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Bradesco (BBDC4): O primeiro passo foi dado, mas ainda tem muito caminho pela frente

Acompanhe os pontos principais do Conferece Call realizado hoje pelo Bradesco em relação ao 4T23

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O novo CEO do Bradesco teve sua primeira interação formal com o mercado desde que assumiu o cargo há 60 dias e apresentou o plano estratégico do banco para os próximos 5 anos. Apesar do senso de urgência e do diagnóstico abrangente apresentado, em nossa visão, a curva de evolução esperada parece lenta e incerta, com o banco só voltando a entregar um ROE acima do seu custo de capital em 2026. Consideramos que esta trajetória de evolução deveria ser abordada de forma mais detalhada. Esta parece ser a principal questão que justifica a forte venda de hoje. O novo CEO reforçou que tem “carta branca” para implementar profundas mudanças estruturais e culturais, incluindo a racionalização da hierarquia do banco para ganhar agilidade. A reorganização do custo de servir e uma análise detalhada dos clusters de baixo rendimento são parte integrante da estratégia para atingir estes objetivos, que incluem a reconquista do market share perdido para os neobanks.

Quanto ao plano de reestruturação, partilhamos os seguintes destaques:

ROE acima do custo do capital? Um longo caminho a percorrer. Quando questionado sobre a rentabilidade, o CEO salientou que o ROE só deverá voltar a ser superior ao custo do capital em 2026. A declaração implica os muitos desafios que a diretoria tem pela frente. Embora consideremos que a transparência é fundamental durante a rotação do banco, se a declaração for verdadeira, as ações permanecerão sob pressão e serão negociadas abaixo de 1x P/B a curto e médio prazo.

A melhoria da eficiência conduz a uma maior rentabilidade. O êxito do plano estratégico passa necessariamente pela melhoria da eficiência. Como referido pelo novo CEO, a melhoria dos resultados não passa pela redução da força de vendas (o banco tem mais de 7.000 postos de atendimento), mas sim pelo aumento da eficiência.

O market share do credito está nos 14%, o objetivo é atingir os 15-19% nos próximos cinco anos. O banco está a aumentar gradualmente aumentando seu apetite pelo risco e começou a acelerar novamente a concessão de crédito. Embora 2023 tenha sido um ano difícil em termos de inadimplência e market share, o novo CEO afirmou que os modelos de crédito estão agora funcionando com ratings mais elevados e serão capazes de apresentar melhores resultados nos anos seguintes. Enxergamos com bons olhos as ações do banco, mas haverá um caminho tortuoso pela frente, uma vez que os neobanks se tornaram competitivos e conseguiram conquistar rapidamente mercado.

Embora o banco de varejo opere atualmente com um baixo nível de rentabilidade, o banco encontrou grupos de clientes rentáveis. Um dos principais desafios que o novo CEO terá de enfrentar é a reestruturação do negócio de varejo. De acordo com a pesquisa do banco, o mercado bancário brasileiro produz R$ 1,3 trilhões de receitas e 30-40% vem do varejo. O ponto-chave para voltar a ser rentável nesse segmento é reduzir o custo de servir. O banco pretende fazer isso reduzindo sua área de atuação, tornando-se mais eficiente e aumentando seus investimentos em tecnologia. Além disso, será dado um maior enfoque aos indivíduos de elevado rendimento (o banco afirma que já serve mais de 1,7 milhões deles), e será implementado um novo segmento com o objetivo de captar uma maior posição na carteira dos clientes.

No segmento de PMEs, a empresa é líder no segmento e detém 20% do faturamento total do mercado brasileiro, com 1,7 milhão de clientes, e uma carteira de crédito de R$ 100 bilhões considerando a segmentação do Bradesco, e de R$ 148 bilhões, considerando a classificação do Banco Central. O guidance da empresa para os próximos 5 anos é atingir 2,0 – 2,5mm de clientes, dobrar o tamanho da carteira e aumentar o NPS para 70%. Essas métricas serão alcançadas com a implementação de uma transformação digital, aumentando a eficiência e melhorando as sinergias com outros segmentos do banco. Tornar a Cielo privada é outra ferramenta poderosa que o banco gostaria de ter para aumentar a penetração das PMEs.

Mudança de uma cultura tradicional para uma cultura ágil? O novo CEO, Marcelo de Araújo Noronha, explicou que a nova estratégia se concentra na redução do tempo de tomada de decisões e no aumento da eficiência para ajudar os seus clientes. As principais mudanças são:

  • Nova estrutura organizacional com Unidades de Negócios (UNs) e Unidades de Suporte Especializado;
    • BUs: Wholesale, Wealth, Retail, Digital, Crédito e Tesouraria, e Estudos Económicos;
    • Unidades de Suporte Especializado: COO/CIO, CTO/ CFO, CRO e CHRO;
  • Redução de camadas na gestão, aumentando o número de executivos nos níveis N-1 a N-3 de 40% para 100%;
  • As equipas executivas concentrarão em duas tarefas principais: “Gerir o banco” e “Mudar o banco”;
  • Reestruturação da avaliação de desempenho e dos benefícios para o C-level;
  • Criação de um comité executivo;
  • Investimento na transformação cultural com um C-level de RH externo;

O Bradesco tem uma cultura tradicional, e as novas mudanças serão um desafio para o banco. Atualmente, a empresa está reestruturando seu quadro de C-level e estruturando um plano de mudanças significativas na remuneração dos diretores, que será votado em fevereiro e divulgado em março de 2024. Marcelo afirma que tem 100% de aprovação do conselho para a reestruturação, e complementou que o foco é trazer pessoas de fora da empresa para apoiar a mudança cultural.

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