta”, diz o presidente Roberto Funari em entrevista ao Valor. “Esse trimestre nos deu confiança porque conseguimos proteção de margem e nossa tese é em cima de uma marca muito forte.”

No caminho da Sequoia, o plano é tornar os pequenos e médios sellers gigantes. Conhecido por atender grandes marketplaces, o grupo de logística acelera a integração de serviços para clientes de menor porte, que já respondem por mais da metade dos pedidos entregues pela operação

St. Marche expande para o interior. A rede de supermercados St. Marche, bem conhecida entre os consumidores das classes A e B da capital paulista, iniciou na quinta-feira (5) seu processo de expansão para o interior. Depois de cruzar a fronteira do primeiro bilhão de faturamento em 2021, a companhia do empresário Bernardo Ouro Preto inaugurou a 25ª unidade da rede em Campinas. 

Inflação de frutas e legumes faz vegetariano pesquisar mais e mudar cardápio. “Você tem a sensação de que o dinheiro compra cada vez menos. Então, faz substituições de produtos. Às vezes tenta trocar uma hortaliça por uma verdura que custa menos”, aponta Luiza, que é vegetariana há 12 anos.

Falta de produto em supermercado atinge sabão em pó. Inflação e dificuldades de suprimento elevam escassez de estoques, diz Neogrid

Cade aumenta pressão sobre iFood com investigação sobre vale-alimentação.Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aumentou a pressão em cima do iFood ao abrir uma nova frente de investigação contra a empresa. Agora, são dois inquéritos em andamento, nos quais a autoridade antitruste apura se a empresa abusa de sua posição dominante no mercado de entrega de comida para fechar o setor a concorrentes.

Internacional

Empresas europeias reduzem operação chinesa. As empresas europeias avaliam que a estratégia “covid-zero” da China está prejudicando suas cadeias de suprimentos, forçando-as a cortar funcionários e reduzir suas operações no país.

Meta, dona do Facebook, mostra sua primeira loja física, com realidade virtual. Espaço tem temática imersiva e experimentação de ferramentas lançadas pela marca

Shopify compra Deliverr, startup de logística, por US$ 2,1 bilhões. A Shopify anunciou hoje que adquirirá a Deliverr, uma startup de e-commerce com sede em San Francisco, Califórnia, por US$ 2,1 bilhões em dinheiro e ações. O acordo, cujos rumores foram divulgados em abril pela Bloomberg, é a maior aquisição na história do Shopify.

Ações de e-commerce despencam à medida que os consumidores reduzem os gastos online. Os consumidores estão voltando para as lojas físicas, enquanto a inflação está alimentando temores de redução de gastos em alguns itens para suportar compras essenciais. Essa combinação traz más notícias para muitos varejistas focados no comércio eletrônico.

Quinta-Feira, 5 de Maio

Brasil

Campanha de Lula teme descontrole verbal de petista às vésperas de lançamento de pré-candidatura: Em entrevista à revista ‘Time’, ex-presidente diz que o ucraniano é ‘tão responsável’ quanto o russo pela guerra; fala expõe preocupação às vésperas de lançamento da chapa

Copom eleva Selic para 12,75%, maior patamar em mais de 5 anos: Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu elevar a taxa básica de juros pela décima vez seguida para conter a alta da inflação

Mercado vê chance de Selic acima de 13,25%: Para economistas, comunicação do BC deixa a porta aberta para ajustes adicionais se necessário

Senado aprova MP que garante Auxílio Brasil permanente com R$ 400 mensais: Antes a transferência de R$ 400 era prevista somente até dezembro deste ano; texto segue para sanção do presidente

Saque extra do FGTS de até R$ 1 mil é liberado para nascidos em março: Cidadão pode acessar o valor a partir do aplicativo Caixa Tem

Varejo aposta em desconto e cashback para impulsionar vendas no Dia das Mães: Veja as estratégias das redes para ampliar as vendas

Bank of America enxerga o carrinho do GPA cheio: O Bank of America citou fatores como a inflação de alimentos, novas vendas de ativos e o novo CEO Marcelo Pimentel para elevar a recomendação de compra para a ação, com um preço-alvo de 28

De olho em reestruturação, Casino pode fatiar venda do Pão de Açúcar: Conhecido por acessar o mercado financeiro com operações que fogem das tradicionais, o Grupo Casino estuda agora a venda de participações em seus negócios. O objetivo é avançar na reestruturação das operações no Brasil, o que incluiria a bandeira Pão de Açúcar

Lucro do GPA cresce mais de 10 vezes no 1º trimestre: O grupo varejista reportou lucro líquido atribuído aos controladores de R$ 1,39 bilhão no período, ante lucro lucro de R$ 113 milhões registrado no mesmo período de 2021

Grupo Pão de Açúcar vê procura por marca própria crescer em meio à inflação alta: A empresa registra aumento na parcela dos clientes que expandiram as compras de marca própria de itens como chocolates, água de coco, óleos, escova de dente, guardanapo e açúcar

Raia Drogasil sente inflação no balanço, mas vê margem normalizada após junho: A inflação está em tudo, tem inflação em capex [investimento], sem dúvida, mas olhamos a TIR [Taxa Interna de Retorno] e ela vai muito bem, disse o vice-presidente da empresa Eugenio De Zagottis

Cuidados de beleza da mulher madura amplia oportunidades de negócios na RD Marketplace: A tão falada economia prateada ou economia da longevidade, que é o conjunto de todas as atividades econômicas das pessoas com mais de 60 anos, comentada largamente nos últimos anos pode facilmente ser aplicada no mercado de saúde, bem-estar e beleza com inúmeras oportunidades de negócios entre as mulheres 50+

Lojas que vendem roupas por quilo ganham destaque entre brasileiros: O popular “quilinho” é uma invenção genuinamente brasileira de meados dos anos 1980, quando a inflação também corria solta

Shopee inaugura 2º escritório em SP: Em pouco mais de dois anos de operação no Brasil, a Shopee está inaugurando seu segundo escritório, que ocupa quatro andares de um prédio no Largo da Batata, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo. A sede da companhia fica na avenida Faria Lima, também na capital paulista. Segundo a empresa, já são mais de 1 milhão de vendedores brasileiros registrados

Fast Shop começa a entregar geladeira e fogão no mesmo dia da compra: Compras realizadas até as 12h na varejista serão entregues até as 22h, nas capitais e regiões metropolitanas

Grandes grupos de tecnologia perdem US$ 1,4 trilhão na bolsa: Valor de mercado cai em meio a juros altos, falta de insumos e novos hábitos de consumo

Análise: Por que a volta da Mesbla não assusta a concorrência: O que há em comum nos planos da Mesbla, Arapuã e Mappin é a venda pelo “marketplace”, ou seja, produtos de terceiros, mas sem o apoio de lojas físicas ou com a venda de serviços aos lojistas

Decathlon entra no Nordeste e tenta retomar crescimento no ano: Abertura da primeira loja na região será em Salvador na próxima semana; mais duas serão inauguradas até o fim do ano, em Recife e Fortaleza

Restoque sobe mais de 20% após avançar em negociações para redução de dívida: De acordo com apuração do Valor, com avanço das conversas com a gestora WNT Capital, a companhia pode reduzir sua dívida dos atuais R$ 1,5 bilhão para algo em torno de R$ 150 milhões

Internacional

Fed eleva juros dos EUA em 0,5 ponto, maior alta em 22 anos, mas Powell descarta aperto mais forte: Para combater a inflação, banco central americano subiu os juros e anunciou a redução do balanço patrimonial de US$ 9 trilhões, mas presidente do Fed, Jerome Powell, descartou alta mais forte dos juros nas próximas reuniões

Setor privado dos EUA cria 247 mil empregos em abril: O resultado ficou aquém da previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam geração de 390 mil no mês passado

Queda acentuada nas vendas no varejo aumenta a melancolia econômica da zona do euro: Inflação e preocupações com a Ucrânia cancelam o aumento dos gastos do consumidor com o levantamento das restrições da pandemia

Um terço dos pequenos varejistas não pode pagar aluguel, pois as dificuldades financeiras aumentam novamente: os desafios financeiros e operacionais impostos pela pandemia não foram sentidos em igual medida pelos varejistas. As maiores empresas com os bolsos mais profundos, em geral, se saíram melhor do que suas contrapartes menores

Amazon promete US$ 20 bilhões em exportações da Índia até 2025: A Amazon disse na quarta-feira que pretende exportar produtos indianos produzidos localmente no valor de US$ 20 bilhões até 2025, dobrando sua meta inicial de US$ 10 bilhões estabelecida para o mesmo período em que o grupo de comércio eletrônico atrai mais de 100.000 exportadores no principal mercado externo

FT: Alibaba visa compradores em busca de pechinchas para impulsionar crescimento das vendas: O grupo chinês de e-commerce voltou-se para os estimados 930 milhões de consumidores de cidades de terceira e quarta linha para impulsionar o lento crescimento de suas vendas

Levi Strauss reembolsará viagens de aborto para funcionários: Levi Strauss & Co disse na quarta-feira que reembolsará despesas de viagem para seus funcionários em período integral e parcial que precisam viajar para outro estado para serviços de saúde, incluindo abortos

‘Shopper colombiana’: Merqueo entra na disputa de supermercados online: Companhia contratou Saulo Brazil, ex-Delivery Center, para comandar a operação local

Quarta-Feira, 4 de Maio

Brasil

Comércio deve faturar menos no Dia das Mães. “Lembrancinha vai ter uma saída mais forte. É aquele produto que não tem um valor tão alto, mas cumpre com o objetivo da data”, diz o sócio-líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e América do Sul, Fernando Gambôa.

Dia das Mães 2022: Venda atacadista despenca na 25 de Março. Depois das restrições da pandemia, agora os lojistas da região da 25 de Março, no centro de São Paulo, sentem os reflexos da inflação e da queda na renda dos brasileiros, principalmente na venda em grande quantidade, feita no atacado.

Pague Menos vê “tomada das chaves” da Extrafarma em breve e revisa sinergias. A rede de farmácias vê espaço para um sinal verde do Cade sobre a transação, de R$ 700 milhões, neste trimestre. E agora espera sinergias entre R$ 180 milhões e R$ 275 milhões a partir do acordo

Inflação afeta resultado da Pague Menos. A inflação em alta afetou o lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda, da sigla em inglês) e também o lucro líquido, disse ontem o presidente da Pague Menos, Mario Queiros, em teleconferência com analistas sobre desempenho do primeiro trimestre.

Aquisição da Mizuno ajuda Vulcabras a ter salto no lucro no 1º trimestre. Com a reacomodação da produção global por causa da covid-19, CEO acredita que mais marcas internacionais devem buscar parcerias para produzir no país.

Via lança aplicativo exclusivo para lojistas de seu marketplace. A Via, dona das marcas Casas Bahia, Ponto, Extra.com.br e banQi, lançou um aplicativo exclusivo para lojistas em seu marketplace, que conta com mais de 130 mil lojistas.

Shopee aumenta valor mínimo do cupom de frete grátis e clientes reclamam. Sem muito alarde, a Shopee aumentou o valor mínimo para seus cupons de frete grátis. A partir de agora, os produtos com selo de frete grátis passaram de um valor mínimo de compras de R$ 20 para R$ 29.

Oficina Reserva planeja abrir 200 pontos de venda no Brasil até dezembro. Marca do grupo AR&CO chega ao atacado com casa montada em São Paulo para distribuição nacional

Para 83% dos bares e restaurantes, a inflação é o maior desafio do setor. O fantasma da inflação traz consigo o temor do aumento da taxa de juros, em um momento em que o setor mostra uma melhora no endividamento.

Amazon Prime aumenta preços de planos no Brasil.Amazon anunciou nesta terça-feira (3) que irá aumentar os preços do Amazon Prime no Brasil pela primeira vez desde o lançamento do serviço no país. No dia 20 de maio, a assinatura mensal passará de R$ 9,90 para R$ 14,90, enquanto a anual irá de R$ 89 para R$ 119.

Supermercado lança carrinho inteligente com caixa para pagamento acoplado. A rede Enxuto, do interior de São Paulo, lança um carrinho que identifica, soma e recebe o pagamento das compras, sem precisar passar no caixa.

Intelbras será cautelosa com aquisições para preservar caixa, diz CEO.Intelbras, multinacional brasileira de equipamentos de segurança eletrônica, comunicação e energia solar, segue de olho em pequenas aquisições, no Brasil e no exterior, nos próximos meses, mas avalia os negócios com cautela a fim de preservar seu caixa, disse o CEO Altair Silvestri em teleconferência sobre o resultado da empresa no primeiro trimestre.

Quero-Quero: Segmento está difícil de operar nesses últimos meses. A varejista de material de construção e itens para casa Quero-Quero sentiu o impacto do ambiente macroeconômico em suas atividades. A companhia teve um crescimento de 6,6% na receita do varejo, para R$ 440,9 milhões, refletindo a expansão da operação, mas as vendas em mesmas lojas caíram 1,5% no primeiro trimestre quando comparadas ao mesmo período de 2021.

Restoque negocia nova proposta. A varejista de moda Restoque e a gestora de recursos WNT Capital avançam nas negociações para troca de debêntures por ações, operação que tem por objetivo a redução da dívida da companhia dos atuais R$ 1,5 bilhão para algo em torno de R$ 150 milhões.

Para conquistar a Geração Z, o setor de moda de luxo ainda tem muito a aprender. Em 2035, a Geração Z representará 40% do mercado de luxo, de acordo com a consultoria Bain & Company. Mas mesmo agora, em 2022, eles estão usando seu poder de compra para mudar a maneira como abordamos a moda.

Internacional

Consumo deve continuar forte nos EUA, mesmo com alta de juros. Economista-chefe da NRF citou o aumento de 4% nas vendas do varejo em março para justificar a previsão

Aposta de comércio eletrônico do Facebook tropeça quando a Meta procura renovar seus negócios de anúncios. Facebook desenvolveu serviços de comércio eletrônico em 2020, pois as pessoas compravam mais em casa e a empresa enfrentava um mercado de anúncios digitais em mudança. Dois anos depois, funcionários, ex-executivos e varejistas dizem que a divisão continua sendo desenvolvida.

Pandora alerta para incerteza em 2022 após trimestre recorde. A fabricante de joias Pandora alertou na quarta-feira que a inflação mais alta e a guerra na Ucrânia representam maior incerteza para seus lucros do ano inteiro, apesar de relatar receita recorde no primeiro trimestre e aumentar ligeiramente suas perspectivas de vendas.

Estée Lauder corta previsão de lucro com restrições à COVID na China e crise na Ucrânia. A Estée Lauder Cos Inc cortou sua previsão de lucro para o ano inteiro na terça-feira, com novas restrições ao COVID-19 na China e a suspensão das operações na Rússia após a invasão da Ucrânia, prejudicando as vendas da fabricante de cosméticos.

Ações da Alibaba caem com suposta prisão do fundador; informação foi negada posteriormente. O jornal chinês Global Times informou mais tarde que o indivíduo em questão era um diretor de pesquisa de hardware de uma empresa de tecnologia chinesa, citando fontes.

Terça-Feira, 3 de Maio

Brasil

Estimativa de inflação para este ano sobe pela 16ª vez e já se aproxima de 8%: Boletim Focus elevou estimativa do IPCA para este ano de 7,65% para 7,89%; há um mês, era de 6,97%

Economia volta a crescer em fevereiro, mas abaixo do esperado, mostra BC: A economia brasileira voltou a crescer em fevereiro, mas em um ritmo abaixo do esperado, mostraram dados do Banco Central nesta segunda-feira (2)

Prévia do PIB sobe 0,32% em fevereiro, segundo BC: Com a trégua na greve dos servidores do BC até esta segunda, autarquia começou a atualizar as divulgações que estavam atrasadas

Mercado volta a aumentar projeções de inflação para 2022 e 2023, mostra Focus: Apesar de inflação alta, houve leve melhora na conta para PIB deste ano

Mercado de trabalho tem longo caminho a percorrer: Para economistas, cenário é pior do vivido no início dos anos 2010

Alta dos juros nos EUA acima do esperado: entenda os riscos para a economia brasileira: Especialistas afirmam que uma taxa de juros mais alta do que o previsto nos Estados Unidos seria suficiente para causar forte desaceleração da atividade global e atingir diretamente o Brasil

Desemprego se desliga mais dos efeitos da pandemia, mas tem cenário econômico desafiador, apontam economistas: Especialistas destacam taxa de participação da força de trabalho, ainda relativamente baixa

Lojas fazem malabarismo para segurar preço no Dia das Mães; veja presentes: Varejistas e indústria tentam não perder público em meio à inflação de dois dígitos

Dia das Mães 2022: O celular com a configuração ideal para dar de presente: Além da resolução da câmera, quesitos como duração da bateria, espaço de armazenamento para guardar fotos e vídeos, memória e capacidade de processamento são essenciais na escolha de um bom aparelho

Shoppings esperam superar Dia das Mães de 2019, mas inflação preocupa: Expectativa é de um crescimento real em torno de 2,5% na comparação com a última data antes da pandemia, diz setor

‘Apoio da sociedade ao combate à inflação é uma grande questão’: Para Rodrigo Azevedo, se Fed subir o juro para 4%, cresce risco de estagflação no mundo

Nova tributação pode aumentar em 60% preço em apps de compra internacional: O governo federal prepara uma uma medida provisória para taxar produtos de baixo valor que são vendidos em apps de compra internacional, como AliExpress, Shopee, Wish

Chinesa Shopee dobra aposta no País: Operação da gigante de e-commerce cresceu 320% no Brasil no 4.º trimestre de 2021, na comparação com o ano anterior, motivando inauguração de novo escritório em SP

Shopee recebe aval do BC para funcionar como instituição de pagamento: Com sede em São Paulo, gigante asiático do varejo online se diz brasileira

Shopee assume liderança em m-commerce no Brasil: Esse já é o sétimo ano da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre pagamentos móveis e comércio móvel. Um ano atrás, porém, houve a ascensão meteórica da Shopee, que alcançou a quarta posição. E agora, pela primeira vez, a Shopee assume a liderança nessa lista, sendo a líder em m-commerce no Brasil

Casas Bahia incentiva empreendedorismo feminino em campanha de Dia das Mães: Ação da varejista divulga os negócios de empreendedoras mães do marketplace da marca

Lucro da Pague Menos cai 46,9% no 1º trimestre: A rede de farmácias reportou lucro líquido de R$ 23,4 milhões no período; a receita líquida da companhia somou R$ 1,97 bilhão entre janeiro e março

O plano da CVC para criar um “gerador de caixa” dentro de casa: No ano em que completa 50 anos, a CVC está desenvolvendo um programa de fidelidade que será tratado como uma unidade de negócio independente, integrando os serviços de todos os seus parceiros

Lojas Quero-Quero reverte lucro e tem prejuízo de R$ 10,3 milhões no 1º trimestre: A Quero-Quero atribui o resultado à alta da taxa de juros e aumento da inflação, além da não comparabilidade dos períodos em razão de investimentos adicionais que estão em fase de maturação

Burger King é proibido de vender Whopper Costela no DF: Procon-SP vai notificar rede de fast food por hambúrguer sem costela

Internacional

Amazon perdeu um quarto de seu valor neste ano; analistas se mantém otimistas: Dos 52 analistas que cobrem a ação pesquisada pela Factset, 49, ou 94%, continuam recomendando compra. Apenas dois tem recomendação neutra, e um recomenda venda

Tentativa de criar 2º sindicato de funcionários da Amazon fracassa: Trabalhadores de uma sede da Amazon em Nova York rejeitaram a criação de um sindicato, segundo a contagem de votos divulgada nesta segunda-feira (2), um mês depois que os funcionários de um depósito vizinho conseguiram formar sua associação

Amazon supera Walmart em conquista do consumidor; entenda: Os gastos do consumidor na Amazon, agora, superam o mesmo índice do Walmart. Segundo Scott Murray, vice-presidente sênior de Análise de Dados da PYMNTS, a primeira companhia cresceu de forma constante para ultrapassar o varejista líder

Com novo surto de coronavírus e lockdown, China trava cadeia global de produtos: Lockdown em Xangai, cidade onde está instalado o maior porto do mundo, retarda a normalização na cadeia de suprimentos e pode agravar a inflação no Brasil

China enfrenta severa desaceleração econômica com tolerância zero à covid: Economistas dizem que as condições estão começando a se parecer mais com uma recessão, problema que não assola a China há décadas

Victoria’s Secret faz movimento inédito e vende produtos na Amazon: É a primeira grande parceria da empresa com outro varejista para vender seus produtos. No primeiro momento, serão aproximadamente 120 produtos diferentes, incluindo fragrâncias de marca, loções, esfoliantes corporais e sabonetes líquidos disponíveis em sua “nova vitrine”

Segunda-Feira, 2 de Maio

Brasil

O namoro de Abilio Diniz com o Pão de Açúcar. Abilio Diniz, terceiro maior acionista mundial do Carrefour, está namorando o Pão de Açúcar. Negociações ainda em estágio inicial entre ele e o grupo Casino (dono do Pão de Açúcar) acontecem já há dois meses.

Inflação e juros em alta devem diminuir as vendas do Dia das Mães. Apesar da retomada das atividades do comércio em razão do arrefecimento da pandemia, inflação de dois dígitos, juros em alta e queda da renda do trabalho devem provocar retração nas vendas do Dia das Mães deste ano, a principal data para o varejo do primeiro semestre.

Consumidor vai comprar o presente do Dia das Mães em lojas físicas. Após dois anos de restrições do comércio por conta da pandemia, o consumidor está disposto a comprar o presente para o Dia das Mães em lojas físicas neste ano.  Dos 76% dos brasileiros que pretendem presentear na data, 40% vão comprar em lojas físicas de comércio local e 30% preferem as lojas de grandes marcas.

Consumidor pretende gastar R$ 233 em presentes para celebrar o dia das Mães. De acordo com pesquisa realizada pela Shoppe, o consumidor indicou que pretende gastar, em média, R$ 233 com os presentes de Dia das Mães. O estudo foi feito para entender o comportamento de compra na data, uma das mais importantes do varejo. O estudo consultou mais de 2 mil consumidores por todo o Brasil. 

Inflação dá as caras nos balanços, mas saldo é positivo. A inflação, como esperado, já mostrou os dentes nos balanços do primeiro trimestre que saíram no início da temporada brasileira. Ainda é cedo para saber o tamanho da mordida, mas os primeiros números mostram que as empresas absorveram relativamente bem o impacto.

Brasileiro ‘garimpa’ roupa em loja que vende por quilo para driblar alta de preço. Cresce a procura por essa modalidade de venda para peças do dia a dia, como jeans e moletom; antes era restrita a roupa infantil.

Pandemia freou consumismo exagerado. Além do aperto no bolso provocado pela disparada da inflação, a pandemia tem contribuído para frear o consumismo exagerado. Esses dois fatores combinados ajudaram a impulsionar as vendas de roupas novas por quilo e também de segunda mão nos brechós.

Magalu realiza pesquisa sobre os eventos no setor em 2022. 66% dos respondentes da pesquisa afirmaram que gostariam de participar de eventos presenciais em 2022 e 34% preferem continuar nos eventos online.

Fundos questionam remuneração do conselho do Assaí. A proposta da rede de atacarejo Assaí para a remuneração do seu conselho de administração foi aprovada na quinta-feira passada, em assembleia geral ordinária, sob voto de protesto de investidores. Desde que o teor da proposta se tornou público, semanas atrás, o grupo vem sendo alvo de questionamentos de fundos, dizem fontes. Para investidores ouvidos, falta maior transparência e detalhamento em relação a esses dados.

Grendene: Vendas brutas totais (GMV) do varejo digital próprio cresceram 300%. De acordo com o diretor de relações com investidores, a participação do varejo digital na receita total deve chegar a algo entre 10% e 15%, embora o setor de moda tenha empresas com 25% de participação.

iPhone 13 ‘made in Brazil’ chega ao consumidor, mas preço não muda. Geração mais recente do aparelho foi lançada em novembro no país, mas segundo a Apple, é comum que a produção local do iPhone leve alguns meses para chegar ao consumidor, após o lançamento.

Pressão sobre cadeias produtivas muda estratégia de grupos. A desarticulação das cadeias produtivas de equipamentos e insumos no setor de energia está impondo novos desafios às empresas, que já buscam alternativas e mudam estratégias para manterem o ritmo de produção sem comprometer as margens de lucro. A forte demanda global por componentes, guerra da Rússia na Ucrânia, escalada de preços do frete internacional, volatilidade do câmbio e das commodities e o lockdown na China criaram um nebuloso cenário de incertezas.

Buscas no Google pelo termo ‘frete grátis’ triplicaram desde o início da pandemia. Com a chegada do Dia do Frete Grátis, comemorado nesta quinta-feira (28), a Web Estratégica, consultoria especializada em Marketing de Conteúdo e SEO, divulgou uma análise que aponta que as buscas pelo termo no Google triplicaram desde o início da pandemia.

Internacional

Problemas de fornecimento de chips ainda estão causando uma grande dor de cabeça a algumas das maiores empresas do mundo. O CEO da Apple, Tim Cook, alertou na quinta-feira que a empresa “não está imune” aos desafios da cadeia de suprimentos, observando que o negócio do iPad teve “restrições de fornecimento muito significativas” durante o trimestre mais recente.

Ações de alto crescimento engatam tendência de baixa. Mudança de hábitos do consumidor e perspectiva de aumentos acentuados dos juros nos EUA empurram investidores para fora de uma das apostas mais lucrativas dos últimos anos.

Amazon construiu depósitos demais? Mercado levanta questão após prejuízo. Nos últimos anos, a Amazon.com gastou bilhões de dólares em novos depósitos que reduziram os lucros da companhia, explicando aos investidores que não tinha escolha a não ser atender à crescente demanda dos consumidores.

Victoria’s Secret faz movimento inédito e vende produtos na Amazon. A Victoria’s Secret anunciou, nesta sexta-feira (29), a comercialização de seus produtos de beleza na Amazon. É a primeira grande parceria da empresa com outro varejista para vender seus produtos. No primeiro momento, serão aproximadamente 120 produtos diferentes, incluindo fragrâncias de marca, loções, esfoliantes corporais e sabonetes líquidos disponíveis em sua “nova vitrine”.

Electrolux vê situação desafiadora no 2º tri após registrar queda de 39% no lucro no 1º tri. Empresa afirma que as restrições globais da cadeia de suprimentos e aumentos nos custos prejudicaram significativamente seus volumes de produção e vendas.

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