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Carrefour Brasil (CRFB3): Resultado do 3T20 sólido, mas em linha com nossas expectativas

O Carrefour Brasil reportou resultados sólidos e em linha com nossas expectativas no terceiro trimestre de 2020, com EBITDA ajustado de 1,3 bilhão, aumento de 19% A/A e com margem de 7,7% (-0,5p.p. A/A).

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O Carrefour Brasil reportou resultados sólidos e em linha com nossas expectativas no terceiro trimestre de 2020, com EBITDA ajustado de 1,3 bilhão, aumento de 19% A/A e com margem de 7,7% (-0,5p.p. A/A). Mantemos nossa recomendação Neutra para as ações do Carrefour Brasil (CRFB3), com preço-alvo para o fim de 2020 de R$ 22/ação. Veja mais detalhes e os nossos principais destaques abaixo.


O Carrefour Brasil reportou resultados sólidos e em linha com nossas expectativas no terceiro trimestre de 2020, com EBITDA ajustado de 1,3 bilhão, aumento de 19% A/A e com margem de 7,7% (-0,5p.p. A/A). O segmento de alimentos da empresa apresentou resultados sólidos, com forte desempenho de vendas e expansão da margem EBITDA, enquanto o Banco Carrefour compensou parte dos ganhos, uma vez que a empresa adotou uma abordagem conservadora e fez uma provisão pontual de R$ 180 milhões no trimestre. Excluindo esse impacto, o EBITDA ficaria 8% acima de nossas estimativas. Por fim, o lucro líquido foi de R$ 457 milhões (+ 73% A/A), e 34% acima do nosso, explicado por um resultado financeiro menor devido ao impacto da redução da antecipação de recebíveis além de uma menor taxa de imposto. Esperamos uma reação mista das ações, uma vez apesar dos resultados do varejo alimentar terem sido fortes, o Banco Carrefour deve continuar pressionando os resultados no curto prazo. Mantemos nossa recomendação Neutra para as ações do Carrefour Brasil (CRFB3), com preço-alvo para o fim de 2020 de R$ 22/ação.

Faminto por mais. A empresa apresentou um forte desempenho de vendas, à medida que o Carrefour continuou se beneficiando da maior demanda por alimentos, com as pessoas ainda ficando mais em casa, enquanto o Atacadão se beneficiou da retomada da demanda de bares e restaurantes. Além disso, a inflação dos alimentos ajudou os resultados, impulsionada pela desvalorização do real e pela maior demanda por alimentos específicos.

Varejo Alimentar

No Atacadão, chamamos atenção para o ganho de participação de mercado de 1,3p.p. A/A, e forte crescimento do EBITDA (+51% A/A) com uma margem de 8% (+ 1,1p.p. A/A), em linha com nossas estimativas e comparado a 7,8% no Assaí (Atacarejo do GPA). Além disso, a companhia acelerou o alcance do seu e-commerce para 23 lojas e 11 estados, além de lançarem um e-commerce focado em empresas, contando com mais de 300 vendedores.

No varejo, o destaque foi a performance de vendas de marcas próprias, com um aumento de 22% A/A, impulsionadas por produtos de grande consumo (PGC) que cresceram 35% A/A e atingiram 30% do total das vendas; a implementação de corredores de alimentos saudáveis em 89 hipermercados, ofertando 3,4 mil itens, dos quais 2,5 mil são de marca própria, representando 15% das vendas de alimentos no período; e crescimento de 62% A/A do EBITDA, levando a uma margem de 8% (+ 2,2p.p. A/A), em linha com nossas estimativas e comparado a 8,1% da operação de varejo do GPA.

Banco Carrefour

No Banco Carrefour, as vendas foram impactadas pela redução de financiamentos, devido a uma abordagem mais conservadora da empresa, somado a menores receitas de juros, uma vez que os clientes usaram parte do auxílio emergencial para pagamento antecipado das dívidas; e devem seguir pressionadas com o reconhecimento de provisões à medida que as vendas com cartão de crédito se recuperam. Nós destacamos a contribuição do digital para aquisição de novos clientes em quase 1/3, enquanto despesas operacionais ficaram estáveis A/A, mesmo com investimentos em novas iniciativas, como atendimento ao comerciante e conta digital. Finalmente, o EBITDA ajustado foi de -R$ 4 milhões, por conta de uma provisão pontual de R$ 180 milhões no trimestre, frente à postura mais conservadora da empresa com seu portfólio mais antigo.

Digital e Multicanalidade

A performance digital performance seguiu forte com vendas online (GMV) subindo 72,5% A/A, em linha com o segundo trimestre e acima do 4T19. Considerando a contribuição do e-commerce no segmento financeiro, a operação já estaria com resultados positivos. O Carrefour também lançou um programa de fidelidade junto com um aplicativo “Meu Carrefour” remodelado. O programa busca conectar todos formatos (varejo, atacarejo e banco) e canais (online e offline), melhorando a frequência e a experiência dos clientes. O aplicativo vai permitir os clientes acumulem moedas virtuais para trocar por benefícios nas marcas da companhia enquanto também permitirá a alavancagem de dados para sugerir produtos de marca própria com descontos para incentivar o consumidor a prová-los. Finalmente, o aplicativo também será integrado com o sistema Scan&Go e o Banco Carrefour, permitindo os clientes pagarem diretamente no aplicativo e terem acesso aos serviços do Banco.

Uma Palavra em ESG

O Carrefour foi uma das poucas empresas brasileiras a manterem todas iniciativas implementadas em março para garantir um lugar seguro e saudável para seus funcionários e clientes. Com isso, a empresa foi a primeira companhia brasileira a receber o selo internacional “My Care”. Outro destaque é o foco em neutralizar 100% das emissões de carbono, com uma redução de 17% A/A no trimestre.

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