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Mosaico (MOSI3): O melhor está por vir; Dinâmica de consumo diferente impacta o 4T20

A Mosaico reportou resultados fracos referentes ao quarto trimestre de 2020 (4T20), mas em linha com nossas estimativas de Receita e EBITDA e com Lucro bastante acima do nosso por conta de um impacto positivo não recorrente de um imposto diferido decorrente do prejuízo fiscal de exercícios anteriores. Veja nossa visão do resultado e do que esperar para frente no relatório.

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A Mosaico reportou resultados fracos referentes ao quarto trimestre de 2020 (4T20), mas em linha com nossas estimativas de Receita e EBITDA e com Lucro bastante acima do nosso por conta de um impacto positivo não recorrente de um imposto diferido decorrente do prejuízo fiscal de exercícios anteriores.

Esperamos uma reação neutra/negativa do mercado. Conforme havíamos antecipado no nosso início de cobertura (veja aqui), já esperávamos um resultado mais fraco, com uma desaceleração de crescimento relevante, por conta da antecipação de consumo da categoria de eletrônicos e linha branca ao longo do ano, levando a um perfil de compras atípico na Black Friday (maior participação de categorias com preços menores como vestuário, cama/mesa/banho e beleza e saúde). Isso se traduz em uma base forte de comparação de resultados, com o 4T19 tendo representado ~50% da receita de 2019 vs. o 4T20 em 30%. Além disso, os preços da categoria foram impulsionados pela desvalorização do real, o que combinado uma dificuldade de reposição de estoque por conta de impactos na produção da indústria decorrente do Covid-19, levaram os consumidores a postergarem sua decisão de consumo.

Mas e daqui para frente?

Vemos uma tendência positiva para frente devido: i) sinalização dos principais players de ecommerce de uma manutenção de forte crescimento de GMV no 1T21, com BTOW tendo divulgado um crescimento de ~90% A/A nos primeiros dois meses do ano e Magalu mantendo crescimento triplo dígito; ii) demanda reprimida da categoria de eletrônicos e linha branca evidenciada pela forte crescimento de criação de alertas em Nov-Dez/20 (Dez/20 +168% A/A); iii) ambiente competitivo acirrado do setor de ecommerce favorece players como a Mosaico (que geram tráfego para eles); e iv) vimos uma atividade promocional mais intensa ao redor da Semana do Consumidor, o que pode favorecer a conversão de vendas pelos consumidores. Além disso, a companhia possui diversas iniciativas que devem contribuir positivamente para os resultados como o lançamento do cashback em Mai/21, o que deve contribuir para uma maior conversão de vendas e recorrência; início de produção de conteúdo no Buscapé, o que deve contribuir para maior retenção de tráfego orgânico na plataforma; reforço das informações disponibilizadas dos varejistas, incluindo dados como frete e promoções; entre outras. Nós mantemos nossa recomendação de Compra e preço-alvo para o fim de 2021 de R$38,0/ação para MOSI3.

Destaques positivos

  • Ganho de participação de mercado em 2020, com forte crescimento de GMV em 2020 (+122% A/A) vs. o crescimento do mercado em +68% A/A, de acordo com a Neotrust, levando a um ganho de participação estimado em 0,8p.p.. Isso se compara a um crescimento reportado no canal digital de +48% A/A para B2W, +131% para Magalu, e +152% para Via Varejo.
  • Diluição das despesas operacionais (excluindo marketing), com queda de 1,3p.p. A/A (% da Receita Líquida), o que evidencia o potencial de alavancagem operacional da companhia.
  • Tráfego não pago manteve participação de 40%, sustentado pela oferta de conteúdos da plataforma Zoom.
  • Aplicativo representou 50% das visitas do trimestre, atingindo um nível recorde.

Destaques negativos

  • Desaceleração do crescimento do GMV e Receita, para +37% e +29,5% A/A, respectivamente, comparado a +228%-176% A/A no 3T20 e 199%-171% A/A no 9M20. Conforme discutimos acima, vemos essa desaceleração como algo pontual e vemos tendências positivas para crescimento em 2021.
  • Queda de margem EBITDA para 17,7%, de 41,8%, devido a maiores despesas com marketing. Destacamos que isso era esperado e é um movimento estratégico para aquisição de clientes, porém leva a um impacto negativo na rentabilidade de curto prazo devido ao descasamento temporal entre as despesas com branding e o aumento de recorrência de tráfego e reconhecimento da marca, que devem ser levar a um crescimento de receita.

Os principais números do trimestre

Fonte: XP Investimentos, Companhia

A companhia realizará uma videoconferência para discutir os resultados na sexta-feira (26/03) às 10h (clique aqui para acessar). Caso você não possa ouvir, traremos os principais pontos em nossa Vitrine amanhã (link).

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