Allied (ALLD3): Confira os 5 principais temas da teleconferência de resultados do 3T21

No terceiro trimestre de 2021 (3T21), a Allied apresentou resultados em linha com as nossas expectativas, mas sólidos ainda assim, tendo em vista a base comparativa forte no 3T20.


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No terceiro trimestre de 2021 (3T21), a Allied apresentou resultados em linha com as nossas expectativas, mas sólidos ainda assim, tendo em vista a base comparativa forte no 3T20. Além disso, entendemos que a empresa demonstrou resiliência frente a um cenário desafiador, tanto do lado da oferta, com dificuldades globais de fornecimento de eletrônicos, quanto do lado da demanda, ainda impactada pela Covid-19 e pelas condições  macroeconômicas no Brasil.

Como esperávamos, o crescimento do segmento de Distribuição (+6% A/Al) mais do que compensou a performance dos segmentos de varejo digital (-13% A/A) e varejo físico (-10% A/A). Assim, o lucro líquido recorrente ficou em R$ 62 milhões no trimestre, exatamente conforme esperávamos, apesar de 19% A/A. Destacamos também que a Allied se manteve caixa líquida em R$ 40 milhões, com uma alavancagem em 0,1x dívida líquida/EBITDA.

Nesse contexto, mantemos nossa recomendação de Compra para a Allied, com um preço-alvo de R$38 por ação.

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#1 – Linha branca é um mercado de R$ 40 bilhões

Em seu release de resultados do 3T21, a Allied destacou o crescimento de vendas da linha branca – vale lembrar que, além da Midea, Allied já trabalha com a Whirpool. Esse movimento é importante porque permite a diversificação de receitas da empresa: enquanto o mercado de celulares no Brasil representa cerca de R$55 bilhões no ano, o de linha branca representa outros R$40 bilhões.

#2 – Linha branca é “oceano azul” para Allied 

Ainda sobre linha branca, na teleconferência de resultados, a empresa comentou que se trata de um segmento que não tem tanta tradição de distribuição. Nesse contexto, a parceria da Allied com a Midea vem permitindo que a empresa cresça: hoje, linha branca representa somente 1% da receita da companhia, mas deve ganhar espaço no curto-médio prazo, na visão dos executivos.

#3 – Foco agora é ganhar eficiência no ponto de venda

No que tange aos seus planos de expansão, a Allied reforçou que, daqui pra frente, seu foco está no ganho de eficiência nos Pontos de Venda (PDV), nem tanto na abertura de novas lojas, dado que a empresa já passou por um processo de crescimento acelerado nos últimos anos. Tais ganhos poderiam vir por meio da instalação de soluções de omnicanalidade em 100% das lojas, por exemplo. Sobre a normalização do fluxo do varejo físico, a empresa reforçou que é difícil fazer previsões, mas destacou que espera um Natal mais forte do que o anterior.

#4 – Soluções tecnológicas devem receber investimentos em 2022 

Quanto ao CAPEX, vale lembrar que a Allied gasta, basicamente, com abertura de lojas e com investimentos em tecnologia. Para 2022, tendo em vista o movimento de maturação de lojas, os esforços da empresa devem estar focados em soluções tecnológicas. Por exemplo, no desenvolvimento de novas funções para a Soudi, além de evoluções no ecommerce.

#5 – Aquisições em White-label, B2B e recertificados seguem no radar 

No 3T21, a Allied seguiu sendo caixa líquida (com mais caixa do que dívidas), o que favorece seu apetite para aquisições. Conforme já divulgado na época do IPO, a Allied acredita que seu crescimento inorgânico deve estar focado em White-label, B2B (com foco no setor público e de educação) e celulares recertificados. Vale lembrar que, recentemente, a Allied adquiriu a empresa de recertificação BR Used, e agora estariam estudando a possibilidade de plugar o iPhone para Sempre na BR Used.

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