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AmBev (ABEV3): Petrópolis pede recuperação judicial

O setor segue se consolidando devido ao ambiente desafiador

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A Petrópolis, terceira maior cervejaria brasileira, entrou com pedido de recuperação judicial hoje devido a um vencimento de dívida que também pode desencadear um evento de inadimplência. Embora vejamos esse anúncio como esperado, uma vez que a empresa tem lutado com custos mais altos e um ambiente desafiador desde o início da pandemia (1T20), o recente aumento da taxa Selic provavelmente foi o coup de grâce. No entanto, a questão principal deve ser que Petrópolis não é uma pequena cervejaria nem um grande player, tendo o tamanho errado para encontrar melhores soluções. Agora temos mais perguntas do que respostas, mas concordamos que isso deve ser marginalmente positivo para a AmBev (ABEV3), se não neutro.

Performance das ações de hoje é uma correção de assimetrias

Até a publicação deste relatório, as ações da ABEV3 subiam quase 7%. Entendemos que essa performance está corrigindo uma assimetria após o pânico causado pelo caso Americanas, e não devido a uma mudança de fundamentos dado que o fraco balanço da Petrópolis e a queda do market share (com o consequente aumento do market share da AmBev e da Heineken) já eram bem conhecidos do mercado.

Mantemos nossa visão positiva para a AmBev em 2023 por conta desse avanço de market share, juntamente com o alívio das pressões de custos, traduzindo-se em margens mais altas. Além disso, projetamos a AmBev em um valuation atrativo negociando a 16x P/L para 2023 e, portanto, reiteramos nossa recomendação de Compra.

Ambiente desafiador

Desde o início da pandemia, com bares e restaurantes fechados, a maioria das cervejarias lutou para sustentar as margens, especialmente com uma tendência de alta na maioria das matérias-primas, desde cevada, trigo e milho até latas de alumínio.

Players Líderes

As empresas que superaram o setor o fizeram com um mix de hedge de preços de commodities, forte portfólio de marcas, menor custo de capital e uma base de clientes atomizada e geograficamente diversificada, como AmBev e Heineken (não coberta).

Market Share da Petrópolis

A participação de mercado de Petrópolis deve ficar em próximo de 10%, o que confirma a perda em relação aos patamares pré-pandemia. A questão principal é que não é uma cervejaria pequena conectada a uma distribuição de terceiros nem uma ceverjaria grande com todas as ferramentas à sua disposição.

Channel Checks

Devido a sua operação de distribuição, que é mais forte no sudeste do Brasil, há uma sobreposição em relação a outros distribuidores, o que pode tornar um M&A menos interessante. Para distribuidores menores, no entanto, o apetite é por um player regional, não por uma indústria grande e em dificuldades.

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