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Shoppings: Feedback da conferência de shoppings da XP (Malls Day)

Nesta semana, a XP realizou uma conferência sobre o mercado brasileiro de shoppings, com mais de 8 companhias do setor

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Nesta semana, a XP realizou uma conferência sobre o mercado brasileiro de shoppings, com mais de 8 companhias do setor com diferentes posicionamentos. Em nossa visão, as perspectivas principais da conferência foram: (i) forte recuperação de venda vista no 1S22 deve continuar no 2º semestre com expectativas de vendas crescendo ~20% (vs. os níveis de 2019) nos shoppings dominantes no 3T22, de acordo com as nossas estimativas; (ii) manutenção de níveis saudáveis de inadimplência líquida e custos de ocupação; e (iii) fluxo de pessoas e tempo de permanência ainda abaixo dos níveis pré-pandemia, abrindo espaço para crescimento nos próximos trimestres, vindo principalmente de eventos, cinema e restaurantes.    

Plataformas digitais como estratégia complementar para shoppings

Recebemos executivos de grandes operadoras de shoppings para entender melhor suas estratégias digitais. Nossos principais aprendizados foram:

  1. O principal objetivo das empresas é usar sua estratégia digital para alavancar a recorrência de compras, a fidelização e, finalmente, o tráfego de pedestres do shopping, com algumas empresas destacando que, para alguns varejistas, sua plataforma representa mais de 30% das vendas
  2. O posicionamento de marketplace do Iguatemi 365 é um pouco único no Brasil, sendo uma forma eficiente de fornecer capilaridade para marcas globais, sendo às vezes o primeiro (e único) parceiro de vendas online das marcas na América Latina (ex: Tiffany)
  3. A logística é um pilar fundamental, embora com estratégias distintas entre os players (ex: Iguatemi com foco na experiência, Multiplan usando lojas para fornecer estoque hiperlocal)
  4. A concorrência ainda não é uma preocupação, com as empresas vendo grandes players do comércio focando em um nicho diferente, enquanto os varejistas veem a digitalização dos shoppings como fonte de vendas incrementais

Principais mensagens para as empresas da cobertura

Multiplan (MULT3): Crescimento com foco em novos projetos

A visão de performance de vendas no segundo semestre continua positiva, com performance sólida em agosto, abrindo espaço para que a companhia possa acelerar seus projetos e focar em crescimento. Uma das vias é o segmento de incorporação, representado pelo empreendimento Golden Lake. A primeira fase, que é mais focada no alto padrão tem tido uma performance de vendas sólida, o que em nossa visão abre espaço para o lançamento de uma segunda fase mais focada em média renda, que deve continuar com um ritmo de vendas sólido, impulsionado pelo o ticket mais baixo vs. a primeira fase.

Outro ponto é o de interesse de investidores estrangeiros. Com o arrefecimento nos aumentos nas taxas de juros, a Multiplan tem visto um interesse maior de investidores estrangeiros na companhia, o que em nossa visão pode beneficiar os papéis da empresa.

Do lado do custo de ocupação, os níveis parecem saudáveis, abrindo espaço, no longo prazo, para um potencial aumento marginal no custo de ocupação dos shoppings dominantes, sem prejudicar o lojista, dado a continuidade do forte ritmo de vendas.

No segmento digital, a mensagem é de consolidação da plataforma (via app Multi), fortalecendo a estratégia omnichannel da Multiplan. Em nossa visão, o Multi deve auxiliar a empresa em (i) coleta de informações de clientes; (ii) leitura de tendências; e (iii) formulação de estratégias para aumentar o fluxo nos shoppings da companhia, sem a intenção construir um marketplace próprio neste momento. Como resultado, a empresa pode aumentar seu poder de barganha dado o nível de fidelização dos clientes e lojistas. No 2T22 o aplicativo já tinha 692 mil usuários únicos com crescimento de 110,3% A/A.     

Iguatemi (IGTI11): Mudanças na contabilização da Infracommerce devem beneficiar a leitura dos resultados da companhia

O destaque vai para a mudança na contabilização da participação na Infracommerce, que deve ser aplicada já na próxima divulgação de resultados. Em nossa visão, esta mudança pode favorecer a leitura dos resultados da companhia, principalmente o FFO.

Nos aluguéis, o cenário é de uma continuidade na tendência positiva, com dinâmica de repasses de inflação resiliente e um nível baixo e bastante pontual de descontos, o que abre espaço para novos crescimentos nas receitas de aluguel.

Para as perspectivas de crescimento, a Iguatemi continua com uma visão mais focada no aumento de participação dentro do seu portfólio, uma vez que as sinergias comerciais já são mais consolidadas, porém, ainda há divergência no valuation dos ativos negociados em bolsa (ações da Iguatemi), que ainda estão descontados em nossa visão, vs. os bons ativos da economia real.

Por fim, do lado digital, a mensagem para o Iguatemi 365 é de fortalecimento da plataforma para fomentar o crescimento da iniciativa. Segundo a companhia, o foco do 365 é trazer um apoio digital e expansão geográfica no país para as marcas de alto luxo parceiras da empresa.

JHSF (JHSF3): Projetos dentro do cronograma e capitalização no caminho certo

No segmento de shoppings, os projetos do pipeline (Expansão Cidade Jardim, Expansão Catarina Fashion Outlet e Faria Lima Shops) parecem estar dentro cronograma esperado, com o ABL das expansões praticamente 100% pré-locado.

Sobre capitalização, dois pontos têm sustentado o capex da companhia (i) geração de caixa operacional; e (ii) venda de participações minoritárias nos ativos. Além disso, há interesse por parte da companhia para realizar a venda dos shoppings Ponta Negra e Bela Vista, que já não tem tanta sinergia com o portfólio da empresa, porém o nível de precificação não é ainda o ideal. Por fim, outro ponto de capitalização poderia vir da venda de 49% do Aeroporto Catarina.

No segmento de incorporação o momento é de uma mudança gradativa de mix, com presença mais forte de produtos construídos, o que naturalmente pode gerar uma estabilização das margens brutas de incorporação em patamares mais baixos, porém bastante saudáveis em nossa visão.

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